TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Agregando Pessoas

Por:   •  27/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.729 Palavras (15 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 15

PROCESSO DE AGREGAR PESSOAS:

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

04

2. AGREGAR NOVOS TALENTOS

05

3. RECRUTAMENTO

06

3.1. RECRUTAMENTO INTERNO

07

3.1.1.  Vantagens do recrutamento interno

07

3.1.2.  Desvantagens do recrutamento interno

08

  1. RECRUTAMENTO EXTERNO

08

  1. Vantagens do recrutamento externo

09

  1. Desvantagens do recrutamento externo

09

  1. RECRUTAMENTO MISTO

09

  1. SELEÇÃO

10

5.1.         Análise curricular

11

5.2.         Testes

11

5.3.         Entrevista

12

5.4.         Verificação de referências

13

5.5.         Dinâmica de grupo

13

  1. REFERÊNCIAS

15

  1. INTRODUÇÃO

O processo de recrutamento e seleção é utilizado para atrair no mercado de trabalho, novos talentos e profissionais que mais se adéquam ao perfil requerido pela vaga a ser preenchida na empresa e busca demonstrar habilidades necessárias para lidar com o ambiente competitivo e exigente das empresas formadas por um mercado dinâmico e flexível. A gestão de pessoas administra as relações das pessoas com a organização, o profissional de recrutamento e seleção exerce papel fundamental na formação do quadro de profissionais de uma empresa, utilizando métodos para avaliação do comportamento humano na identificação dos requisitos ideais para vagas.

Tendo em vista o tema relacionado com recrutamento e seleção, esse projeto mostrara quais as formas que são utilizadas para realizar o processo de recrutamento e seleção de candidatos a uma vaga disponível no mercado de trabalho, o objetivo geral é analisar os métodos de recrutamento e seleção utilizados pelas as empresas. Têm-se como objetivos específicos verificar os métodos e formas de avaliação utilizadas pelo gestor no processo de contratação efetiva de um funcionário se este está tendo resultados satisfatórios; analisar o papel do profissional de gestão de pessoas quanto à discriminação de candidatos e seleção dos candidatos.

A importância de estudo do processo de recrutamento e seleção de candidatos para uma determinada empresa é ajudar os candidatos que estão à procura de uma vaga no mercado de trabalho. Com estes resultados as pessoas que estão em busca de um trabalho poderão obter informações e deixar seu currículo direto nas empresas, que pretendem uma vaga, ou em empresas terceirizadas, que visam buscar e atrair candidatos para inúmeras vagas disponíveis, preparando o profissional para quando surgir a oportunidade adequada a seu perfil, ele seja encaminhado à empresa.

  1. AGREGAR NOVOS TALENTOS

Atrair e agregar talentos significa não somente pensar nas atividades presentes e operações da empresa, mas principalmente no seu futuro e destino. As novas pessoas que estão ingressando hoje na empresa poderão ser no futuro próximo, os novos futuros dirigentes da organização. Cada candidato deveria ser tratado como um futuro diretor, pois somente assim seria possível a construção de alicerces para consolidar a visão organizacional. As organizações estão sempre agregando novas pessoas para integrar seus quadros de colaboradores, seja para substituir funcionários que se desligam, seja para ampliar o quadro de pessoal em épocas de crescimento e ampliação da empresa.

Segundo Hanashiro et al. (2008, p. 122), o processo de captação deve iniciar-se a partir da percepção da necessidade de uma competência a ser desempenhada por uma pessoa, necessária à consecução de uma competência organizacional. “A eficácia reside em alcançar resultados e atingir objetivos: saber trazer os melhores talentos para a empresa e, sobretudo, tornar a empresa cada dia melhor com as novas aquisições de pessoal” (CHIAVENATO, 2008, p. 161).

Conforme Almeida (2004, p. 107), a gestão de talentos, tão debatida atualmente e adotada por organizações mais modernas, propõe, também, uma atuação integrada dos recursos humanos, com foco em estratégias organizacionais e em competências. A gestão de talentos é um enfoque estratégico, que visa criar valor para o acionista, cliente, empregado e sociedade, a partir da captação, seleção e retenção e desenvolvimento do talento individual e organizacional.

 De acordo com Ribeiro (2005, p. 16), para reter talentos dentro da empresa, a área de recursos humanos deve criar medidas para estimular e desenvolver o potencial de seus profissionais. Em geral as companhias que promovem um bom ambiente de trabalho não perdem facilmente os seus talentos.

  1. RECRUTAMENTO

O recrutamento é um processo organizacional que “convida” as pessoas que se encontram disponíveis no mercado de mão de obra para participarem de um processo de seleção de uma empresa, tendo como finalidade atrair um número satisfatório e adequado à organização, de profissionais com os requisitos necessários para uma futura ocupação de um cargo ou uma função na empresa. Este processo deve sempre estar atento ao tempo despedido para esta ação, aos custos e à preparação para a fase posterior que é a seleção.

Segundo Ribeiro (2005, p. 52), “recrutamento trata-se de um trabalho de pesquisa junto às fontes capazes de oferecer à organização um número suficiente de pessoas”. Muitas organizações não despendem muita atenção e cuidado no processo de recrutamento e seleção de pessoal, tendo depois que suportar problemas significantes no futuro da organização. Tais como contratar funcionários que não iram surpreender a empresa como ela queria e com isso ocasionar despesas a organização. “Recrutamento é a etapa inicial do processo de busca e atração de mão de obra para a organização, procurando prover o número adequado de candidatos para as posições em aberto” (PONTES, 1996, p. 81).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.7 Kb)   pdf (264.9 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com