TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado

Por:   •  4/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.003 Palavras (25 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 25

A IMPORTÂNCIA DAS PESQUISAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS PARA A SOLUÇÃO DOS PROBBLEMAS COM O ENSINO E A PRÁTICA DA CONTABILIDADE

  1. INTRODUÇÃO

Já há algum tempo que entre alunos, professores, profissionais, estudiosos da área contábil, órgãos de classe e entidades governamentais é presente a discussão sobre o ensino e a prática de Contabilidade. Vários trabalhos existem nesse sentido e merecem especial atenção dos que se preocupam com o desenvolvimento desta ciência.

Neste trabalho, pretende-se realizar breve discussão sobre tipologia de pesquisa, com vistas a dar uma noção deste assunto, para poder advogar determinados tipos como mais adequados para realização de pesquisas mais eficientes no tratamento e solução dos problemas com o ensino e a prática da Ciência Contábil, apresentando exemplos, ao longo da exposição, de trabalhos realizados adotando os tipos de pesquisa advogados, para, por fim, sugerir temas e tipos considerados para posteriores pesquisas.

Uma tipologia compreende o exercício de classificação de palavras, atitudes, indivíduos, atividades, etc., em função das particularidades que os tornam comuns entre si.

Encontrar uma classificação para pesquisas envolve cuidadosa investigação das palavras, devido à multiplicidade e usos alternativos da terminologia, pois o que alguns autores tratam como estudo ou pesquisa, outros tratam como método ou metodologia.

        Entende-se por pesquisa, o processo formal e sistemático, em busca de respostas para problemas mediante o emprego do método científico, que se desenvolve, segundo LÜDKE [1], através do confronto entre os dados, evidências e informações coletadas a respeito de determinado assunto e, de acordo com o que ensina GIL [2], segundo  “conjunto de procedimentos intelectuais e técnicos adotados para se atingir o conhecimento.”

        Os tipos de pesquisas que serão apresentados resultam do esforço de classificá-las quanto ao objetivo geral, objetivo específico, meio técnico de investigação e a natureza.

        Toda a fundamentação, a seguir apresentada, tem por objetivo evidenciar tipos de pesquisa mais adequados para o conhecimento dos problemas com o ensino e a prática da contabilidade e conseqüente implantação de soluções visando a melhoria de ambos.

À proporção que os tipos de pesquisa classificados são apresentados, argumenta-se  sobre quais deles e como poderiam colaborar com a discussão sobre o ensino e prática da contabilidade bem como são apresentados exemplos de pesquisas realizadas com este intuito.

Finalmente, serão feitas sugestões de novas pesquisas com este mesmo fim.

        

2. PESQUISA PURA E PESQUISA APLICADA

        Quanto ao objetivo geral pode-se classificar a pesquisa em pura ou básica e aplicada. Segundo Kerlinger [3], a pesquisa básica presta-se para testar teoria, compreender, explicar e predizer relações entre fenômenos, não sendo alvo de sua preocupação a aplicação dos resultados da pesquisa a problemas práticos e a esta denomina pesquisa científica. Já a pesquisa aplicada dirige-se à solução de problemas específicos em áreas delineadas visando melhoria ou progresso de algum processo ou atividade ou alcance de metas práticas.

        Outros autores, no entanto, contrariam a idéia de que somente a pesquisa pura pode ser considerada científica, quando afirmam que a ciência busca conhecimento pelo conhecimento, mas que devido a sua racionalidade inerente é capaz de resolver os principais problemas das nações. [4]

        Outra obra traz o seguinte posicionamento: “A pesquisa científica compreende a pesquisa fundamental, cujo objetivo é o conhecimento pelo conhecimento, independente de qualquer aplicação e a pesquisa aplicada, cujo objetivo é o entendimento das condições e das causas do sucesso ou insucesso de um meio de ação ou de determinado método.”[5]

Esta discussão se estabeleceu porque, uma pesquisa aplicada tanto pode ser desenvolvida dentro dos rigores metodológicos requeridos nas investigações científicas ou ter esta condição relaxada, como ocorre em boa parte das pesquisas de opinião, donde conclui-se que toda pesquisa básica é científica, o que necessariamente não se pode afirmar da aplicada.

Por pesquisa pura ou básica entende-se a primeira parte da afirmação do Prof. Rattner quando cita a busca do conhecimento pelo conhecimento em si, ou seja, existe um esforço de investigação sobre temas ainda não suficientemente investigados com o objetivo de explicação dos fenômenos. A exemplo, pode-se citar estudo realizado por SCHMIDT [6] em que examina vida e obra de grandes nomes da teoria contábil, podendo, inclusive, encontrar razões para o ensino da contabilidade ser mais voltado para prática ou para a teoria, não sendo, entretanto, especificamente, este o fim do citado trabalho.

        A pesquisa aplicada ou tecnológica pode ser entendida como o processo de investigação com vistas a transformar o conhecimento pré-existente para solução de problemas específicos. É a tentativa de operacionalização dos recursos intelectuais detectados na pesquisa básica para equacionar questões da sociedade.

        A pesquisa aplicada pode propiciar a geração de informações para detectar problemas com o ensino e prática da ciência contábil e equacionar soluções para os mesmos, dependendo a sua cientificidade  do atendimento às características requeridas pelo conhecimento científico.

        

        3. PESQUISAS EXPLORATÓRIAS, DESCRITIVAS E EXPLICATIVAS

        Conforme o objetivo específico de cada pesquisa pode-se agrupá-la de maneira ampla, como estudo exploratório, descritivo ou explicativo, classificação esta que torna possível estabelecer  o esquema de coleta de dados e análise das informações mais adequado.

        Cada tipo de estudo, para ser investido de caráter científico, necessita de instrumentos adequados para viabilizá-lo, que serão tratados, posteriormente, no tópico delineamento da pesquisa, nos itens: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, levantamento (ou survey), pesquisa experimental, pesquisa ex-post-facto e estudo de caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.4 Kb)   pdf (230.9 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com