TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agregando Valor Para a Organização Atraves do R&S

Por:   •  10/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.846 Palavras (8 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 8

 ANHANGUERA INSTITUCIONAL [pic 1][pic 2]

[pic 3]

                   

TÉCNICAS DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

AGREGANDO VALOR PARA A ORGANIZAÇÃO:

COMO OTIMIZAR DECISÕES DE CONTRATAÇÃO

CAMPINAS/SP

2015

                                             ANHANGUERA INSTITUCIONAL [pic 4][pic 5][pic 6]

[pic 7][pic 8][pic 9]

               

AGREGANDO VALOR PARA A ORGANIZAÇÃO:

COMO OTIMIZAR DECISÕES DE CONTRATAÇÃO

[pic 10]

CAMPINAS/SP

2015

Sumário

1 – INTRODUÇÃO        

2 – RESUMO        

3 – LISTA DE ILUSTRAÇÕES        

4 – Agregando valor para a organização        

5 – Como otimizar as decisões de contratação?        

6 – Como a gestão por competências pode agregar valor à organização        

6.1- Conceito de gestão por competências        

6.2 – Modelo de gestão por competência        

7 – Como os trabalhadores contratados podem agregar valor ao negócio        

8 – Outras formas de se identificar necessidade de pessoal        

8.1 – Alinhamento cultural compatível a organização        

9 – Conclusão        

10 – BIBLIOGRAFIA        

1 – INTRODUÇÃO

Recrutamento e seleção de pessoas são importantes, pois visam à captação dos melhores recursos humanos para as funções determinadas em uma empresa ou organização. As organizações estão com alto investimento em pessoas, as quais são cada vez mais valorizadas e reconhecidas pelo seu potencial produtivo, emocional e intelectual.


Esta procura por talentos humanos se faz necessária, porque a cada dia que passa, as cobranças sobre as empresas ficam maiores. Cobra-se por melhores resultados, por maior qualidade dos produtos, por inovação através da criatividade dos funcionários, por melhores preços dos produtos e por um atendimento qualificado ao cliente. 


Recrutamento e seleção têm influência direta nos resultados da empresa. As etapas desse processo são compostas por: planejamento das necessidades de recursos humanos, recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento dos capacitados, encaixando-os em cargos que tenham uma maior produtividade, motivando e recompensando-os por atingir suas metas e objetivos organizacionais.


Atualmente no campo do trabalho existe uma diferenciação de algumas décadas atrás, as empresas vêm ganhando uma nova configuração e os profissionais modernos devem ter um novo perfil quanto a atribuições funcionais e qualificações pessoais, para conquistar uma colocação no mercado de trabalho.

As empresas procuram por pessoas com comportamentos e atitudes adequados a cultura, a missão, a visão e aos objetivos do empreendimento.

2 – RESUMO

O objetivo deste trabalho é entender como é possível otimizar as decisões de contratação, agregando valor para a empresa, através de ferramentas, indicadores e referências de planejamento de necessidade de pessoal.

Veremos uma análise na parte de Gestão de recursos humanos e Recrutamento e seleção, onde será abordado a real necessidade de planejamento e parceria entre o setor de recursos humanos e o setor de planejamento da empresa.

Serão expostos os principais fatores a serem levados em consideração na hora de preencher uma vaga em aberto, tais como: custos de processo, necessidade de preenchimento da vaga, missão, visão e valores da organização em relação as competências do candidato.

A ideia central do trabalho é apresentar a importância do órgão como ferramenta de auxilio no desdobramento do plano de ação das organizações, envolvendo os recursos humanos, no atendimento as necessidades e nos objetivos a serem alcançados e na metodologia de trabalho.

3 – LISTA DE ILUSTRAÇÕES

[pic 11]

4 – Agregando valor para a organização

As organizações estão sempre agregando novas pessoas para integrar seus quadros, seja para substituir funcionários que se desligam, seja para ampliar o quadro de pessoal em épocas de crescimento e expansão. Quando elas perdem funcionários e precisam substituí-los ou quando crescem e sua expansão requer mais pessoas para tocar atividades, elas ativam seus processos de agregar pessoas.

Dimensionar bem o quadro de pessoal, é essencial para as empresas, pois podem trazer consequências que podem resultar do excesso de empregados, como custos altos com despesas de pessoal e qualidade dos empregados, o que pode gerar pouca utilidade dos seus potenciais causando desmotivação. Da mesma forma como um número baixo de empregados pode trazer resultados inesperados e não prazerosos na produção e qualidade dos serviços oferecidos.

O que hoje pode-se constatar é que na maioria das empresas, assim que uma vaga fica em aberto, o gerente da área solicita o seu preenchimento imediato ao RH, onde na maior parte das vezes não há informação suficiente para justificar a necessidade da contratação e, normalmente, o RH inicia o processo de contratação para preenchimento da vaga em aberto sem nenhum tipo de análise de demanda.

5 – Como otimizar as decisões de contratação?

Ao contrário do passado, quando se contratava com base apenas na formação superior e nos cursos extracurriculares, atualmente há a necessidade de se identificar um conjunto de competências que vão representar um candidato com um talento profissional e isso vai muito mais além de uma breve avaliação de um currículo bem elaborado.Com isso, tornou-se fundamental criar novos métodos de seleção e novos conceitos capazes de avaliar com precisão as competências ligadas, não somente a conhecimentos técnicos, mas também a características pessoais e aspectos de personalidade do candidato.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (251.9 Kb)   docx (64.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com