TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Processo da Comunicação Contábil

Por:   •  17/11/2021  •  Monografia  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  67 Visualizações

Página 1 de 2

Nome: Luiz Felipe Godoy dos Santos

Artigo:

Análise do Processo da Comunicação Contábil: Uma

Contribuição para a Solução de Problemas Semânticos,

Utilizando Conceitos da Teoria da Comunicação*

José Maria Dias Filho

Mestrando em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP – Professor da Universidade Estadual de Feira

de Santana – BA

Masayuki Nakagawa

Pesquisador e Coordenador de Projetos da Fipecafi-FEA/USP

Resumo expandido

O presente artigo traz como enfoque a questão dos atributos necessários as informações contábeis, especificamente a compreensibilidade das informações, tendo em vista a relevância que o identificar, mensurar e comunicar possuem no âmbito patrimonial das entidades.

Dada a importância de tal aspecto linguístico, o artigo busca estimular reflexões para avaliar se a comunicação, do ponto de vista contábil, tem conseguido se estabelecer com a qualidade necessária para o melhor processo de tomada de decisões possível. Necessário, ainda, considerar que a medida que o número de pessoas interessadas em informações contábil é ampliado, a importância da linguagem cresce, uma vez que o valor da informação está diretamente ligado ao quanto de conhecimento ela pode transmitir.

Outro ponto de destaque para a análise ficou por conta do público alvo das demonstrações contábeis, tendo em vista que tendem a se dirigir a um grupo especializado, incluindo terminologias e particularidades que dificultam o entendimento do público geral

Para tanto, propõe-se a utilização dos conceitos da Teoria da Comunicação para observar e identificar em que oferecer aprimoramento à comunicação contábil. Com base nesta metodologia, os foram analisados de acordo com cada elemento: emissor, mensagem, código, canal e receptor. Para o primeiro, identificou-se a relevância do contexto do emissor, considerando as variações derivadas de cada contexto cultural onde irá ocorrer a comunicação. Já em relação a mensagem, observou-se que principal relevância é presente na visão do usuário, tais como sua necessidade e opinião. Para o receptor, o destaque fica nas habilidades comunicadoras tanto da fonte quanto do receptor, haja vista que a comunicação dependerá de ambas capacidades de interpretar, codificar, criar e receber mensagens. No aspecto do canal, verifica-se que a seleção do melhor caminho de repassar as informações necessariamente deve passar por ambos, fonte e receptor, para garantir que as informações sejam transmitidas e compreendidas com a melhor eficácia. Assim, analisados os elementos, entende-se da necessidade de avaliação conjunta dos múltiplos aspectos da comunicação, tais como habilidades comunicadoras da fonte e do receptor, seus níveis de conhecimento sobre o assunto veiculado, papéis no sistema social, o contexto cultural onde se encontram inseridos, adequação do código e conteúdo da mensagem.

Portanto, conclui-se que a Teoria da Comunicação pode fornecer subsídios para o aprimoramento das informações contábeis, destacando a relevância da fonte produtora das informações, que deve reconhecer e adaptar-se a cada usuário. Assim, fica evidente que a etapa mais importante não é o volume de informações repassada, mas sim buscar o balanço ideal entre o conhecimento necessário e a melhor forma de transmiti-lo.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (317.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com