TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algumas etapas importantes para implementar o processo de gerenciamento de pessoas

Seminário: Algumas etapas importantes para implementar o processo de gerenciamento de pessoas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Seminário  •  635 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A atividade a seguir tem como objetivo, relacionar gestão de pessoas a uma rotina que deve ser aplicada diariamente pelo gestor que almeja um ótimo relacionamento com seus colaboradores e consequentemente qualidade nos serviços prestados devido a satisfação da equipe.

Não por acaso, as empresas cada vez mais se preocupam com esse “bom relacionamento”, o gestor presente e atuante tem uma visão ampliada no que se refere à motivação de seus colaboradores de forma positiva.

Dentre as informações técnicas dos modelos de gestão que serão apresentadas, cabe a esse apanhado de informações um plano de ação para que sejam aplicadas de forma efetiva e consistente visando à melhoria em todos os âmbitos na empresa.

GESTÃO DE PESSOAS E AS MUDANÇAS ORGANIZACIONAIS

Gestão de pessoas ou administração de recursos humanos refere-se a uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações.

Muitas vezes, a gestão de pessoas é confundida com o setor de Recursos Humanos, porém RH são técnicas e os mecanismos que o profissional utiliza e gestão de pessoas tem como objetivo a valorização dos profissionais. Em uma empresa, a gestão de pessoas deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança.

Três pontos fundamentais fazem parte do conceito de gestão de pessoas:

• Visão pessoal: O entendimento de que cada colaborador possui conhecimentos e habilidades próprias importantíssimas à organização e precisam em primeiro lugar ser tratados como seres humanos e não apenas números.

• Pró-atividade estimulada: O gestor deverá ser capaz de incentivar e aflorar em seus colaboradores a criatividade, talento e comprometimento que unidos renovam os recursos organizacionais da empresa.

• Organização parceira: Os colaboradores poderão se tornar excelentes aliados quando se sentem importantes, valorizados, não somente pela busca dos benefícios óbvios de uma prestação de serviço, como seus salários e benefícios, mas também por se sentirem parte fundamental de um ciclo.

Para que a organização possa ativar um plano de ação eficaz no que diz respeito à gestão de pessoas, os líderes antes de qualquer coisa devem capacitar-se a fim de que sejam capazes de reproduzir os valores e conhecimentos necessários, tendo em vista as mudanças organizacionais estabelecidas na empresa.

Esse colaborador deverá receber informações claras daquilo que a empresa espera dele, recebendo estímulos para que também possa contribuir para o desenvolvimento de novas ideias que agregarão valor, tanto para a organização quanto para si mesmo.

Alguns passos importantes para a inserção do processo gestão de pessoas são:

 Recrutamento de pessoal: O numero de colaboradores deverá ser adequado à demanda, evitando assim sobrecarga e acúmulo de função.

 Determinar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com