TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise das disciplinas que foram estudadas neste quinto semestre de administração

Por:   •  23/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.958 Palavras (8 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 DESENVOLVIMENTO ...................................................................................4

3 CONCLUSÃO ...............................................................................................9

REFERÊNCIAS........................................................................................................10



  1. INTRODUÇÃO

 Ao fazer uma análise das disciplinas que foram estudadas neste quinto semestre de administração, busca-se descobrir, o que é e qual a importância do marketing. Temos também como objetivo em desenvolver as habilidades na resolução de um Estudo de Caso e também na resolução de problemas organizacionais principalmente na área mercadológica. Objetiva também contribuir para o aprendizado de como desenvolver um trabalho de marketing, aperfeiçoando os conhecimentos para a execução da função administrativa nas organizações. Entender o que é Franquia. Aprender mais sobre assuntos relacionados à Pesquisa de Mercado, Marketing, Negociação e outros assuntos relevantes.

Em fim, esta produção textual tem como objetivo o aperfeiçoamento dos conteúdos apresentados no semestre sendo os mesmos utilizados como fundamentação teórica e também como o auxílio bibliográfico da área para a execução deste.


  1. DESENVOLVIMENTO

Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz respeito à informação na qual as decisões estão baseadas como no que diz respeito às suas consequências.

Assim, o sucesso de uma pesquisa mercadológica é uma ferramenta de orientação para as decisões. Isso significa que a pesquisa deve ser aplicada somente quando os seus resultados contribuírem para diminuir a incerteza ou influenciar decisões.

A informação, por si só, não leva à decisão nem ao sucesso: é preciso escolher um curso de ação que ajude a identificar problemas e oportunidades e que indique caminhos que reduzam as incertezas. Não há qualquer razão para se fazer uma pesquisa mercadológica se o tomador de decisão (o empreendedor) não pretende alterar sua posição inicial, não acredita ou não compreende os seus verdadeiros resultados.

As primeiras coisas a serem definidas em qualquer planejamento de marketing é quem são seus consumidores e qual exatamente é seu mercado-alvo. Por maior e mais poderosa que seja nenhuma empresa pode fazer um bom trabalho em todos os mercados e satisfazer todas as suas necessidades.

Iremos a seguir abordar assuntos relacionados as disciplina já mencionadas acima, bem como responder de maneira simples e precisa ao questionário apresentado na orientação desta produção textual. Iremos definir o que é um Estudo de Caso, como detectar e resolver um problema de pesquisa, e também conhecer e definir o que é uma franquia.

O Estudo de Caso nada mais é de que um instrumento pedagógico que apresenta um problema mal estruturado, ou seja, é aquele problema que não tem uma solução pré-definida, exigindo empenho do aluno para identificar o problema, analisar evidências, desenvolver argumentos lógicos, avaliar e propor soluções.

A resolução de problemas é uma das habilidades mais essenciais da vida. Não importa o que somos ou o que fazemos algumas vezes iremos nos deparar com obstáculos. Como devemos lidar com tais desafios muitas vezes será um fator determinante para o nosso sucesso. Há quatro passos básicos que contribui para a resolução de problemas que são: definir o problema, criar um plano, programar o plano e avaliar o resultado. Visto que já aprendemos um pouco sobre o Estudo de Caso e Resolução de Problemas, vamos ver agora o que é Franquia.

Franquia ou “franchising” é uma estratégia utilizada em administração que tem como propósito, um sistema de venda de licença na qual o franqueador cede ao franqueado, o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, e direito de distribuição exclusiva ou semi-exclusiva de produtos. As franquias envolvem a concessão e transferência de: marca tecnologia consultoria operacional produto ou serviços. No Brasil, as franquias encontram respaldo legal na Lei 8.955, de 14/02/94. As técnicas, ferramentas e instrumentos utilizados nas melhores redes de franquias vêm sendo utilizados para aperfeiçoar o desempenho de outros tipos de canais de vendas, como redes de revendas, de representantes comerciais, de assistências técnicas de distribuidores e outros.

Podemos considerar três tipos de franquias: de distribuição o franqueado comercializa um produto fabricado pelo franqueador, sob a marca do qual é titular o último, beneficiando-se de assistência técnica e comercial. De serviços o franqueado presta um serviço, através de uma marca ou nome comercial licenciados pelo franqueador, com base nas diretrizes estipuladas pelo último. De indústria o franqueado fabrica, ele próprio, o produto a comercializar, sob uma marca ou nome comercial, segundo as indicações do franqueador. Este último tipo de franquia, a saber, de indústria é o modelo que Lindolfo Paiva utiliza para a abertura de unidades de vendas das Cookies.

A partir de agora vamos procurar encontrar soluções para as problemáticas apresentadas. Reiteramos parte das questões apresentadas.

A primeira diz: considerando que um investimento é muito alto para abrir uma franquia, quais as informações devem ser obtidas para a decisão da abertura ou não da franquia. Para fazer um alto investimento na abertura de uma franquia, temos que ter alguns cuidados. Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira de Franchising (ABF), Ricardo Camargo, ele diz que devemos exigir informações sobre as finanças das franquias já existentes na região. As franqueadoras são obrigadas a informar aos interessados números como o faturamento médio por loja e a receita de unidades próximas ao ponto de interesse, além de uma lista de contatos de franqueados que deixaram o sistema nos últimos dois anos. Procure essas pessoas antes de colocar dinheiro no negócio. Ele diz ainda que deva ter no mínimo 50% dos recursos necessários para fazer a franquia começar a funcionar. Fazer as contas da totalidade do investimento necessário para o início do negócio. Selecionar um ponto com potencial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com