TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do filme Os Deuses Devem Está Loucos

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  657 Visualizações

Página 1 de 3

NOME DO ALUNO: Joel Felipe Borges dos Santos                

RGM: 144068-3                                                        

DISCIPLINA: Sociedade Moderna e Contemporânea

NOME DO TUTOR: Rita Perreira

Atividade de Aprofundamento II

Bosquímanos

Os Bosquímanos são uma pequena tribo Africana que desenvolveram a capacidade de viver em uma região onde poucos humanos sobreviveriam, sabem onde buscar água e frutas, vivem de maneira pacata e feliz, desenvolvem jogos e brincadeiras criativas, eles não tem sua vida influenciada por relógios e calendários os mais veios não precisam falar em voz alta com os mais jovens pois os mesmo obedecem, vivem isolados em pequenos grupos de familiares, onde uma família passa anos sem ver a outra, muitos deles nunca tiveram acessos a pessoas civilizadas.

Eles tem como habitat o deserto do Kalahari, localizado na África Austral, uma região árida com temperaturas muito altas durante o dia, em alguns períodos do ano os córregos param de fluir e os rios secam, tornando muito difícil a sobrevivência, os Bosquímanos não seguem leis, não tem policias, mesmo assim vivem em harmonia, nas tribos o mais velho fica responsável pelo grupo (pois este é considerado o mais sábio) e em segundo o melhor caçador. São coletores-caçadores vivem em função dos recursos que a natureza lhes propiciam, não tem ideia de posse muito menos uma moeda de troca, o conhecimento é transmitido de maneira empírica por meio da observação e da experiência, os conhecimentos são transmitidos de geração em geração por meio dos mais velhos.

Iswanos

 Os Iswanos são uma sociedade que dominam as atividades agrícolas e da pastorícia, conseguem viver junto de casa. Estão organizados socialmente em relação ao trabalho em que há um distanciamento entre os homens e mulheres. Vivem em uma colônia na África do Sul, onde desenvolvem atividades agrícolas e da pastorícia para seu sustento. Há leis e autoridades (polícia e juízes) para organização da sociedades, os homens mais velhos comandam suas próprias famílias, os Iswanos vivem da agricultura e da pastorícia, sabem ler e escrever e, no filme, mostra a chegada de uma professora para melhorar o ensino.

Sociedade Moderna

         A sociedade moderna se acostumou a viver em cidades ou em grandes cidades (metrópoles) diferentes das outras culturas estudadas, está mudou radicalmente seu ambiente para atender as suas necessidades e hoje tem que se adaptar e readaptar ao ambiente criado por ele, as pessoas tem que trabalhar por uma salario para garantir seu sustento, estão sempre apresadas para cumprir suas metas. Este tem como organização fundamental à família nuclear.

          Vivem em cidades que estão divididas em bairros e ruas, um conglomerado de casas e presídios e galpões, onde vivem as pessoas e estão estalados os órgãos e instituições (escolas, hospitais, fabricas, delegacia etc.). Estão amparados por uma constituições federal que contém as leis que regem o convívio social, caso estas leis sejam desobedecidas o indivíduo será julgado e sofrerá as sansões cabíveis me maneira justa, a sociedade moderna tem representantes que tem como papel interceder pela sociedade, administrar os recursos públicos e criar leis para melhora a vida da sociedade.  Na sociedade moderna vale mais quem tem mais patrimônio, o dinheiro é o motor propulsor, as pessoas dependem dele para quase tudo, para se alimentar vestir e para o lazer, educação tem uma papel fundamental nesta sociedade, as pessoas que tem melhor acesso a ele podem escolher as melhores carreiras, as pessoas começam a estudar muito jovem geralmente passam de 10 a 15 anos nas escolas, para se adaptar ao meio complexo que estão inseridas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (158.2 Kb)   docx (189 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com