TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Três da FGV Argo Menthor

Por:   •  8/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 5

Matriz – proposta

Desafio 3

Líder:

Integrantes:

Atenção! Este documento deve atender aos seguintes critérios de formatação:

  • mínimo de 2 e máximo de 5 páginas;
  • fonte Arial;
  • tamanho 10;
  • espaçamento entre linha 1,5 e
  • texto justificado.

  1. Problema a ser solucionado

Após a pesquisa de mercado, a Argo Menthor constatou a necessidade de acelerar a digitalização da empresa. Para não tomar decisões bruscas, a transformação digital na ARGO Menthor será realizada em etapas com o intuito de implantar uma cultura da inovação de forma gradual.

Considerando os problemas de negócio da Argo Menthor, o primeiro passo será resolver o modelo tradicional de gestão dos dados, principalmente tentar se livrar dos silos de dados. Isso porque foi constatado repositórios de dados isolados, não integrados limitando a visão global dos dados e trazendo inconsistências.

Tentar solucionar a gestão de dados justifica-se porque, como bem define Andrea Lorio[1], atualmente,

o volume, a variedade e a velocidade dos dados são impressionantes, gerando grandes quantidades de informações em tempo real sobre produtos, dispositivos e clientes do setor químico, e podem ajudar tanto na produção, seja na supply chain (melhor compreensão das operações da cadeia de suprimentos, resultando em processos simplificados e melhores canais de distribuição), e até mesmo no laboratório. 

Para tanto, serão necessárias as seguintes iniciativas (1) capacitar as lideranças para construir uma estratégia de transição dos processos antigos para os novos; (2) Preparação dos dados e adoção de Data Warehouse que integre todos os setores da empresa do ERP ao CRM ao SCM e e-commerce; (3) coleta de dados pelas mídias sociais.

O objetivo é criar um repositório unificado de todos os dados da empresa, evitando os silos organizacionais, resolvendo as inconsistências dos dados e propiciando melhor análise e transparência das informações.

Nas mídias sociais, a meta é usar esses espaços como um canal de diálogo entre consumidores, fornecedores clientes e stakeholders e coletar dados e informações nessas mídias para melhorar a experiência do usuário com os produtos.

A ideia é trazer a tecnologia como protagonista do negócio e não mais como coadjuvante.

A adoção de tecnologias digitais de gestão integrada dos dados possibilitará reduzir custos, otimizar produtividade, aumentar a receita e ganhar tempo dos colaboradores em atividades que exigem habilidades humanas.

Para tal finalidade, será necessário que cada colaborador vença a resistência à mudança, entenda e contribua para que os processos de digitalização sejam mais eficientes. Nesse contexto, o passo mais importante para que a transformação digital seja bem sucedida será o treinamento e o engajamento dos colaboradores e a adoção de políticas de segurança. Desse modo, a liderança pelo exemplo, a integração das equipes e os feedbak serão essenciais para todo o processo de transformação digital da Argo Menthor.

  1. Inovação sugerida

É fato que transformação digital não é feita por meio de tecnologias e ferramentas, mas sim, pelas pessoas e pela mudança de cultura.

Portanto, a Argo Menthor, para atingir o objetivo de uma transformação digital bem sucedida, utilizará a inovação organizacional e deverá realizar workshops, treinamentos internos, conversas com profissionais externos, para incentivar a cultura colaborativa aberta às novas ideias e inovações. Será imprescindível uma mudança de olhar sobre os processos e como as pessoas e as empresas se relacionam entre si e com a tecnologia.

A Argo Menthor também lançará mão da inovação de processos. Essa inovação será abandonar o modelo ultrapassado de gestão dos dados e, por consequência, mover os dados dos diversos sistemas para um Data Warehouse, que atuará como repositório de todos os dados coletados.

É complexo principalmente porque envolve mudar a mentalidade dos colaboradores, mas esses movimentos otimizarão a rotina da empresa e melhorarão a tomadas de decisões, visto que os Data Warehouse permitem uma visão global dos dados da empresa. Trata-se, portanto, de uma inovação incremental.

A Argo Menthor deverá, portanto, investir em um Data Warehouse para gerenciar dados coletados de diferentes departamentos da empresa. Com os dados centralizados e consistentes, por meio de análises, será possível descobrir, por exemplo, custos de marketing, falhas e principais indicadores de desempenho, prever padrões e reduzir riscos.

Após a análise dos dados é importante uma boa visualização. Portanto, recomenda-se o uso de ferramentas tais como, o Tableau, QlikView e Power BI. Por meio dessas ferramentas é possível criar gráficos e tabelas usando diferentes parâmetros e combinações de dados que se deseja visualizar. O grande desafio será empoderar os colaboradores a tomarem decisões estratégicas baseadas nos dados.

Nesse contexto, para além de uma capacitação de cultura da inovação, será necessário treinar e capacitar os colaboradores para o uso correto e adequado das novas ferramentas. Isso para evitar que cada um trabalhe de forma isolada e a informação se perca pelo caminho e o processo não se padronize. A ideia é transformar a Argo Menthor em uma empresa orientada por dados (data driven enterprise).

A escolha pelo Data Warehouse justifica-se em razão de ser uma inovação que ajuda a implementar outras inovações. É fato que, munidos de dados, os CEO terão condições de ter uma visão holística dos dados e melhorar a tomada de decisões, examinar tendências nos comportamentos dos clientes para oferecer novos produtos e serviços, criar estratégias mais assertivas de comunicação, planejar estratégias financeiras e de projetos, entre outros. São infinitas as possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.2 Kb)   pdf (131 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com