TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Organizacional - Trabalho em Grupo

Por:   •  12/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.542 Palavras (19 Páginas)  •  244 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

  1. Introdução......................................................................................................03
  2. Desenvolvimento............................................................................................04
  3. Conclusão......................................................................................................10
  4. Referências....................................................................................................11

Introdução

Este trabalho caracteriza-se por uma pesquisa de campo realizada com a Empresa SESI/SC – Serviço Social da Indústria de Santa Catarina, no qual foi realizada uma abordagem a respeito da estrutura organizacional da mesma, o qual teve como principal objetivo e desafio, conhecer os métodos utilizados na área de RH, destacando as formas de organização, identificando os níveis hierárquicos da empresa, suas respectivas funções, habilidades e competências.

O estudo foi desenvolvido através de uma conversa informal com o Gestor de Recursos Humanos da empresa, no qual foi seguido um roteiro para o melhor desenvolvimento do mesmo, sendo identificado o modelo de gestão, sua posição frente ao concorrido mercado atual, bem como a forma utilizada para a adequação às tendências em relação à gestão de pessoas em diversos segmentos, como, por exemplo, terceirização de serviços, adoção de teletrabalho como estratégia, ações que possibilitem oportunidades iguais de trabalho, ações que indiquem alinhamentos dos objetivos de gestão de pessoas aos objetivos organizacionais e ações de responsabilidade socioambiental.

No decorrer da atividade, foi evidenciada a questão da gestão de Recursos Humanos que a empresa desenvolve, no qual se destacou o trabalho realizado no processo de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho, plano de carreira e benefícios sociais.

1. Desenvolvimento

1.1 Apresentando a Empresa SESI/SC

        O SESI/SC é uma entidade privada, criada em 1951. É uma entidade sem fins lucrativos nos termos da lei, que integra o Sistema Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) e compõe o chamado Sistema Indústria, liderado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O SESI/SC é vinculado ao Departamento Nacional do SESI (DN), representando uma unidade autônoma com jurisdição na base territorial de Santa Catarina.

        Ao consolidar e expandir as ações voltadas para a indústria catarinense, o SESI/SC contribui para a melhoria da qualidade de vida para o trabalho e consegue formar uma cultura de respeito entre empresários e colaboradores, facilitando o acesso do trabalhador a todos os seus serviços.

        Vivemos em uma era de globalização, com grandes mudanças e transformações, onde a competitividade, inovações, qualidade na vida pessoal e profissional, capital intelectual, trabalho colaborativo, lucratividade e os avanços tecnológicos estão em constante aceleração, e junto com essas mudanças está à crescente preocupação dos gestores das empresas de como encontrar a melhor forma de lidar com tudo isso.

        De acordo com a empresa SESI, planejar ainda é a melhor forma de adquirir sucesso em qualquer situação. E é dessa forma que ocorre a comunicação interna da empresa, através de um planejamento do que se quer alcançar através desta comunicação, e depois é decidida a melhor forma, como por exemplo, através de editais e-mails entre os setores e a presença constante de colaboradores da área de recursos humanos diretamente nas áreas atuadas pelo SESI/SC, com explicações e distribuição de folders explicativos.

Segundo ROBBINS, 2003, p.116, o planejamento compreende a definição das metas de uma organização, o estabelecimento de uma estratégia global para alcançar essas metas e o desenvolvimento de uma hierarquia de planos abrangentes para integrar e coordenar as atividades. Diz respeito, portanto, aos fins, (o que será feito) e também aos meios (como será feito).

O SESI/SC emprega atualmente 5.000 colaboradores em todos os setores da indústria, e está inserido no setor terciário da economia, que segundo o PIB Brasileiro corresponde a 53% do total. O SESI/SC atende trabalhadores de indústrias de todos os segmentos, em todo o Estado, incluindo os setores de pesca, comunicações e transportes, e seus dependentes. Atende ainda à demanda de filiais de indústrias catarinenses em outros estados e países, cooperando com os demais Departamentos Regionais do SESI para fornecimento de tecnologias. O SESI/SC promove o acesso facilitado a medicamentos, à assistência médica e à odontológica. Para isso, oferece estrutura de clínicas, consultórios e ambulatórios, atendimento de profissionais qualificados e uma rede própria de farmácias. Outro foco é a colaboração e incentivo para a mudança de hábitos alimentares, atividades físicas, controle do estresse, relacionamentos e comportamento preventivo. O SESI/SC incentiva a busca de ambientes físicos adequados ao desenvolvimento de pessoas e empresas, respeitando as condições estruturais ideais para o desempenho das funções de cada trabalhador. Inclui também iniciativas que promovem um relacionamento de qualidade entre a indústria e seus públicos de interesse.

Estrutura Organizacional

A Estrutura Organizacional do SESI/SC é dividida em 11 Unidades Regionais (UR’s), que estão vinculadas à Sede do Departamento Regional, na capital do Estado. Cada UR realiza a gestão direta das unidades operacionais existentes em sua região, incluindo as unidades operacionais de educação, saúde, lazer, responsabilidade corporativa, farmácias e serviços de alimentação. Cabe às Regionais ampliar a abrangência dos serviços prestados, apoiados pelas coordenadorias das áreas na Sede, sob o foco dos processos e projetos relativos à promoção dos produtos e serviços, visando à melhoria contínua e a satisfação dos clientes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)   pdf (195.1 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com