TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Marketing Danoninho (Danone)

Por:   •  5/3/2019  •  Artigo  •  994 Palavras (4 Páginas)  •  399 Visualizações

Página 1 de 4

Análise de Marketing Danoninho (Danone)

A líder de mercado na área dos petit suisse Danone, empresa fundada em 1919, na Espanha,  iniciou as suas atividades no Brasil em 1970, com apenas um tipo de iogurte, que se tornara sucesso de vendas na época. Um exemplo que mostra o sucesso da empresa, é que inicialmente eram produzidos 6 mil potes/dia, e com o estouro de vendas, apenas 9 meses após a empresa iniciar as atividades no Brasil, a produção aumento para 24 mil potes/dia.

Vendo que a marca havia se consolidado rapidamente no mercado, a empresa procurou aumentar o catálogo de produtos, criando o primeiro iogurte que possuíra em sua fórmula cálcio, ferro e zinco.

A empresa sempre foi muito criticada pelo órgão de defesa do consumidor, pois, as propostas de marketing direcionadas ao público alvo, que são as crianças e propagandas da empresa sempre foram apelativas ao consumo.  A reprovação  começou quando nos anos 80, a empresa lançou o slogan “Danoninho vale por um bifinho”,  onde os órgãos interviram, mostrando pesquisar que as calorias do Danoninho resultavam do alto teor de açúcar e gordura, não possuindo o real nível de proteínas de um bife. A partir dai a Danone evitou utilizar o slogan. A empresa ainda investiu por bastante tempo em propagandas. A última forte propaganda possuía o slogan “Comprando um Danoninho você ajuda a reflorestar a Floresta Amazônica”.

Hoje em dia veem-se poucas propagandas, do produto nas emissoras de televisão, porém, as poucas propagandas sempre chamam bastante a atenção, devido ao conteúdo apelativo ao consumo, seja pela embalagem diferente, ou até de algumas características diferentes, como por exemplo, o Danoninho Ice, que é produzido apenas no Brasil, e no verão.  A atual propaganda do  Danoninho tem o slogan “Danoninho: Um lanchinho completo”, onde aparecem crianças alegres, brincando e felizes porque o lanchinho é Danoninho, e uma “mãe” fala das vitaminas que a formula contém.

Análise de Marketing Chambinho (Nestlé)

A Nestlé iniciou as atividades na Suíça em 1886, com a invenção da farinha láctea, especial para crianças, e hoje trabalha com mais de segmentos do mercado, na área de alimentação e nutrição. A empresa começou a produzir no Brasil, em 1921, na fábrica de Araras- SP. Na época, era produzido apenas um produto, o leito condensado MOÇA, e a partir do sucesso deste produto, lanço diversos e novos produtos.

Foi em 1980 que a empresa lançou o petit suisse CHAMBINHO, para concorrer com o DANONINHO, que até então era o único da linha, no mercado.

A estratégia da Nestlé, era usar o seu nome, já consolidado a décadas no país, para promover  o petit suisse , mas o principal fator, e muito utilizado nas propagandas, é que o Chambinho possuía seis tipos de sabores, enquanto a concorrente possuíra apenas um sabor.

Os comerciais do Chambinho sempre foram embalados pela trilha sonora “Carinhoso”, e a mensagem de que coisas simples e carinho, tornam momentos mais especiais, mudando muito pouco de um comercial para outro. O produto conseguiu atingir o sucesso para competir com o Danoninho, porém, nos anos 2000, teve uma queda brusca de vendas, e em 2008 passou por um reposicionamento, e nesta reformulação,assumiu o nome Ninho, e as propagandas que antes eram sem um forte e aparente apelo de consumo, foram reformuladas para exaltar as composições e vitaminas do produto.

Neste ano de 2014, no mês de maio, a Nestlé voltou a produzir o Chambinho, resgatando a tradição mantendo a trilha sonora “Carinhoso”, e com o slogan “o que é bom, fica no coração”.

Análise de Marketing Batavinho (Batavo)

A Batavo S.A é uma indústria brasileira, fundada em 1928, com sede em Carambeí-PR.  

A batavo possui muitos comerciais do seu portfólio de produtos nas emissoras de televisão, porém, em relação ao petit suisse, investiu muito pouco, praticamente nada, frente aos concorrentes.

A maior estratégia de marketing já empregada pela batavo foi iniciada 2012, quando a empresa tinha a proposta de quebrar o paradigma de que petit suisse é Danoninho. Ao realizar estudos em mercados, as pesquisas de shadowing mostravam que a decisão de compra é dos pais das crianças consumidoras, devido aos valores emocionais e históricos, empregados pelas ações de marketing da Danone. A ideia foi de ligar o produto aos históricos brinquedos de lego, começando pelas embalagens do Batavinho, que são similares a peças de lego. Em uma nova pesquisa de shadowing, foi focada a alteração do nome, perguntando diretamente as crianças: “Qual é o melhor, Danoninho ou Batavinho LEGO?”,  a decisão pelo segundo era praticamente unânime, porém, não sendo suficiente para alavancar exponencialmente as vendas do produto. Atualmente a Batavo se mantém em segundo lugar no ranking de consumo de petit suísse, no Brasil.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (76.2 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com