TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Argo Menthor

Por:   •  29/6/2023  •  Relatório de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 4

A escolha pelo Brasil como sede da nova unidade fabril da Argo Menthor levou em consideração a quarta posição ocupada pelo País no ranking mundial no mercado de beleza e saúde, ficando atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão. De 2014 a 2019, o mercado de beleza brasileiro saltou mais de 10 milhões de dólares, segundo a Statista, agência provedora de dados de mercado. Foi o segundo maior crescimento registrado, ficando atrás apenas da China (20 milhões). (Jornal Preliminar, 2020).

Outro fator para a escolha do Brasil é a miscigenação do povo – formado por várias etnias. Além disso, a adoção de um perfil comportamental que valoriza a estética e a boa aparência, representa um vasto campo de pesquisa para o desenvolvimento de produtos cosméticos inovadores.

Embora o Brasil tenha apresentado uma retração no seu crescimento econômico nos últimos períodos, no ano de 2019 mostrou sinal de recuperação. Esse fato promoveu um aumento na confiança de empresários e consumidores na economia, incentivando novos aportes de investimentos, melhorando o desempenho do mercado de trabalho e incrementando a renda média dos trabalhadores.

Para viabilizar o projeto de implantação da fábrica, a Argo Menthor busca estabelecer uma parceira estratégica com um grande fundo de investimento chinês, a China Investiments. No ano passado, esse fundo investiu cerca de 5,2 bilhões de dólares em diversos projetos na América Latina – um aumento de 20% em comparação com 2018.

A Argo Menthor também planeja aproveitar-se de incentivos fiscais federais concedidos às empresas que desenvolvem pesquisas voltadas para o setor de saúde. Esses incentivos representam uma redução a zero das alíquotas do PIS/Pasep, da COFINS e do IPI, incidentes sobre as vendas no mercado interno. Os incentivos têm vigência somente até janeiro de 2022, porém já existe um movimento no Congresso Nacional para que sejam prorrogados por mais 10 anos. Além disso, a estabilização cambial e as pequenas variações nas reservas internacionais, acompanhadas da gradual redução da taxa básica de juros (Selic), têm favorecido o ambiente de negócios no País.

Considerando que os cenários micro e macroeconômicos precisam ser minuciosamente analisados, diferentes pesquisas estão sendo realizadas.

É preciso sedimentar com segurança a tomada de decisões sobre:

a implementação da nova unidade fabril;

a capacidade produtiva da nova planta a ser instalada e

a forma de distribuição e comercialização dos produtos no mercado brasileiro.

Essas pesquisas constituirão os cenários que serão incluídos no plano de projeto da implementação dessa unidade fabril, e que será apresentado ao Conselho de Administração da Argo Menthor pelo CEO da empresa, Jason Higgins.

O Conselho de Administração interessou-se pela abertura dessa nova unidade fabril sugerida pelo CEO da Argo Menthor, mas expressou preocupações quanto aos cenários internos e externos. Clique nos itens a seguir para entender os fatores que estão sendo considerados.

Há uma grande confiança em fechar a parceria com a China Investiments, porém existe incerteza quanto à velocidade para a concretização do negócio.

Além disso, também há insegurança com relação à política fiscal, pois caso haja alteração nos critérios para isenção das alíquotas do PIS/Pasep, da COFINS e do IPI o projeto de implantação pode vir a ser adiado ou até mesmo cancelado.

A tensão entre os Estados Unidos e a China, que começou em 2018 com a chamada "Guerra Comercial",

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (10 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com