TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme “O que as mulheres gostam” relacionado com o tema MARKETING

Por:   •  23/5/2017  •  Resenha  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  4.231 Visualizações

Página 1 de 2

UFPB – Campus I – João Pessoa[pic 1]

Centro: CCHLA – Curso: LEANI

Disciplina: Fundamentos da Administração

Análise do filme “O que as mulheres gostam” relacionado com o tema MARKETING

O filme transmite, de forma descontraída, o ponto principal do marketing, a saber, a busca por conhecer as demandas do outro e ser capaz de satisfazê-las. Ao adquirir a habilidade sobrenatural de escutar o que as mulheres estão pensando, o personagem principal Nick, passa a se beneficiar do seu “poder” para se dar bem no trabalho, assim como para se aproximar de mulheres. Parece ter sido proposital, da parte do autor, a relação entre o poder de ler a mente alheia, com o trabalho de Nick, que é na área de marketing. Em um primeiro momento Nick não gosta da sua nova habilidade, mas logo vê que pode se beneficiar dela de diversas formas. Ele passa a manipular as pessoas para chegar ao seu objetivo, seja esse atrair uma mulher, ser valorizado no trabalho, ou mesmo se reconciliar com sua filha adolescente.

Segundo o nosso livro base, uma das definições mais aceitas para Marketing, é: O processo de planejar e executar o desenvolvimento, o preço, a promoção e a distribuição de ideias, bens e serviços para criar trocas que satisfaçam objetivos de indivíduos e organizações. Existem três pilares básicos para a compreensão do marketing: o foco na satisfação do cliente, a integração de todas as atividades da organização na satisfação do cliente e a realização dos objetivos da organização e todos os três pontos podem ser encontrados no filme, por exemplo: há uma reunião de trabalho onde todos recebem produtos femininos diversos para trabalhar o marketing em cima daquele produto, para isso, os funcionários começam a tentar pensar o que faria uma mulher comprar aquele determinado produto, e mesmo os homens, que talvez nem conhecessem o produto, começam a buscar a razão que pode atrair as consumidoras. Podemos ver nesse momento que, embora seja uma cena que nos faz rir, esta está completamente embasada na concepção do que é marketing e de como as empresas pensam para conseguir vender seus produtos. O que faz o filme interessante é o fato de Nick usar sua habilidade não apenas no seu trabalho, mas também, leva-la para a vida pessoal em assuntos bastantes triviais, do ponto de vista empresarial.

A relação do filme com o tema proposto é muito clara, e nos faz refletir sobre como poderíamos manipular as pessoas se pudéssemos saber o que se passa nas suas mentes. Concluo com uma frase de Nick, dita quando ele discutia com uma amiga do trabalho sobre um novo empreendimento no qual estavam tentando entrar: “Eu não sei nada sobre o produto que você está escolhendo, mas eu acredito que eu posso vender qualquer coisa, desde que eu saiba quais são as necessidades dos compradores”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70 Kb)   docx (30.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com