TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adminstração Integrada

Por:   •  31/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.152 Palavras (13 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP - UNIVERSIDADE PAULISTA

ADMINISTRAÇÃO INTEGRADA

MODELO EXCELÊNCIA EM GESTÃO - MEG

Bianca Santos de Moraes (B92JED-8)

Eliaber Amisadai Konopka (B71HGG-0)

Magali de Carvalho Lopes (B90634-2)

Pamela Cristina dos Santos Ramos (B741CC-9)

SOROCABA – SP

2016

Gestão Empresarial

A gestão de uma empresa é um pressuposto básico para o bom funcionamento de qualquer tipo organização como forma de controle e eficiência de objetivos. Pode ser aplicada a sociedade, famílias e a tudo que se refere a organização e controle.

Nos tempos atuais onde a economia sofre variações internas e externas, surgem problemas mensuráveis e de fácil previsão ou problemas imensuráveis devido ambiente externo (terremotos, furacões) onde não temos o total controle é imprescindível que o Gestor esteja sempre preparado para qualquer tipo de situação e saiba qual atitude tomar para o funcionamento da organização reduzindo os riscos e evitando surpresas. Para isso existem os modelos de gestão e as formas de avaliações de riscos das empresas.

Entre várias qualidades do Gestor a visão sistêmica é de extrema importância pois consiste na habilidade em compreender os sistemas de acordo com a abordagem da Teoria Geral dos Sistemas, ou seja, ter o conhecimento do todo, de modo a permitir a análise ou a interferência no mesmo. O pensamento sistêmico é uma herança da Revolução Científica do século XVII e deve ser constantemente aprimorada para se adaptar aos dias atuais.

Modelo de Excelência da Gestão – MEG

O gestor de empresa tem as principais funções de planejar, organizar, dirigir e controlar a empresa e para isso se faz necessário algumas ferramentas para sua análise e assim tomar a melhor decisão para o bem comum da mesma, de colaboradores e sociedade.

Existem várias formas de avaliação de resultados, análises de previsões futuras, pensamentos e teorias para auxiliar os Gestores de Empresas e existe um órgão regulador que analisa e aperfeiçoa os modelos de gestão como a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

A FNQ é um centro brasileiro de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre excelência em gestão. Criada em 1991, a FNQ é uma instituição sem fins lucrativos, fundada por 39 organizações, privadas e públicas, cujo objetivo é disseminar amplamente os Fundamentos e os Critérios de Excelência em Gestão para organizações de todos os setores e portes, contribuindo para o aperfeiçoamento da gestão, o aumento da competitividade das organizações e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Modelo de Excelência da Gestão (MEG) é o carro-chefe da FNQ para a concretização da sua missão, que é a de estimular e apoiar as organizações brasileiras no desenvolvimento e na evolução de sua gestão para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade e outras partes interessadas. Reflete ainda a experiência, o conhecimento e o trabalho de pesquisa de muitas organizações e especialistas, do Brasil e do exterior, durante os mais de vinte e três anos de existência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Em função da sua flexibilidade, da simplicidade da linguagem utilizada e, principalmente, por não prescrever ferramentas e práticas de gestão específicas, o Modelo é útil para avaliação, diagnóstico e orientação de qualquer tipo de organização, no setor público ou privado, com ou sem finalidade de lucro e de porte pequeno, médio ou grande. Ou seja, o Modelo de Excelência da Gestão (MEG) permite que todas as organizações tenham uma visão sistêmica da gestão organizacional.

Ele possibilita a avaliação do grau de maturidade da gestão, pontuando processos gerenciais e resultados organizacionais. E, ainda, proporciona a compreensão do mercado e do cenário local ou global onde a organização atua e se relaciona. 

Alicerçado em 13 Fundamentos de Excelência, esses expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais ou fatores de desempenho que são encontrados em organizações classe mundial, ou seja, naquelas que buscam, constantemente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.  

 

1. Pensamento sistêmico; 

2. Atuação em rede; 

3. Aprendizado organizacional; 

4. Inovação; 

5. Agilidade; 

6. Liderança transformadora; 

7. Olhar para o futuro; 

8. Conhecimento sobre clientes e mercados; 

9. Responsabilidade social; 

10. Valorização das pessoas e da cultura; 

11. Decisões fundamentadas; 

12. Orientação por processos; 

13. Geração de valor.

Além dos Fundamentos, oito Critérios de Excelência compõem o MEG e garantem à organização uma melhor compreensão de seu sistema gerencial, proporcionando uma visão sistêmica da gestão. São características tangíveis, mensuráveis, quantitativa ou qualitativamente, propostas na forma de questões que abordam processos gerenciais e solicitações de resultados. 

1. Liderança

2. Estratégias e Planos

3. Clientes

4. Sociedade

5. Informações e Conhecimento

6. Pessoas

7. Processos

8. Resultados 

Liderança

É função da liderança formar e desenvolver novos líderes, de forma estruturada, evitando preferências pessoais. O crescimento da empresa e a capacidade e as competências gerenciais estão diretamente ligadas aos investimentos no desenvolvimento de gestores e na liderança.

Líderes e gestores devem analisar a cultura da organização para que tenha constantemente o desempenho da sua empresa para garantir que seus objetivos e metas sejam cumpridos.

Trata do comprometimento dos líderes com formas efetivas de governança, com os valores e princípios da organização, além das estratégias e da promoção do sistema de gestão para a excelência. Trata destacadamente da criação de um ambiente organizacional que estimule as pessoas a buscar e realizar um propósito comum e duradouro.

A liderança trata das principais decisões são tomadas, do levantamento de interesse que sejam comunicadas e conduzidas em todos os níveis da organização, além da comunicação de fatos relevantes também em seu ambiente externo. Essas decisões, normalmente, são tomadas por meio de um conjunto de reuniões estruturadas, com finalidades e frequências próprias, que contam com a participação dos empreendedores envolvidos com a propriedade, com representantes de partes interessadas e com a administração. A liderança demonstra que não existe apenas um estilo específico de liderar, cada líder tem seu estilo próprio de influenciar pessoas. Partindo de uma visão autoritária, para focar um conceito mais complexo, influenciar pessoas movidas por emoções para que assim tenha o desempenho constante da organização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.8 Kb)   pdf (197.1 Kb)   docx (37.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com