TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado

Por:   •  25/6/2015  •  Resenha  •  368 Palavras (2 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 2

                                            Análise de Mercado

O mercado de sabão em pó surgiu no final da década de 50 e enfrentou grandes barreiras de aceitação principalmente por causa do sabão de barra que era mais barato. As consumidoras perdiam bastante tempo na lavagem das roupas aplicando até oito produtos diferentes em uma única lavagem. Diante disso o sabão em pó poderia ser introduzido de forma eficaz no mercado, propondo menor tempo e o uso de menos produtos durante a lavagem. O aumento do poder aquisitivo no Brasil, a inserção da mulher no mercado de trabalho e o surgimento da maquina de lavar permitiram que o sabão em pó conquistasse seu lugar no mercado.

O mercado brasileiro de sabão em pó movimenta anualmente, cerca de R$ 3,0 bilhões, e o potencial de crescimento é expressivo. Apenas entre janeiro e julho deste ano, a venda de sabão em pó cresceu 9,6% em volume sobre o mesmo período do ano passado. Em valor, o mercado total progrediu 16,7%, conforme dados da Nielsen.

Com o aumento na compra de maquinas de lavar e a expansão do mercado de sabão em pó no Brasil, a Unilever, dona da marca Omo e a americana Whirlpool, fabricante das máquinas de lavar Brastemp e Cônsul lançaram em agosto a campanha conjunta "Eu te Omo", na qual a lavadora Brastemp declara seu amor à marca da Unilever.  "Quando o consumidor compra uma lavadora, o investimento monetário e emocional é muito grande. Se o 'hardware' [a máquina] recomenda o 'software' [o sabão] nesse momento, o nível de lealdade a essa marca fica muito alto", diz Marcos Angelim, vice-presidente de higiene e limpeza da Unilever.

 O mercado de sabão em pó é um dos mais disputados do segmento de limpeza. Duas multinacionais disputam o setor, a Unilever com mais de 65% do mercado, sendo 53% desse total detido pelo sabão em pó OMO, que foi considerada a marca mais forte do Brasil em 2012, de acordo com ranking DINHEIRO/BrandAnalytics. Já a sua concorrente direta, a P&G com 15% do mercado, com suas marcas: Ariel, Ace, Bold e Pop. Os outros 20% restantes, são disputados por pequenos e médios fabricantes, como Tide, Sendas, Extra, Tixan, Assim, Biju, Procter, Roma, Invicto, Bem-te-vi, Bio Brilho e Barra

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (92.6 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com