TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cooperativa Delicias Saudáveis - Segurança do Trabalho

Por:   •  20/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.212 Palavras (13 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 13

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

FABIO FRANCISCO DA SILVA BARROS, 5033675071

JANAINA APARECIDA NEVES PEREIRA, 1299111894

RAFAELLA DOS SANTOS SILVA, 0047573900

DELÍCIAS SAUDÁVEIS

CUIABÁ

2016

FACULDADE ANHANGUERA DE CUIABÁ

FABIO FRANCISCO DA SILVA BARROS, 5033675071

JANAINA APARECIDA NEVES PEREIRA, 1299111894

RAFAELLA DOS SANTOS SILVA, 0047573900

DELÍCIAS SAUDÁVEIS

TRABALHO ORIENTADO PELO PROFº

ESPECIALISTA THIAGO BARBOSA MOREIRA, DA

 DISCIPLINA DE LEGISLAÇÃO E SEGURANÇA DO

 TRABALHO, DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

PARA OBTENÇÃO DE NOTA PARCIAL.

CUIABÁ

2016


Sumário

Introdução        4

  1. Linha de Pesquisa        5
  2. Vitamina que substitui refeição        6
  3. Saladas        7
  4. Saladas de pote        12
  5. Sanduiches        14
  6. Sobremesas        16
  7. Segurança do trabalho de EPIs de uso na cozinha industrial        18

Conclusão        22

Referências Bibliográficas        13


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo apresentar a Cooperativa Delícias Saudáveis, sua linha de pesquisa, bem como toda sua composição.

Esta Cooperativa atua no ramo de preparação de comidas saudáveis para o consumo. O foco é preparar alimentos saudáveis, visando à saúde dos nossos consumidores, pra que os mesmos tenham qualidade de vida. Os produtos são preparados com alimentos orgânicos, ou seja, livre de agrotóxicos. O valor nutricional dos alimentos também é de suma importância, já  que pode ser consumido por todo o público, desde pessoas que estejam fazendo dieta, à pessoas que trabalham todo o dia e não têm preocupação com esse quesito. O sabor final também é outro ponto de grande valor, pois o alimento não basta ser nutritivo, deve ser saboroso, e buscamos esse fator e o garantimos.

Mas não é só de sabor que se mantém nossa cooperativa. Os funcionários são a base para que tudo se saia como o esperado, mas, além disso existe outro fator: a segurança do trabalho. A cozinha de um restaurante, principalmente, contém vários objetos que podem colocar em risco a integridade do trabalhador, e neste trabalho também apresentaremos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individuais) que os funcionários devem usar para se protegerem dos riscos que existem em seu local de trabalho.


  1. Linha de Pesquisa

O restaurante Delícias Saudáveis trará um novo conceito, pois em nossa cidade é quase impossível encontrarmos restaurantes com cardápio todo voltado para que o cliente possa comer somente o que é saudável. Todos os alimentos utilizados na preparação dos pratos será orgânico e com o seguinte diferencial: todos os pratos foram escolhidos especialmente para se substituir uma refeição.

No entanto, os valores nutricionais não serão deixados de lado, este será nosso maior aliado. E esta é nossa inovação no mercado de restaurantes, vamos fugir do tradicional, proporcionar alimentação saudável a nossos clientes e também teremos delivery de todos os pratos servidos, inclusive de bebidas.

Todavia, não é somente de inovação que será feito nosso restaurante. Existem várias outras coisas que devemos nos atentar, a segurança de trabalho. A segurança do trabalho age na prevenção de acidentes, incidentes e qualidade de vida, precisam estar presentes em toda e qualquer área e profissão.

Em restaurantes há vários utensílios que são usados na cozinha e a maioria deles oferecem grande perigo e podem provocar acidentes, por exemplo, entre os anos de 2006 e 2013, foram notificados 3.234 acidentes graves ou fatais envolvendo trabalhadores na área de alimentação no Estado de São Paulo. Quase 50% dos casos notificados ocorreram com cozinheiros, atendentes de lanchonete, garçons e copeiros.  Por isso, é de suma importância que haja um cuidado redobrado.

Os equipamentos de proteção individual precisam ser adequados, estar em boa conservação de uso, dentro da validade, antes, durante e depois do uso do determinado utensílio. Exemplo: a faca normalmente é bem afiada e é importante que esse utensílio tenha proteção, principalmente após o uso, para ser guardado de modo a não causar acidentes.


  1. Vitamina que substitui refeição

Em geral, quando falamos de vitaminas costumamos pensar em vitaminas doces à base de lácteos (iogurtes, creme, sorvete), os quais são muito calóricos e pouco saudáveis. Mas, uma vitamina simplesmente significa que decidimos tomar uma série de alimentos triturados em um liquidificador, e, neste artigo, nos surpreenderemos com os ingredientes que podemos utilizar. A seguir te explicamos quais são os benefícios de tomar estas vitaminas com frequência:

São de fácil digestão, especialmente benéficos para as pessoas que comem muito rápido e sem mastigar.

Exemplos de vitaminas completas que estarão no cardápio

  • Vitamina verde

 abacate, espinafre, banana madura, bebida de arroz.

  • Vitamina vermelha

 morango, beterraba cozida, uva passa, nozes de macadâmia, óleo de girassol e suco de cranberry.

  • Vitamina laranja

 mamão, folhas de beterraba, pinhões, damasco seco, óleo de amêndoa, bebida de aveia e germén de trigo.

  • Vitamina amarela

 abacaxi, avelã, tâmara, óleo de gergelim, suco de maça e pólen.


  1. Saladas

De acordo com a nutricionista Vivian Goldberger, para susbstituir adequadamente refeições, a salada deve conter fontes de proteínas (carne vermelha, frango, peixe, ovos, soja ou frutos do mar), carboidratos (macarrão ou tubérculos, como batata, mandioquinha, inhame, cará, milho) e leguminosas (feijão, lentilha, grão-de-bico ou ervilha).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (362.9 Kb)   docx (233.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com