TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo de Estatística O que as pessoas mais utilizam? Razão ou emoção?

Por:   •  22/11/2015  •  Artigo  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

UNIP – Universidade Paulista

Cursos Superiores de Tecnologia

Artigo de Estatística

O que as pessoas mais utilizam? Razão ou emoção?

Gestão de Processos Gerenciais – 2º Semestre

São Paulo

2014

O que as pessoas mais utilizam? A razão ou a emoção?

Estamos cada vez mais cercados por ideias e situações que nos colocam muitas vezes cenários que nos pedem a tomada de decisão.

Por esse motivo, essa pesquisa estatística foi realizada com o intuito de saber no que as pessoas mais se baseiam na hora de tomar decisões que muitas vezes afetam suas vidas.

A hipótese inicial da pesquisa era de que as pessoas utilizam mais a razão em suas decisões. Para a realização da mesma, pesquisamos a população das cidades da região: Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Cajamar, Ribeirão Preto, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista. A pesquisa foi realizada de modo aleatório, tanto com homens quanto mulheres, sendo a amostragem total de 77 pessoas.

O formulário da pesquisa foi feito conforme a figuras abaixo:

Escolhemos a pergunta sobre casamento, pois a maioria da população brasileira é ou já foi casada, e por isso poderíamos obter dados de forma mais generalista.

Após a tabulação da pesquisa, fomos pesquisar mais a fundo sobre as definições de razão e emoção e conforme o Dicionário Aurélio 2010 as definições são: razão é a “Sociedade que tem o ser humano de avaliar, julgar, ponderar ideias universas; raciocínio, juízo”. E emoção é a ““... Perturbação ou variação do espírito advinda de situações adversas e que se manifesta como alegria, tristeza, raiva, etc.’’.

Por esse motivo, tabulamos e separamos as repostas das pesquisas conforme a figura abaixo:

Como podemos analisar 51,9% das pessoas pesquisadas são casadas, ou seja, mais da metade. A maioria da amostra pesquisada era do sexo feminino, representando 57,1% do total.

Em relação aos resultados da pesquisa as respostas obtidas pelas pessoas em relação às perguntas, as respostas variaram entre amor, emoção, amizade, companheirismo, sendo estas as mais comuns, ou seja, todas advindas da emoção, onde representou 37,8% e 40,0% para as respectivas perguntas.

Já para as respostas advindas de razão, as pessoas responderam entre caráter, inteligência, honestidade, franqueza, representando 62,2% e 60,0% para as respectivas perguntas. O que se pode notar é que não perguntamos diretamente o que as pessoas mais utilizam em suas decisões, mas nos baseamos em apenas uma e assim, obtivemos respostas indiretas no qual podemos extrair e verificar se era razão ou emoção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com