TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado

Por:   •  11/5/2016  •  Monografia  •  2.229 Palavras (9 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO LICENCIATURA

ADRIANO TONEZER

DIEGO PEDERIVA

GABRIEL DE PAOLI POZZEBON

GIOVANE LOPES IANINSKI

JULIANO DA ROSA

ANALISE DE MERCADO

ADRIANO TONEZER

DIEGO PEDERIVA

GABRIEL DE PAOLI POZZEBON

GIOVANE LOPES IANINSKI

JULIANO DA ROSA

ANALISE DE MERCADO

Trabalho apresentado ao Curso (nome do curso) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Nome da Disciplina].

Prof.: Luciana Viçoso de Oliveira Durães

Prof. De Sala: Claudia Regina Lamb Zang

Sumário

CAPA......................................................................................................01

FOLHA DE ROSTO................................................................................02

SUMÁRIO...............................................................................................03

INTRODUÇÃO........................................................................................04

DESENOLVIMENTO

1- MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.................................05

2- MÉTODOS QUANTITATIVOS......................................................07

3- ÉTICA, POLITICA E SOCIEDADE................................................09

CONCLUSÃO..........................................................................................11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................................................12

INTRODUÇÃO.

Esta produção de texto interdisciplinar em grupo traz uma pesquisa realizada em uma empresa no ramo supermercadista, aplicando o conhecimento do grupo no que conceitua a microeconomia e macroeconomia com entrevista a consumidores, por faixa etária, sexo, renda e produtos consumidos. A pesquisa abrange também as formas de organização e aplicação de índices e reajustes inflacionários, levando em consideração a concorrência, atendimento aos clientes consumidores.

Implantar controles internos em empresas pequenas, não é uma tarefa tão fácil, visto que a realidade das empresas pequenas não é a mesma das de grande porte, onde há fácil divisão de funções. Esse tema é relevante em razão da necessidade que as microempresas têm de organização para continuarem atuantes no mercado, visto que uma base de informações adequada, estabelecida através de controle interno é fundamental para a continuidade empresarial. É importante pelo fato de que, na maioria das microempresas, a administração é realizada pelo proprietário, o que dificulta ainda mais a implementação de controles que possam direcionar os negócios. De certa forma, os objetivos principais do controle interno são: evitar, desperdícios, alcances, erros e, se ocorridos identificá-los e solucioná-los.

Este trabalho pretende mostrar de forma mais ampla, como é esse processo de desenvolvimento.

DESENVOLVIMENTO.

MICROECONOMIA E MACROECONOMIA.

A pesquisa de campo foi realizada com o Mercado Igione alimentação & bazar, cujo nome fantasia: Supermercado Pessi, localizado no bairro Montanha na cidade de Lajeado, uma empresa familiar, que foi fundada em 1984, e é administrada e gerenciada pelo proprietário Arminio Pessi. A empresa conta com 15 funcionários, sendo eles 10 homens e 5 mulheres. Segundo o proprietário Pessi é de estrema importância conhecer o perfil dos clientes para conseguir atender de forma eficaz os desejos e as necessidades das pessoas, para isso o senhor Pessi costuma conversar, sempre que possível, com seus clientes, uma conversa simples, mas que pode ajudar a identificar vários pontos importantes em relação aos clientes. Por exemplo, o que o cliente espera quando vem ao mercado? Ele está saindo satisfeito do mercado? Ele encontrou tudo o que precisa? O que o cliente está achando do atendimento pessoal? A qualidade e a diversidade de preços dos produtos? Entre outros.

Segundo Pessi, a faixa etária de renda dos clientes, na grande maioria gira em torno de 1 a 2 salários mínimos. Geralmente são as mulheres que mais freqüentam o mercado gastam mais tempo com as compras, em média de 30 a 40 minutos, dependendo da quantidade que é necessária. Os homens geralmente são mais rápidos, em media de 10 a 15 minutos. Ele diz que cerca de 40% dos clientes costumam freqüentar semanalmente o mercado, outros 40%, quinzenalmente, ou seja, estes já compram uma quantidade maior, e outros 20% mensalmente, estes já preferem comprar em grandes quantidades ou devido a distancia de sua residência até o mercado. Esse quesito varia muito, dependendo das características e preferências do cliente.

Em relação ao gasto médio por visita, o proprietário afirma que depende das vontades, necessidades e até mesmo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.7 Kb)   pdf (108.6 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com