TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Artigo Jornalistico

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 2

Artigos jornalísticos e artigos científicos.

No dia a dia, uma fonte importante e recorrente de informações são os jornais. Podem ser televisivos, radiofônicos, virtuais ou mesmo os tradicionais jornais impressos. Se pegamos, por exemplo, um artigo de um grande veículo que trate de futebol, a apresentação, informações e problematizações serão apresentadas de uma determinada forma. Quando o mesmo assunto é tratado em um artigo científico, ele deve apresentar certas peculiaridades na forma e no conteúdo.

Faça uma breve reflexão sobre as principais características de um artigo científico que analise aspectos relacionados ao futebol, diferenciando-o do texto jornalístico.

Artigo Cientifico

É um documento que contém a descrição de descobertas da ciência através de pesquisas.

Usando o futebol como exemplo este artigo teria dados específicos sobre grupos de atletas que treinaram separadamente, com alimentações diferentes, tipos de exercícios diferentes, horários diferentes e compararia o rendimento desses atletas em campo, analisando condicionamento físico, velocidade, habilidade, etc.

Após a realização desta pesquisa especifica, os resultados são expostos neste artigo de forma clara, direta, concisa e objetiva, apresentando os dados de cada grupo e/ou atleta e com esses resultados expostos se torna possível a tomada de decisões referentes aos tipos de treinamento, alimentação, horários que cada atrela deve ter para obter o melhor resultado possível.

Texto Jornalístico

O objetivo de um texto jornalístico é basicamente o da comunicação, é escrito de forma direta em caráter informativo, pode ser imparcial ou não, é frequente o uso da terceira pessoa.

O seu processo se divide em 4 fases:

Pauta: Escolha do assunto

Apuração: Verificação dos fatos e provas

Redação: Transformação das informações apuradas em textos

Edição: Revisão e correção textual e divulgação dom texto em jornais, revistas, sites, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (48.7 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com