TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação Prática Teórica

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 2

Aplicação Prática Teórica

Questão discursiva:
Leia o diálogo a seguir. 
- Hoje o sol está de rachar!  
- É verdade! Como pode uma bola de fogo menor que a  Terra, que fica girando em volta da gente, fazer tanto calor?
-  Que nada, homem! A Terra é menor do que o sol!  É por isso que faz tanto calor!  

A Ciência, recorrentemente, se defronta com raciocínios desse tipo, relacionado a falsas certezas. Demonstre as principais diferenças entre o pensamento científico e o senso comum e apresente, pelo menos, dois outros exemplos de convicções equivocadas decorrentes da utilização do senso comum e refutadas pela ciência.

R= Senso comum - É um saber que se adquire através da vida que se leva em sociedade, por isso, é um saber informal adquirido de forma espontânea através do contato com o próximo, com situações que rodeiam o indivíduo.  

Conhecimento científico - tenta explicar por meios de estudos, análises, experimentos, observação, uma resposta científica para determinada questão.

Ex: Associar a quantidade de espinhas que uma pessoa tem, com a quantidade de chocolate que ela consome. Entretanto, dermatologistas afirmam que não existe nenhuma associação entre o consumo de chocolate com a quantidade de espinhas.

Afirmar que comer manga com leite faz mal. (era muito usado na época da escravidão). O que não é verdade, já que não tem nenhum fundamento científico.  


Questão de múltipla escolha: 
A lei da gravidade, elaborada por Isaac Newton, a Lei da conservação da massa, de Lavoisier, popularizada na expressão ?na natureza nada se cria, tudo se transforma? e a Teoria Heliocêntrica, preconizada por Nicolau Copérnico, evidenciam que características, próprias do pensamento científico?


a) Objetividade e neutralidade.   ( X )

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com