TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Natural Análise

Por:   •  24/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  568 Visualizações

Página 1 de 6

TCC – NEGRIF

TÍTULO DO TÓPICO A SER FEITO: AMBIENTE NATURAL

DATA MÁXIMA PARA ENTREGA: 14/11/2016(SEGUNDA-FEIRA). Até às 20:00.

DEFINIÇÃO DO SUMÁRIO DO MANUAL: O sumário do manual não tem orientações acerca do ambiente natural em si.

COMENTÁRIO DE MILENE: Vocês precisam ser mais específicos com relação às questões relativas aos itens naturais. Explicar apenas o que é um macro natural não é suficiente. Quais os dados com relação ao mesmo? Sem dados e associação ao segmento, não há análise macro ambiental. Vocês devem embasar os macros com DADOS. Relacionar TUDO com o segmento de mercado. Precisam explorar mais.

MATERIAL DA MONSTRO (CLIENTE LINGERIE):

Segundo Kotler (2003, p. 73), o ambiente natural é definido pelos “recursos naturais utilizados como insumos pelos profissionais de marketing ou que são afetados pelas atividades de marketing”.

Com o passar do tempo, o consumidor e toda a sociedade passou a ter uma característica de preocupação com o meio ambiente, ou seja, como o produto é produzido, se ele agride ou não o meio em que vivem ou até mesmo quais ações esse produto ou marca está presente para a preservação do mesmo.

No entanto, apesar de não ser comum a abordagem voltada para o meio ambiente quando o assunto é vestuário, algumas empresas já estão indo neste caminho. A empresa Recco foi a primeira a lançar uma coleção de lingerie ecológica em parceira com o Amni Soul Eco, segundo o site Têxtília (considerado o maior conteúdo de cadeia têxtil). Entre as peças, estão calcinhas 29 e pijamas com o fio poliamida 6.6, que foi aprimorado em sua formulação para permitir que roupas feitas a partir deste fio se decomponham rapidamente após serem descartadas em aterro sanitário.

 Outro produto de linha sustentável foi lançado pela companhia britânica Marksand Spencer, baseado em lingeries neutras em carbono. A coleção AutographLeaves é composta por sutiãs, calcinhas, cintas-ligas e outras peças ecologicamente corretas e que não contribuem com o aquecimento global. A partir de uma análise da quantidade de carbono que seria emitida na manufatura das peças, no transporte dos produtos e na energia gasta pelas máquinas, a marca buscou soluções para neutralizar essa emissão. O maior exemplo é a construção da fábrica, localizada no Sri Lanka, e construída para reduzir em 33% a emissão de carbono na atmosfera se comparada com uma construção comum. Essa diminuição é possível graças a duas tecnologias implantadas, um sistema que extrai energia hidroelétrica de um rio próximo ao prédio e painéis do telhado que captam energia solar. Relatando tais fatos relacionados à preocupação de ter uma vida sustentável, nota-se que os consumidores estão cada vez mais exigentes com os produtos no mercado.

Um dos mercados mais dinâmicos no mundo têxtil é o ramo de fios e produtos têxteis elásticos, que possuem grande multiplicidade funcional e características de uso específicas, as quais permitem que penetrem permanentemente em novas áreas de aplicação. Em razão disso, a produção desses fios vem apresentando elevadas taxas de crescimento.

 Além das considerações anteriores, outro fator importante que deve ser levado em conta para o cenário do ambiente natural é a matéria prima utilizada para a confecção das roupas íntimas. Para a manufatura de sutiãs e calcinhas, em geral, têm-se como principais materiais o algodão, elastano, seda, renda e poliamida, que possuem cada vez mais um rentável crescimento no mercado.

Com o mercado internacional em expansão e com o abandono da sericultura os preços pagos aos produtores de casulos de seda foram elevados, o que pode gerar um resultado prejudicial à implementação do tecido nos sutiãs, além de um encarecimento do produto. Caso que acontece com os fios de seda, que são utilizados principalmente na exportação.

MINHA PRODUÇÃO:

Segundo KOTLER (2003, p.73) define-se ambiente natural como “os recursos naturais utilizados como insumos pelos profissionais de marketing ou que são afetados pelas atividades de marketing”.

Devido a grande degradação do meio ambiente que assola o planeta terra, as empresas necessitam se adequar e se conscientizar perante a essa situação e por isso, medidas de preservação devem ser adotadas.

Existem quatro tendências do meio natural que afetam diretamente os profissionais de todas as áreas, são elas: a escassez das matérias primas, o alto nível de poluição, o alto custo da energia elétrica e a mudança no posicionamento do governo em relação a preservação ambiental.

No setor têxtil as forças naturais atuam constantemente com as empresas, desde a confecção de seus produtos até a comercialização dos mesmos. São forças que podem viabilizar ou não os empreendimentos e que são capazes de criar uma imagem positiva da empresa frente aos seus consumidores. Uma empresa consciente é capaz de entrelaçar a sua imagem ao cuidado do meio ambiente e diante a isso, se torna promissora ao captar novos consumidores que consomem apenas produtos ecologicamente corretos, algo que segundo o IPÊ (Instituto de Pesquisa Ecológicas), se tornou tendência mundial.

          O Brasil é o terceiro maior exportador de algodão do mundo. Nos últimos meses do ultimo semestre de 2015, o País exportou mais de 313.000 toneladas do produto, tendo como retorno financeiro algo aproximado de US$ 480 milhões. No mesmo período do ano de 2014, foram exportados cerca de 242.000 toneladas, gerando US$ 463 milhões. No comparativo, um aumento de 29% e no ano de 2016 o esperado é que o número de exportação ainda cresça de forma evidente apesar dos transtornos sócio – políticos do Brasil que impactam diretamente na exportação das matérias primas produzidas; Os principais países importadores foram Indonésia, Vietnã e Coréia do Sul.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (135 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com