TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico E Texto Jornalistico

Exames: Artigo Cientifico E Texto Jornalistico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  332 Palavras (2 Páginas)  •  943 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo científico sobre futebol

Um artigo científico é uma modalidade de texto que se caracteriza principalmente por apresentar uma linguagem formal, muitas vezes técnica e que visa diminuir ou eliminar qualquer ambiguidade. A redação de um artigo científico envolve um conhecimento amplo e profundo do tema e geralmente se apresenta pouco acessível a um público leigo, pouco familiarizado com os termos e ideias presentes.

Já um artigo jornalístico tem uma função completamente distinta. Em um artigo, o redator tem como objetivo alcançar o público mais amplo possível, tentando transmitir uma notícia ou informação com o máximo de clareza e simplicidade para um público diverso e com diferentes níveis de instrução. O uso de termos técnicos e pouco conhecidos é evitado ao máximo.

Um artigo científico sobre futebol poderia ter a seguinte forma:

O futebol, (palavra derivada do inglês "association football" ou simplesmente "football) é um esporte composto por duas equipes com 11 jogadores cada e um árbitro que é o responsável pela observação das normas pelos jogadores na partida.É jogado em uma campo retangular e gramado com uma área padrão de 4136m².O objetivo deste esporte é deslocar uma bola até dentro uma baliza do adversário, o que é denominado "gol".Isso deve ser feito sem o uso da mãos.A equipe com mais gols ganha a partida, sendo que uma partida oficial é composto por dois períodos de tempo, cada um com duração de 45 minutos, podendo haver uma extensão desse intervalo, o que fica a critério do árbitro.

Já em um artigo jornalístico o mesmo texto poderia assumir aseguinte forma:

O futebol é um esporte onde duas equipes com 11 jogadores competem para tentar fazer mais gols, que acontece quando a bola adentra a baliza do adversário. É um esporte muito popular no Brasil e em várias partes do mundo. Sua origem é inglesa, de onde vem o nome do esporte, originalmente football.De quatro em quatro anos é realizada um competição onde se reúnem seleções de vários países.

(2014, 05). Artigo científico sobre futebol. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2014, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Artigo-Cient%C3%ADfico-Sobre-Futebol/52996124.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com