TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo sexualidade de pessoas com SD

Por:   •  15/6/2015  •  Artigo  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 5

Questões do artigo:

“Aspectos genéticos e sociais da sexualidade em pessoas com síndrome de Down”

  1. Grande parte dos casos de Síndrome de Down (SD) são causados por não disjunção meiótica do cromossomo 21 e também por translocações Robertsonianas. Pesquise em outras fontes bibliográficas a ocorrência da SD por mosaicismo explicando todo o processo.

“O mosaicismo do cromossomo 21 é responsável pela SD em 2 a 4% dos afetados. Estes apresentam dois tipos de células, um com número normal de cromossomos (46) e outro com 47 cromossomos devido à trissomia do cromossomo 21. A causa principal do mosaicismo é a não disjunção do cromossomo 21 durante o processo da mitose (divisão das células somáticas) no embrião. Quando a não disjunção do cromossomo 21 ocorre numa célula, as células derivadas desta serão trissômicas. O resultado final será uma proporção entre células normais e trissômicas. Quanto menor o número de células trissômicas, menor é o envolvimento fenotipico. Por isto pacientes mosaicos geralmente, são menos afetados. Esta forma de SD não tem relação com a idade materna.”

(Retirado do site http://www.cerebromente.org.br/n04/doenca/down/down.htm)

  1. O que faz com que portadores da SD adquiram comprometimento neurológico e “comportamentos peculiares”?

Material genético adicional na região 21q22.2 implica déficit neurológico. Entre os produtos gênicos conhecidos nessa região cromossômica, a APP (proteína precursora amilóide) foi decisivamente relacionada a SD, estando associada ao déficit na adesão celular na neurotoxidade e no crescimento celular, com implicações na formação do sistema nervoso central. Indivíduos com SD têm sido considerados portadores de características comportamentais peculiares e de deficiência mental. Fatores de natureza social, psicológica e biológica podem estar relacionados ao fenótipo comportamental, a exemplo da redução do nível de serotonina, associada a anomalias estruturais do cérebro.

  1. O fato de muitos pais de portadores da SD desejarem que seus filhos sejam “esterilizados” é interpretado de qual forma por você?

Para muitas pessoas, o fato de que indivíduos com SD não podem construir uma família é absurda e deve ser eliminada na sociedade. Todos têm o direito de ter uma vida normal e todos devem ser tratados da mesma forma. Uma pessoa com SD é como qualquer uma e pode sim decidir como quer organizar sua forma de pensar e realizar suas vontades.

Pesquisa realizada sobre a sexualidade em indivíduos com SD (aCentro Universitário Adventista de São Paulo. São Paulo, SP, Brasil. bUniversidade Gama Filho. Piedade, RJ, Brasil. cInstituto Oswaldo Cruz. Departamento de Biologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil):

“Resultados:

Os pais tratam os filhos num padrão infantil de comportamento, pois temem assumir as consequências de um relacionamento sexual que pode resultar numa gravidez com risco de reincidência da síndrome. Os profissionais sentem-se despreparados para orientar sexualmente a pessoa com SD e harmonizar as atitudes dos pais aos desejos sexuais dos filhos.

Conclusões:

A sexualidade das pessoas com SD estrutura-se como nos demais seres humanos, embora seja vivenciada com restrições percebidas por elas mesmas a depender do contexto social no qual estão inseridas.”

  1. Segundo o texto, por que muitas pessoas com SD possuem uma sexualidade “a flor da pele”?

Em pessoas com SD verificam-se diferentes níveis de maturidade e adequação. Algumas apresentam retardamento mental leve, sendo capazes de lidar com seus impulsos sexuais e relacionamentos como a maioria das pessoas. Em outro extremo estão aquelas que, muitas vezes por sua história de vida, com escassez de tratamentos e estímulos sociais, mais do que pela trissomia do cromossomo 21, são impulsivas, com dificuldades de lidar com a sexualidade, não diferenciando o comportamento público do particular em atividades como masturbação, com dificuldades na comunicação e na compreensão das interações sociais que fazem parte das relações interpessoais.

  1. Qual é o papel da educação sexual para os portadores de SD?

Deve ser considerada como parte do processo de educação global da criança e do adolescente com SD, como para qualquer pessoa, com métodos específicos e corretos para a faixa etária e capacidade cognitiva. Pessoas com SD, são como qualquer outra e por isso requerem o desenvolvimento de aspectos como autoestima, responsabilidades e valores morais, para se tornarem seres sexualmente saudáveis.  

  1. Como é a capacidade reprodutiva (fertilidade) na SD?

Dados referentes a reprodução de mulheres com SD, sem mosaicismo, mostram 30 gestações, incluindo em caso de gravidez gemelar em 26 mulheres SD, resultando em dez crianças com a mesma síndrome, 18 bebes sem o distúrbio e três abortos espontâneos. Proporção de descendentes afetados ou não pela SD na razão de 10:17. A fertilidade, geralmente, é mais reduzida nos homens do que nas mulheres com SD, apesar do desenvolvimento normal das características sexuais secundárias. Estudos mostraram diminuição na capacidade de formar espermatozoides funcionais e comportamento anômalo do cromossomo 21 extra na meiose, divisão celular que leva à formação dos gametas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (88.4 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com