TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Ambiental: Estratégia e Planejamento

Por:   •  7/3/2016  •  Resenha  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  1.060 Visualizações

Página 1 de 4

Exercício de Estratégia e Planejamento[1]

Objetivo: Exercitar uma metodologia para definição de estratégia e planejamento que facilite os debates das equipes e norteie o processo decisório.

1 MATRIZ SWOT (Forças/Fraquezas/Oportunidades/ Ameaças)

Liste as ameaças e oportunidades que tenha percebido no cenário descrito para o jogo. Em seguida, procure identificar as vulnerabilidades de sua empresa que poderiam transformar as ameaças em risco e os pontos fortes que poderiam gerar bons negócios a partir das oportunidades.

Forças

Fraquezas

Alto grau de liquidez;

Mix de produtos;

Consumo de hh/lote do shampoo (baixo).

Queda na demanda por Shampoo;

Consumo de hh/lote do selante (alto).

Oportunidades

Ameaças

Clientes Volúveis;

Selo Verde Ambiental;

Capacidade de expansão em tecnologia num mercado com ausência de competitividade.

Clientes Volúveis;

Multa por SMS;

Produtos Substitutos.

2 VISÃO E MODELO DE NEGÓCIO

Crie uma visão de negócio, a partir da matriz SWOT, em que a empresa descrita no manual do jogo possa ser aplicada para gerar riqueza. Por exemplo, você poderia entender que a questão ambiental, tão afetada pela indústria, está gerando um comportamento cada vez mais exigente de setores deste mercado, que não querem associar a sua imagem corporativa a produtos de baixa qualidade e prejudiciais ao meio ambiente. Desta forma, você prepararia a empresa para atender às exigências de tais nichos, visando obter lealdade de longo prazo para a sua marca.

Em seguida, proponha um modelo de negócio que lhe permita ganhar dinheiro com o rumo escolhido para a empresa. No caso da visão acima exemplificada, um bom modelo seria elaborar e vender produtos eficientes, de alta qualidade e diferenciados pelo baixo impacto causado ao ambiente, com preços que proporcionassem grande lucratividade.

Investir no produto que apresenta maior crescimento de margem de contribuição que é o repelente e o shampoo, criando estratégia de marketing e inovação para aumentar as vendas destes produtos, consequentemente aumentará a receita da empresa.


3 DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS

Identifiquem, no cenário inicial do jogo, os valores atuais (ver planilha do Ano: 0, Mês: dezembro) dos quatro objetivos que serão usados para medir o desempenho de sua empresa: Preço da Ação, Capital Circulante Líquido, Receita e Lucro.

Em seguida, estabeleça a evolução percentual desejada para cada um destes objetivos, mês a mês, de janeiro a agosto do ano 1. Estes valores serão uma referência ao longo das rodadas do jogo, mas você poderá reajustá-los, conforme a necessidade imposta pelo mercado.

Finalmente, atribua pesos aos objetivos, de acordo com a relevância de cada um para o seu modelo de negócio. Observe que para o modelo de negócio exemplificado no item anterior, o Lucro é mais importante.

O Objetivo da empresa é obter crescimento cerca 10% da Receita no primeiro ano, através do foco em shampoo e repelente.

Pesos dos Objetivos:

Preço da Ação 2

Capital Circulante Líquido 2

Receita 4 (mais importante)

Lucro 2


4 POLÍTICAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS

Considerando a matriz SWOT, a visão e o modelo de negócio, estabeleça, agora:

4.1- Política de Produtos:

- Em que produtos se buscarão parcelas de mercado mais elevadas ao longo das rodadas do jogo?

Shampoo e repelente

- Em que produtos se farão os maiores gastos de propaganda e marketing e como estes gastos com cada produto deverão ser distribuídos ao longo das rodadas?

Shampoo – Investir no mínimo 20.000,00 em promoção e propaganda e 10.000,00 em Inovação

Repelente - Investir no mínimo 50.000,00 em promoção e propaganda e 20.000,00 em Inovação

- Em que produtos se farão os maiores gastos de pesquisa e desenvolvimento e como estes gastos com cada produto deverão ser distribuídos ao longo das rodadas?

Shampoo – Investir no mínimo 10.000,00 em Inovação

Repelente - Investir no mínimo 20.000,00 em Inovação

Selante – Investir no mínimo 30.ooo,00 em Inovação

4.2- Política de Preços:

- Dadas as faixas de preço factíveis para os três produtos, como a empresa vai se posicionar no mercado, em termos desta importante variável, para cada produto, ao longo das rodadas? Por exemplo, aplicará sempre preços altos independentemente da concorrência e do produto? Iniciará com preços altos para determinado(s) produto(s) e depois poderá flexibilizá-los, conforme a necessidade de mercado? Em suma, como tratará o preço de cada produto?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)   pdf (150.9 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com