TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analíse Ambiental

Por:   •  28/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.064 Palavras (5 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Administração de Empresas

Lucas Souza Alves

Salvador

2014

Lucas Souza Alves

                                                                       

[pic 2]

Salvador

2014

Introdução

O presente trabalho apresenta dados de uma entrevista realizada com a proprietária do supermercado Palmas, localizado na cidade de Camaçari, estado da Bahia.

Nesse trabalho, iremos avaliar os aspectos positivos e negativos do empreendimento identificando o Empreendedor e o empreendimento.

 Com a análise ambiental iremos apresentar as oportunidades e ameaças do mercado e também os pontos fortes e fracos que o negócio apresenta internamente. Também abordaremos as inovações que o empreendedor aplicou ao longo dos 15 anos do Supermercado Palmas.

l. Identificação do Empreendedor

a) Nome: Maria Erivan Vieira Lima

b) Papel do Empreendedor:  Empreendedor; Gerente.

c) Qual a experiência do empreendedor nesse setor?  

A senhora Maria Erivan tem 15 anos de experiência no ramo.

d) Qual a dedicação do tempo para o empreendimento?

Segundo a empreendedora, nos dias 1º a 10 de todos os meses ela passa em média 10 a 12 horas trabalhando no supermercado, após o dia 10 de cada mês ela trabalha em média 6 a 8 horas diariamente.

ll. Identificação do Empreendimento

  1. Nome da Empresa: Vieira Comércio de Alimentos LTDA

  1. Localização: Rua Araci Nº 07, Bairro Phoc II, Camaçari Ba.
  1. Ramo ou segmento do empreendimento: Varejo
  1. Qual a forma de obtenção do capital: Comércio de alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal, do lar e etc.

lll. Análise Ambiental.

Identificar as oportunidades e ameaças do mercado.

Oportunidades:

O Supermercado teve um auto crescimento ao logo desses 15 anos devidos a fatores estratégicos como por exemplo a empresa participava de uma rede de supermercados que juntos conseguiam comprar muito mais barato aumentando seus lucros. Recentemente a empresa está conectada com uma rede de supermercados baiana o Mix Bahia.

O aumento do crescimento da cidade bem como seu desenvolvimento e crescimento populacional tem aumentado o consumo, desse modo a empreendedora tem aberto mais um supermercado em bairro distante, aproveitando o desenvolvimento da cidade.

Ameaças:

A ameaça ao negócio é basicamente a concorrência com as grandes redes do varejo que tem se aproximado da região que até pouco tem atrás não chamava o interesse de grandes redes como o Bom Preço e também empresas do mesmo grupo do Bom Preço os supermercados Todo Dia.

 Como é uma grande rede de supermercados eles acabam por venderem alguns produtos mais baratos devido a poder comprar em grande quantidade.

. Identificar quais os pontos fortes e os pontos fracos (ambiente interno) do empreendimento.

Pontos Fortes:

O Supermercado Palmas tem uma excelente localização o que ajuda em muito aos clientes e os clientes provenientes de outros bairros, como o supermercado está do lado de uma avenida e próximo a um ponto de ônibus contribui para ser uma vantagem, atrelado a isso a empresa também possui estacionamento, o que é um fator positivo para os clientes que vão fazer compras com veículos.

 O atendimento da empresa, também é excelente, muito rápido com profissionais de atendimento gentis, a empresa também conta com serviços de pagamentos de contas, com o intuito de fidelizar o cliente, entrega de compras a domicílio e a climatização e higiene da loja são pontos favoráveis quais os clientes notam e aprovam e influencia na reputação da empresa.

Pontos Fracos:

O produto que eles comercializam muitas outras empresas também comercializam, não é algo totalmente diferenciado.

Espaço físico da loja. Devido ao bom atendimento e qualidade o supermercado tem um grande número de clientes, mas o espaço físico da loja não é suficiente, atualmente eles tem comprado um  terreno próximo para assim aumentar o tamanho da loja.

IV. Identifique as inovações (com relação à gestão, produto ou serviço) que a empresa possui.

Ao longo de seus 15 de existência, o supermercado Palmas tem aproveitado de muitas tecnologias existentes para trabalhar e melhorar os serviços ofertados a seus clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (126.5 Kb)   docx (23.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com