TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Area de atuação da contabilidade

Por:   •  29/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.465 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

Introdução

A contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões. Ela é antiga e existiu para auxiliar as pessoas a controlarem seus patrimônios. Todas as movimentações que acontecer no patrimônio de uma empresa são registrados pela contabilidade, que após resume os dados em forma de relatórios e entregas aos interessados em conhecer a situação que a empresa se encontra. A presença da contabilidade é cada vez mais importante para a sociedade e organizações, sejam elas de finalidade lucrativa ou não.
A controladoria consegue ter uma visão geral de toda a organização, influenciando o modelo de decisão, pois possui acesso ao sistema deinformações gerenciais. É importante na execução, coordenação e acompanhamento tributário para garantir o sucesso da empresa. Os avanços tecnológicos da informação e comunicação contribuem para uma reestruturação da gestão empresarial, tornando assim a controladoria fundamental.
A auditoria pode ser entendida como um ramo da contabilidade, além de ser uma técnica contábil. Com o objetivo de averiguar a exatidão dos registros e das demonstrações contábeis, assim como identificar deficiências no sistema de controle interno e no sistema financeiro.
A perícia contábil é uma das atividades exercidas pelo contador e exige grande conhecimento na área, não só da contabilidade, mas de outras ciências. O objetivo é fundamentar informações e mostrar a veracidade dos fatos. 
O terceiro setor é constituído de organizações sem fins lucrativos e não governamentais. Contribui para o desenvolvimento político, econômico, social e cultural.

A IMPORTANCIA DA CONTABILIDADE NA ATUALIDADE

A importância da contabilidade é falar sobre o profissional bem informado e consciente de seus atos, pois, com o país em crescimento, onde as fontes de riquezas estão aparecendo de forma rápida, fazendo, com isso a valorização dos procedimentos contábeis, ficando para trás aquela imagem de que o contador só servia para calcular impostos.
Com de tantas mudanças, em todos os setores, seja privado ou público, podemos ver claramente que com a globalização, novos conceitos serão introduzidos no meio contábil, devido à necessidade de adequação de procedimentos à legislação vigente.

Enfim, de modo geral podemos dizer que a contabilidade nos dias atuais tem grandeimportância, devido aos efeitos da globalização, onde em cada momento surge um desafio, crescendo assim a responsabilidade do contador e, sobretudo a sua importância diante do cenário atual.

CONTROLADORIA NA AREA PÚBLICA


A controladoria no que diz respeito a área pública, é quase que impossível, principalmente em nosso país, não mencionar a tão conhecida e abominável CORRUPÇÃO, pois somos um dos países com maior índice em corrupção.  Mas se tivéssemos gestores honestos, preocupados com o bem estar da nação este número poderia ser diferente, mas só nos resta torcer para que isso um dia possa acontecer. 

Em tempos atuais onde a estatística vem mudando, principalmente nas formas de controle que vem sendo usadas com a ajuda de meios tecnológicos e outros mais, principalmente no que diz respeito a acompanhamento das contas públicas. Onde o papel da controladoria vem sendo mais cobrado no sentido de auxiliar os administradores no exercício de suas funções, demonstrando possíveis falhas e orientando o melhor caminho a seguir.

Hoje a cobrança para a implantação de um sistema de controladoria tem sido mais intensa, onde um servidor público é nomeado para tal fim, em outros casos é criada uma comissão de controle interno, composta por um responsável geral e outros membros, na maioria das vezes dois efetivos e dois suplentes.

A atuação de um controlador interno, da área pública, se destaca como uma das funções mais importantes de um órgão público, seja ele do executivo, legislativo ou judiciário. A forma de atuar do controle interno frente a um órgão publico é bastante direta, tendo autonomia para opinar em todas as repartições pertencente ao órgão que atual, e como já foi dito, apontando falhas, solicitando providencias para a solução dos problemas, se não atendidas fazer representação junto aos órgãos fiscalizadores, no caso de municípios, estados e distrito federal, os seus respectivos tribunais de contas, pois se a controladoria agir de forma conivente, diante de determinadas situações, poderá em uma futura fiscalização in loco, ser responsabilizados solidariamente com os gestores.

Assim diante de tanta responsabilidade que transmitida para a controladoria na área pública, os profissionais que assumirem esta função, deverão ser dotados de alto conhecimento técnico da área pública e acima de tudo ser imparcial e não se deixar corromper por gestores corruptos.

PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

Impostos não cumulativos são tributos que admitem compensação do que for devido em cada operação ou prestação com o tributo pago nas fases anteriores. Como exemplo podemos mencionar o ICMS. A não cumulatividade, incide durante toda a cadeia de produção e comercialização dos bens e serviços, evitando o efeito econômico denominado tributação cumulativa, ou efeito cascata. Este princípio leva o contribuinte à aplicação de um mecanismo para a apuração dos chamados créditos fiscais. O crédito fiscal nada mais é do que o abatimento do ICMS pago nas operações anteriores do ICMS devido pela operação atual.

TRIBUTAÇÃO PELO LUCRO REAL

A Legislação vigente, a tributação sobre o lucro real é considerada o resultado contábil líquido do período antes do imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro liquido. Desta forma podemos dizer que o lucro real é o lucro líquido do período de apuração pelas adições, exclusões ou compensações previstas ou autorizadas na legislação e correspondente à base de cálculo doimposto devido pelas pessoas jurídicas.

Toda pessoa jurídica, poderá fazer opção pelo regime do lucro real, mesmo que não estejam enquadradas em situações de obrigatoriedade, estando cientes que o período de apuração poderá ser trimestral ou anual. Sendo que em uma apuração seja ela trimestral ou anual, com a existência de lucro ou prejuízo contábil não é o único indicativo de ocorrência do fator gerador do imposto sobre a renda que é determinante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (14.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com