TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Apresentação da Área de Gestão de Pessoas

Por:   •  12/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.836 Palavras (16 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO 4

2.1.1 Missão 4

2.1.2 Visão 4

2.1.3 Valores 4

2.2 GESTÃO DE PESSOAS 5

2.2.1 Apresentação da Área de Gestão de Pessoas 5

2.2.2 Recrutamento 6

2.2.3 Seleção de Pessoas 6

2.2.3 Descrição de Cargos 7

2.2.4 Sistema de Remuneração e Benefícios Sociais 8

2.2.5 Treinamento e Desenvolvimento 9

2.2.6 Avaliação de Desempenho 10

2.2.7 Higiene e Segurança no Trabalho 12

2.2.8 Qualidade de Vida no Trabalho 14

2.3 RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL 15

3 CONCLUSÃO 18

REFERÊNCIAS 19

1 INTRODUÇÃO

A cada dia as empresas tendem a lidar com a competitividade e com a qualidade de seus produtos, com isso, cresce a necessidade de ter um capital intelectual atuante, que se torna cada vez mais necessário para o desenvolvimento e o crescimento de uma organização. No entanto para que isso aconteça é necessário que a empresa tenha uma área de gestão de pessoas atuante, que desenvolva seus processos dentro do plano estratégico da organização.

Conforme estudos, neste trabalho serão apresentados os elementos da administração como gestão de pessoas e responsabilidade social e ambiental, como também serão identificados no contexto estrutural da empresa, assim como, sistema de benefícios, recrutamento, seleção, saúde, higiene e segurança do trabalho, descrição de cargos, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento. Também será identificada a missão, a visão e os valores da organização e com esses se faz importantes no desenvolvimento da qualidade de vida e da responsabilidade sócio ambiental.

Através deste procuraremos entender como funciona estes processos em uma organização, com a perspectiva de aplicarmos os conhecimentos adquiridos em aula, e consequentemente adquirirmos conhecimentos práticos para que possamos utiliza-los em nosso dia a dia.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 APRESENTAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

Razão Social: Usinas Reunidas Seresta S/A

Endereço: Fazenda São Mateus S/Nº, Zona Rural, Teotônio Vilela-AL, CEP- 57265-000.

Ramo de Atividade: Setor Sucroenergético - açúcar, etanol e Bioenergia.

Quantidade de colaboradores: A Usina Seresta S/A, conta com um quadro de colaboradores fixos em torno de 850, sendo 500 na área industrial e 350 na área agrícola. Durante o período de safra este número passa à aproximadamente 2.300 com contratação para o período da colheita da cana de açúcar e industrialização, sendo 800 colaboradores na área industrial e 1.500 na área agrícola.

2.1.1 Missão: produzir com qualidade e sustentabilidade, respeitando o ser humano e o meio ambiente

2.1.2 Visão: ser uma empresa reconhecida pela excelência em seus produtos, pela sua importância socioeconômica e pelo seu comprometimento com a preservação ambiental.

2.1.3 Valores: Compromisso, Empreendedorismo, Cidadania

2.2 GESTÃO DE PESSOAS

2.2.1 Apresentação da Área de Gestão de Pessoas

.

As mudanças rápidas no mercado de trabalho exigem da empresa estratégias não somente baseadas nos princípios de liderança, no custo total, na diferenciação ou no enfoque. A Gestão Estratégica dos Negócios nas organizações tem sido constantemente discutida no sentido de perpetuar o capital intelectual, com isso da Gestão de Pessoas neste processo é fundamental para o desenvolvimento tanto das pessoas como da empresa.

Implantar uma Gestão Estratégica de Pessoas em uma empresa é fundamental para desenvolvimento das competências organizacionais de cada função e dos colaboradores. Servindo base para o desenvolvimento de um plano de treinamento e na criação de um fluxo de trabalho para auxiliar no processo decisório de contratação, capacitação, desenvolvimento e retenção de talentos, proporcionando informações preciosas para todo o planejamento estratégico da empresa.

Na empresa mencionada existe um alinhamento muito importante com objetivos e metas definidos para a organização juntamente com o gestor de pessoas. É através do setor de gestão de pessoas que é realizado o diagnostico, analisando o ambiente organizacional e identificando fatores organizacionais importantes para o crescimento profissional da empresa, os resultados são analisados de forma estratégica, envolvendo técnicas de mapeamento de competências. Com isso se tem um plano de ação visando à melhoria qualitativa dos fatores avaliados. Fatores como, Comunicação Interna, Avaliação de Desempenho e Treinamento e Desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho.

Portanto um programa de gestão estratégica possa dar certo é preciso que ele esteja alinhado com os objetivos da empresa. Podendo assim ser eficiente e eficaz, onde todos possam um sistema eficaz de Gestão de Pessoas, considerando os princípios e valores culturais da organização.

2.2.2 Recrutamento

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.1 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com