TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Filme:“Os deuses devem estar loucos”

Por:   •  5/3/2016  •  Resenha  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  13.207 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do Filme:“Os deuses devem estar loucos”

        Por meio na análise do filme “Os deuses devem estar loucos” é notável a diferença entre as três culturas que são apresentadas, a da tribo dos bosquímanos, os Iswanos e sociedade moderna.

        Referente a cultura dos bosquímanos, trata-se de uma tribo africana localizada no deserto do Kalahari, que devido ao seu habitat árido precisou desenvolver estratégias para a caça e colheita, como por exemplo, retirar água de tubérculos. Podemos notar que seu modo de vida é bem pacato, não sendo comuns situações de disputa mesmo não seguindo leis. Normalmente possuem dois líderes na família, um deles é o melhor caçador da tribo e outro é o mais velho, que consequentemente é considerado mais sábio e passa oralmente todos os ensinamentos para os mais novos. São politeístas, ou seja, acreditam em vários deuses.

       Já na cultura dos Iswanos são divididos em duas classes: os aristocráticos e os não- aristocráticos, que brigam por território. Seu povo costuma viver em clãs onde desenvolvem atividades agrícolas e pastoris para sobreviver. Possuem autoridades superiores e são regidos por leis. No que diz respeito a educação, podemos notar que é um povo que sabe ler e escrever, e que, com a chegada da professora no filme ocorre um interculturalismo já que a professora ensina coisas que fazem parte de sua cultura, mas também aprende sobre a cultura dos mesmos. No que se refere a religião, podemos perceber uma tentativa de evangelização que deixa claro uma tentativa de imposição das crenças ocidentais sobre a dos Iswanos.

        E na cultura da sociedade moderna, a maioria vive sob a forma de famílias nucleares, possuímos tecnologias que buscam facilitar nossa vida seja na cidade ou no campo, como meios de locomoção e produção que evitam o trabalho manual exaustivo. E com isso, buscamos nos adaptar continuamente com o mundo que vamos desenvolvendo.  Por vivermos em um sistema capitalista, é necessário ter dinheiro para pagar por tudo que consumimos. No que diz respeito a política, possuímos representantes que intercedem pelas necessidades da população, povo este que é regido por leis que caso não sejam obedecidas acarretam em uma punição. A educação básica passou a ser de no mínimo 10 anos para que pudéssemos apreender o máximo de conhecimento produzido ao longo da história e posteriormente, de acordo com o nível de escolaridade conseguir um emprego. No que se refere a religião na sociedade ocidental, cada cidadão é livre para seguir a religião que quiser.

        Portanto, por meio do filme podemos perceber claramente que as culturas são totalmente relativas, havendo diferenças nas construções, crenças e tecnologias empregadas no seu desenvolvimento, mas com uma grande similaridade em suas essências. Sendo assim, mesmo diferentes todas as culturas são igualmente importantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (70.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com