TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado

Por:   •  27/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.762 Palavras (8 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

 

1  INTRODUÇÃO................................................................................................. -  04

2  ENTREVISTA AO SUPERMERCADO SMART................................................ - 05

3  ENTREVISTA COM FUNCIONARIOS.............................................................. - 09

4  CONCLUSÃO ................................................................................................... - 11

5  REFERENCIAS ................................................................................................ - 12

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


1 INTRODUÇÃO

     

           No mundo globalizado e informatizado em que as empresas vivem, cada vez mais nota-se a importância da utilização de novas tecnologias de compras e da implantação de técnicas mais vantajosas que busquem a integração entre clientes e fornecedores, para melhorar a qualidade de serviços e/ou produtos. A atividade supermercadista vem-se transformando nos últimos anos em um negócio de alta tecnologia, no qual a preocupação principal dos gestores empresariais é captar as necessidades dos consumidores e satisfazer suas necessidades de forma mais adequada e diferenciada que a de seus concorrentes. A pesquisa nos ajuda a conhecer mais sobre o sistema interno de um supermercado e colocar em pratica tudo que foi ensinado em sala.

2 ENTREVISTA – SUPERMERCADO SMART

Nome da empresa

Localização

Por ser uma rede de Supermercados, como é o funcionamento em relação aos outros Supermercados?

É uma franquia?

E quais os requisitos necessários para fazer parte dessa rede?

Desde quando o Supermercado funciona?

Quantos colaboradores há na empresa? E quais os cargos oferecidos por ela?

A empresa oferece apoio a cursos de qualificação profissional para os seus colaboradores? Se afirmativo, quais?

O Supermercado revisa regularmente seus preços para tomar decisões sobre o aumento dos preços?

Quais são os principais fornecedores?

Quais as formas de pagamentos e prazos?

A empresa faz comparativo de preços entre fornecedores?

Existem concorrentes locais? Quais?

Quais as estratégias de vendas mais utilizadas para atrair os clientes?

 

A pesquisa foi realizada com o Supermercado Smart que fica localizada na Rua Joaquim Vieira, N º 5 no Centro, possuindo o. Criado no ano de 2001, a empresa possui vários setores, como: padaria (sendo o pão produzindo no próprio supermercado ); açougue ( contando com grande variedade de carnes e frios ); setor de limpeza; higiene; utilidades para o lar; mercearia; entre outros.

A empresa atende a comunidade em geral, tendo uma clientela bem diversificada, contando com clientes que recebem menos de um salário mínimo ate as grandes empresas da cidade como, por exemplo: hotéis, pousadas, restaurantes, etc. em relação ao sexo dos clientes as mulheres são maioria, porem os homens então indo com mais frequência ao Supermercado. Os clientes possuem o grau de escolaridade variado, sendo dos analfabetos ao nível superior. Grande parte dos clientes possuem filhos e vão ao supermercado diariamente, semanal e mensal. Dependendo do que será comprado é gasto em media cinco minutos ou mais de uma hora. O gasto médio nas compras depende muito do que será comprado, gastando no mínimo de dois reais até mais de um salário mínimo, utilizando na maioria pagamento a vista, cartão de credito e o próprio cartão que o Supermercado dispõe para seus clientes.

Os clientes preferem por produtos de preços médios, já que a empresa conta com uma grande variedade de preços. Quando o preço da mercadoria sobe, os clientes substituem por uma de valor inferior, não tendo a marca de preferência é substituída por uma similar.

O Supermercado Smart é afiliada a Rede Smart, que foi criada pelo Sistema Integrado Martins em julho de 2000 para dar condições de igualdade ao pequeno e médio supermercadista competirem em um mercado cada vez mais profissional e acirrado.  O Smart Supermercados se consolida como a maior Rede de Supermercado por Associação do Brasil (ABRAS 2013)

A rede fechou o ano de 2013 com 900 lojas afiliadas, distribuídas em mais de 620 municípios brasileiros, em 23 estados. O conceito do Smart Supermercados está alinhado à missão de Martins de integrar produção e consumo por meio de um sistema de relações e qualidade.

Ao se ingressar no Smart Supermercados, o novo filiado passa a se apresentar para o mercado como integrante de uma grande rede e a contar com uma cesta de produtos e serviços de Marketing, financeiro, tecnológico, comerciais e de operação de loja.

O Supermercado Smart conta com 35 colaboradores, sendo os cargos oferecidos de gerente de loja, gerente de compras, operador de caixa, recepcionista, repositor, motorista e estoquista. Oferece aos seus colaboradores cursos profissionalizantes como: atendimento ao publico, noção em administração e promotor de vendas, visando o crescimento dos seus funcionários.

Seus principais fornecedores são Sadia, Aurora, Nestlé, Bunge e Martins.

O aumento de preço é controlado de acordo com os fornecedores, a cotação do mercado e a inflação. A forma de pagamento aos fornecedores é dinheiro ou boleto bancário, mas não deixa de fazer comparativo de preço e escolher o melhor preço, mas que atenda as expectativas da empresa. A mesma vive um momento de equilíbrio, atendendo a demanda e ofertando produtos com variedade de preço e de marcas, satisfazendo assim a comunidade. Mas não fica desatento aos concorrentes que faz propaganda o tempo todo, sendo seu maior concorrente o Supermercado Center por ser um dos maiores da cidade o impacto da empresa na comunidade é considerado bom, uma vez que gera empregos. A estratégia para atrair mais clientela é as promoções oferecidas ao decorrer do ano, e disponibilizando também de bom atendimento, variedades, tentando ter sempre o menor preço e maior conforto para os seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (193.3 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com