TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo cientifico x Texto Jornalistico

Por:   •  16/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  392 Palavras (2 Páginas)  •  3.576 Visualizações

Página 1 de 2

Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo científico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico.

Artigo científico x Texto jornalístico

O Artigo Científico é um texto com autoria declarada, cujo objetivo maior é divulgar o resultado de um estudo desenvolvido através de uma pesquisa, com uma metodologia sendo original ou de revisão bibliográfica. Ele é escrito de forma clara, direta e objetiva, pois apresenta uma conclusão. Garantem a importância e necessidade da sua pesquisa, mostra uma característica da cultura Brasileira, que vem a ser o interesse pelo futebol. Faz um levantamento histórico sobre as origens do futebol mostrando a construção e idealização da imagem do mito, baseando em fontes bibliográficas de outros artigos científicos ou então livros de autores consagrados da área, sem levar em consideração opiniões ou informações baseadas em personalidades da mídia. A idéia do artigo cientifico é  que a avaliações ou julgamentos devem ser evitados.

   Com relação ao texto jornalístico visto que vivemos em um país aonde este esporte tem grande representatividade, o objetivo é a comunicação, tem caráter informativo, a importante função é de chamar a atenção dos leitores. Gradim (2000) destaca como função do titulo, informar, cativar, prender, o leitor, despertando sua atenção e curiosidade. Os brasileiros são apaixonados pelo futebol, e por isso encontramos leitores que concordam com o autor quando ele diz que o futebol é uma paixão nacional, entre outros fatores faz com que a maioria dos brasileiros não tenha uma postura critica. Quando analisando um texto jornalístico vemos exemplos de personalidades como Pele, Ronaldinho, como principal exemplo da Nação. Temos uma breve opinião pessoal ou citação de algum especialista da mídia, e muitas vezes a intenção é Alienar seu público alvo.

Conclusão:

Vimos às diferenças dos dois textos, sendo que no Artigo científico o objetivo é a Educação tem um publico especifico, e poderá tratar do tema, com estudos da condição física dos atletas, propondo uma condição física melhor comprovando com planilhas e analises medicas antes e depois dos jogos. Já os textos jornalísticos, o jornalista faz a escolha do que é relevante para serem publicadas simplesmente dando a noticia, Essas duas culturas profissionais têm definição literal diferente, pois cada qual com seu leitor específico.

   Bibliografia:

WWW.ufsj.edu.br

WWW.scielo.br

WWW.infoescola.com.br

  1. Dissertação, Tese
  2. Sites, endereços eletrônicos

Alunos : Yara Gomes Fuzaro, Maria Ângela Duarte , Giuliano de Souza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (58 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com