TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Argo Menthor - 2º Desafio

Por:   •  16/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  600 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

A Equipe Astério analisou todas as cartas, pistas, e matérias relacionadas, e acredita ter conseguido desvendar o 2º Mistério.

Quem é a doutora Circe?

Como mencionado pela Calíope, a Dra. Liz Circe foi Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento, voltada para pesquisa bioquímica, tendo ocupado por 5 anos o cargo de pesquisadora chefe da Argomenthor, cargo hoje exercido pela Doutora em Bioquímica, Sr. Akemi Miyako.

Graduada em bioquímica e em farmácia, com mestrado e doutorado em bioquímica. Realizava pesquisas com o objetivo comandar, orientar e apoiar o desenvolvimento de atividades de pesquisa e produção de conhecimento da ArgoMenthor.

A Dra. Circe faleceu em 2013.

O que Dra. Circe pesquisava?

Conforme informado pela Calíope, a Dra. Circe estava focada na identificação de processos inovadores na prevenção e tratamento de doenças, para a prática clínica e melhororia a saúde humana.

Na reportagem “Maltrato de animais”, publicado no portal https://portalgaia.wordpress.com/2015/07/13/maltrato-de-animais/, há um comentário, em espanhol, de Pablo Eetes, feito em 10/06/2016, mencionando que teve o privilégio de acompanhar o início dos estudos de uma “pesquisadora de sua empresa” em nafíbios da espécie Phyllomedusa bicolor, que levou à descoberta de uma substância, o Burmeisterina, de acordo com o código em Braile postado com o mesmo no “Decifra-me ou devoro-te”.

Ante o exposto, concluímos que a figura do sapo postada no “Decifra-me ou devoro-te” pela Calíope, refere-se a espécie do sapo Phyllomedusa bicolor, que é um anfíbio da Família Phyllomedusidae encontrado na Amazônia, levando a crer que a pesquisadora mencionada por Pablo Eetes em seu comentário é a Dra. Liz Circe.

Apuramos que o veneno do Phyllomedusa bicolor é rico em peptídeos (são compostos formados pela união de dois ou mais aminoácidos por intermédio de ligações peptídicas), os quais apresentam importantes funções no nosso organismo. Alguns funcionam como hormônios, outros como neurotransmissores, analgésicos e até antibióticos.

Sendo este veneno utilizado inclusive por indígenas como injeção, chamada de “vacina ou injeção-do-sapo" é aplicada em uma pessoa para fortalecer o sistema imunológico e afastas a má sorte.

O que Dra. Circe descobriu?

Acreditamos que a Dra. Circe descobriu a cura para o Alzheimer, tendo encontrado no Phyllomedusa bicolor substância capaz de barrar a morte de neurônios. Tal pesquisa seria “decisiva e histórica”, uma vez que doença hoje atinge mais de 36 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), até 2050, este número deve triplicar.

Testada em ratos de laboratório, tal substância conseguiu impedir a neurodegeneração nestes animais, que eram portadores da chamada “doença de príon”.

Com tal descoberta a Dra. Circe pretendia passar os direitos da descoberta a Argomenthor, visando acelerar sua pesquisa e oferecer melhor qualidade de vida às pessoas, todavia, conforme informado ao final do desafio 1, Pélias visa excessivamente o lucro, enquanto Jason visa boas práticas e contribuir significativamente com a sociedade, sendo esse o grande conflito entre ambos. Uma vez que Pélias enxergou com a descoberta, uma grande fonte de lucro para empresa através de cosméticos, enquanto Jason visou levar qualidade de vida a população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com