TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aplicação do Balanced Scorecard numa empresa

Por:   •  13/5/2016  •  Ensaio  •  2.782 Palavras (12 Páginas)  •  1.315 Visualizações

Página 1 de 12

DIEGO SIQUEIRA

LUANA FERREIRA BELO DA SILVA

MARCOS ANTONIO L. DA COSTA

NATURA COSMÉTICOS: Implementando o Balanced Scorecard.

Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior

Itajaí

2016

DIEGO SIQUEIRA

LUANA FERREIRA BELO DA SILVA

MARCOS ANTONIO L. DA COSTA

NATURA COSMÉTICOS: Implementando o Balanced Scorecard.

Proposta de implementação do BSC na empresa Natura Cosméticos S.A. mediante a situação apresentada nos estudos de caso abordados em aula.

        

Instituto Cenecista Fayal de Ensino Superior

Itajaí

2016[pic 1]

RESUMO

É feito neste trabalho o processo de implementação do Balanced Scorecard na empresa Natura S.A. sobre o ponto de vista dos acadêmicos. Este estudo busca evidenciar a importância de suas estratégias para aumentar a capacidade competitiva da empresa e sua sobrevivência no mercado, onde as mudanças estão ocorrendo muito rápido e as empresas precisam ter um planejamento estratégico sólido e bem estruturado para que possam se manter e acompanhar todas as tendências mercadológicas. Os resultados obtidos ao final demonstram que o BSC contribui para a gestão da empresa e busca atender as necessidades e expectativas dos gestores da organização permitindo o controle das mensurações estratégicas, evidenciando que avaliar uma organização somente pelo aspecto financeiro não é suficiente para alcançar a excelência, além disso, permite analisar o desempenho individual e coletivo de todos os colaboradores, bem como, discutir as melhores formas de investimento e os caminhos para que as metas sejam alcançadas agindo de maneira que consiga o comprometimento de todos em prol dos objetivos estratégicos determinados dentro das quatro perspectivas do BSC.

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Balanced Scorecard. Estratégia.

Sumário

1. SOBRE A EMPRESA        

2. IDENTIDADE ORGANIZACIONAL        

2.1 Missão        

2.2 Visão        

2.3 Valores        

3. ANÁLISE SWOT        

3.1 Pontos Fortes        

3.2 Pontos Fracos        

3.3 Oportunidades        

3.4 Ameaças        

4. MAPA ESTRATÉGICO DA EMPRESA NATURA COSMÉTICOS        

5. APLICAÇÃO DAS QUATROS PERSPECTIVAS DO BSC        

5.1 Mapa estratégico baseado na perspectiva FINANCEIRA        

5.2 Mapa estratégico baseado na perspectiva do CLIENTE        

5.3 Mapa estratégico baseado na perspectiva dos PROCESSOS INTERNOS        

5.4 Mapa estratégico baseado na perspectiva do APRENDIZADO E CRESCIMENTO        

6. CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7. REFERÊNCIAS        

  1. SOBRE A EMPRESA

A empresa brasileira de cosméticos, Natura, desde a sua fundação em 1969 atua guiada por sua paixão pelos cosméticos e pela busca contínua da promoção do bem estar bem, da qualidade das relações e do desenvolvimento sustentável. O negócio está apoiado no modelo de venda direta que hoje reúne mais de 1,3 milhão de Consultoras Natura no Brasil e mais de 400 mil nas Operações Internacionais (Argentina, Chile, Colômbia, França, México e Peru), além de continuamente impulsionar o empreendedorismo social e ambiental dessa rede. Por meio da marca e do portfólio, busca se aproximar dos clientes e incentivar mudanças de hábito e comportamentos mais sustentáveis. Os produtos Natura são também comercializados na Bolívia, por meio de distribuidores locais. A Aesop, empresa australiana do segmento premium de cosméticos adquirida no início de 2013, está presente em 14 países e encerrou o ano com 98 lojas (18 delas abertas somente em 2014). Com os cerca de 6,6 mil colaboradores no Brasil e no exterior, mantém foco no desenvolvimento de competências que aprimorem o negócio, de forma empreendedora e cidadã.

Para isso, a empresa busca o crescimento, capacitação e a retenção da rede de consultoras. A renovação contínua da carteira de produtos através de investimentos em inovação, assim como na eficiência operacional (que resulta no aumento da escala de produção) são outros pontos que compõem sua estratégia na construção da imagem, competitividade e crescimento da marca.

A Natura adotou recentemente uma visão sistêmica de gestão por processos. Esta mudança na gestão ocorreu para que a empresa pudesse crescer financeiramente e regionalmente, o planejamento estratégico da empresa passou a ser desdobrado por processos – cujo resultado tem sempre um acompanhamento – e não mais por diretoria ou área específica como era feito anteriormente. O foco principal da mudança foi tornar a empresa mais leve, no que diz respeito a sua estrutura hierárquica que antes era concentrada na unidade de São Paulo e que hoje envolve todos os integrantes da organização em todas as regiões onde atua. Além disso, tornou essa estrutura mais ágil e eficiente na tomada de decisões, com menos níveis hierárquicos, mais próxima dos consumidores e do mercado, a empresa vem desde 2010 reestruturando seus principais processos à estratégia de crescimento e expansão pelo Brasil. Dentro deste contexto, o Diretor de Sistemas de Gestão da Natura, Levy (apud FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE, 2010), afirma que para por em prática esse novo sistema de gestão, a empresa mapeou 22 processos e criou uma estrutura para sua implantação, com um Comitê de Processos e novos líderes responsáveis pela gestão dos mesmos. Dessa forma, o planejamento estratégico passou a ser feito através da gestão por processos e não mais por áreas, diretoria ou departamentos como era feito anteriormente.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)   pdf (697.3 Kb)   docx (164.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com