TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Cooperativas de Trabalho

Por:   •  18/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.552 Palavras (15 Páginas)  •  94 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]Página |

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS

ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS

DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO

Hillary Gonçalves de Souza Marchi

Wanderson Ferreira Fernandes

Cooperativas de trabalho,

o Representante comercial e o Trabalhador autônomo

Goiânia /Go

2020/2

Hillary Gonçalves de Souza Marchi

Wanderson Ferreira Fernandes

Cooperativas de trabalho,

o Representante comercial e o Trabalhador autônomo

Trabalho apresentado como requisito parcial à obtenção da nota da AED Curso Bacharel em Administração Escola de Gestão e Negócios Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Orientador: Prof. Eugenio Brito Jardim

Goiânia /Go

2020/2

Dedico este trabalho à minha Família, Amigos, Colegas que me ajudaram na realização E conclusão deste Trabalho.


AGRADECIMENTOS

Em primeiro lugar, agradeço a minha Mae, Eldina cândida Ferreira, pela compreensão, carinho e oportunidade que me concedeu para eu poder seguir a minha vida com sucesso, felicidade e paz. Agradeço a Deus por me abençoar nessa caminhada, para que eu tenha força em enfrentar os meus obstáculos e garantir o sucesso.

As Minhas Irmãs, pela compreensão, força, amizade eterna e confiança no meu trabalho.

A minha Coordenadora, Juliana Mesquita, e meu Gerente Paulo Leandro Jacinto, pela paciência pelas muitas vezes que realizei meus trabalhos acadêmicos no trabalho, agradeço pelos dias de cansaço que não me dediquei tanto ao trabalho, mas eles estavam torcendo pelo meu sucesso. E, por fim, a todos os meus professores, que me passaram parte de seu conhecimento, para o meu crescimento na vida profissional


O principal objetivo da administração deve ser o de assegurar O máximo de prosperidade ao patrão e, ao mesmo tempo, o máximo de prosperidade ao empregado.

Frederick W. Taylor

“Se os seus sonhos não te assustam, eles não são grandes o suficiente”.

Frederico Trajano.

#Tem no Magalu

Crescimento Chinês.

Sumário

COOPERATIVAS DE TRABALHO        6

ORIGENS E FUNDAMENTOS        7

Cooperativismo no Brasil        7

os principais tipos de cooperativas        7

VANTAGENS DE UMA COOPERATIVA        8

A principal vantagem        8

DIFERENÇAS ENTRE ASSOCIAÇÕES E COOPERATIVAS        8

O Representante Comercial e o Trabalhador Autônomo        10

Cooperativas de Trabalho

Considera-se Cooperativa de Trabalho a sociedade constituída por trabalhadores para o exercício de suas atividades laborativas ou profissionais com proveito comum, autonomia e autogestão para obterem melhor qualificação, renda, situação socioeconômica e condições gerais de trabalho.

As cooperativas de trabalho, na modalidade serviços, são sociedades cujo alvo principal e prover trabalho terceirizado, sem vínculo empregatício, a empresas e entes públicos. Em assim fazendo, as cooperativas também oferecem serviços a seus associados, intermediando a relação de trabalho que se estabelece com o tomador. Como as cooperativas não são empresas e os associados não são empregados, os serviços prestados através de uma cooperativa teriam, em princípio, custos menores para o tomador, pois não incidiriam os encargos trabalhistas obrigatórios na relação de emprego.

Origens e Fundamentos

De acordo com os registros da União Cooperativa Internacional, em termos de conceitos modernos, a primeira cooperativa foi fundada em 1844 localizada em Rochdale Lancashire, perto de Manchester, Inglaterra.

A indústria têxtil floresceu em 1843 Em Rochdale. No entanto, os tecelões achavam que os industriais eram mal pagos e subdesenvolvidos, e exigiram um aumento de salário. Houve uma greve e alguns empresários simplesmente faliram. Em novembro de 1843, 28 tecelões desempregados juntaram suas economias e um armazém cooperativo foi estabelecido em Rochdale em 21 de dezembro de 1844. Portanto, eles estabeleceram a chamada "Sociedade Pioneira de Rochdale" Fair Pioneer Association).

O objetivo inicial da cooperativa era fornecer alimentos, roupas e outros bens de consumo. Posteriormente, ela expandiu o alvo, começou a promover habitação para membros e aquisição de terras e a fabricar artigos que a associação considerasse convenientes para fornecer trabalho aos membros.

Cooperativismo no Brasil

No Brasil, data também do século XIX o surgimento das primeiras sociedades cooperativas, destacando-se:

  • Cooperativa de Produção Teresa Cristina, fundada pelo médico francês Jean Maurice Fevre, em 1847, no Paraná;
  • Cooperativa de Consumo dos Empregados da Companhia Paulista, fundada na cidade de Campinas, no Estado de São Paulo, em 1887;
  • Cooperativa de Consumo dos Funcionários da Prefeitura de Ouro Preto, criada em Minas Gerais, em 1889
  • Cooperativa Militar de Consumo do Rio de Janeiro, em 1894.

 À época, o cooperativismo no Brasil encontrava obstáculos na auto-suficiência e no individualismo da aristocracia rural, que contava com grande contingente de mão de obra escrava (PEREIRA, 2003, p.32). Mister lembrar que a Constituição Imperial Brasileira, de 1824, proibia as corporações de ofício (ARAÚJO, DIAS e MORAES, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.9 Kb)   pdf (375.2 Kb)   docx (745 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com