TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise de mercado e concorrência

Por:   •  31/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.112 Palavras (9 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 9

, A [pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Unidade -São José dos Campos - SP

Tecnologia em Gestão Comercial

ATPS – Análise de Mercado e Concorrência

Professor Tutor presencial: Emerson Centeno

Professor Tutor a distancia: Marcos Cesar Garcia

BRÁULIO VINICIUS                          RA: 679.339.167-7

DOUGLAS F. P. VASCONTIN           RA: 675.434.896-2

DOUGLAS CASALTA                        RA: 658.222.075-9

FLÁVIA CRISTINA AVANZI            RA: 696.846.778-4

                                     LINEU CATALDI                               RA: 695.048.072-1

São José dos Campos  

06/11/2014

Sumário

1. Introdução.............................................................................................................................3

2. Escolha da Empresa............................................................................................................ 3

3. Concorrentes ........................................................................................................................4

4. Concorrentes.........................................................................................................................5

5. Satisfação do Cliente..............................................................................................................6

6.Cadeia de Suprimentos...........................................................................................................6

7. Ação para atrair Clientes.........................................................................................................7

8. Conclusão....................................... .....................................................................................10

9. Referências Bibliográficas .....................................................................................................10

São José dos Campos

06/11/2014

 Introdução

Tão importante quanto olhar para dentro do próprio negócio é saber como seu concorrente atua. Ao contrário do varejo, em que os pontos de venda estão ali para quem quiser entrar, as empresas que são fornecedoras nem sempre estão visíveis. Por isso, a analise da concorrência para as organizações que atuam no Brasil, grande parte dos empreendedores domina em profundidade seu oficio, mas não as questões próprias do mundo dos negócios, como gestão e vendas. A falta de embasamento técnico pode atrapalhar. Com a análise da concorrência, isso não é diferente da concorrência, isso não é diferente, diz Ariovaldo Pereira, consultor do serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas.

Mesmo sem invadir informações do seu concorrente, é possível descobrir como seu concorrente atua. É importante que os empreendedores conheçam exatamente quem faz parte da sua cadeia, isso é saber quem compra, quem fornece e quem vende.

Essas informações podem ser obtidas com associações e cooperativas da classe, na internet e também com os clientes e fornecedores. Podemos perguntar para os nossos fornecedores o que os nossos concorrentes adquire com o nosso fornecedor.Descobrindo qual é a mercadoria mais vendida, você tem uma idéia de como é um produto da outra empresa?

Conhecer o produto que o seu concorrente comercializa é primordial para o crescimento da sua empresa, pois assim  você ferramentas para melhorar seu atendimento e produtos especificados.

Também precisamos tomar cuidado com a maneira que obtemos as informações, pois não podemos pressionar nossos clientes para que ele fale o preço que a outra empresa pratica.

Mesmo tendo a internet como  aliada, nada substitui o contato pessoal  com os parceiros e clientes, até porque isso  da um toque pessoal á relação.

1.Escolha da Empresa

Empresa que atua no mercado a 40 anos, a Light Design fabrica luminárias e desenvolve projetos luminotécnicos. Atualmente exporta seus produtos para Portugal.

A Light Design concede o hoje a oportunidade, para franqueados de revender seus produtos desde, que o mesmo lhe de exclusividade.

Escolhemos a Light Design pois, um nossos integrantes é hoje, gerente comercial de uma das 28 lojas que existem espalhadas por todo o Brasil.

A loja situada na Avenida 9 de Julho foi inaugurada a 5 anos, é composta por uma equipe de consultores de vendas e arquitetos que são capazes de oferecer todo suporte necessário para os seus clientes.

Hoje o foco da loja é vender os produtos que são: Embutidos de gesso, pendentes, plafons entre outros, mas que isso aconteça a Light Design oferece "sem custo” para o cliente todo o projetos executivo e suporte na hora da instalação das luminárias.

Utilizamos a internet como uma das nossas ferramentas de venda,  site da fábrica é composto por: imagens dos projetos realizados pela empresa, fotos de todos os modelos de luminárias, para que possa facilitar a visualização dos produtos, artigo de todas as premiações que a Light Design já recebeu, e também temos um espaço para que possamos divulgar as novidades e tendências do ramo de arquitetura e decoração.

A empresa oferece esse serviço de acompanhamento na obra e projeto executivo, a partir do momento em que o cliente esta disposto a fazer aquisição das luminárias.

Esse é o um diferencial pois as outras empresas não oferecem esse tipo de serviço.

2. Concorrentes

Hoje as empresas concorrentes da Light Design na cidade de São José dos Campos são:

Universo Materiais Elétricos, Iluminare e Galeria Nova Luz.

No ranking de concorrentes com a nossa empresa:

1º Iluminare - Essa empresa é a nossa concorrente direta, revende produtos de qualidade e design diferenciado, especializada em atendimento a arquitetos e profissionais da área, tem uma estrutura muito luxuosa. Loja de alto padrão que se equipara com a Light Design.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (24.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com