TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dimensões da cadeia de suprimento

Por:   •  17/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE CADEIA DE SUPRIMENTOS

As dimensões da cadeia de suprimento

Um conceito mais amplo de cadeia de suprimentos é a integração dos processos de negócios desde o consumidor final até o fornecedor primário, sendo a logística parte dos processos da cadeia que liga clientes e fornecedores. A logística integrada abrange três áreas a logística interna, a logística inbound (abastecimento), e a logística outbound (distribuição). Outro conceito comum é a cadeia produtiva que é utilizada para a determinação do conjunto de atividade de um segmento do mercado. Em quanto a cadeia de suprimentos é parte de uma ou de várias cadeias produtiva, a cadeia produtiva refere-se a estrutura geral do segmento de mercado. A cadeia de suprimento abrange três grandes conjuntos de atividade empresariais: Processo de Negócios; Organização e Pessoa; e Tecnologia iniciativas, pratica e sistemas.

Configurações da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos consiste de organizações com processos que produzem valor para o cliente, os componentes gerais da cadeia são administrados de modo integrado entre organizações que participam da estrutura da cadeia. Os processos de negócios-chave para a gestão da cadeia de suprimentos são: Gestão do relacionamento com clientes; Gestão do serviço ao cliente; Gestão da demanda; Gestão do processamento de pedidos; Gestão do fluxo de produção e de operações; Gestão dos fornecedores; Projeto e desenvolvimento de produto e processos. A questão é a definição sobre os membros-chave de uma cadeia, visto que a análise de configuração da cadeia permite identificar potenciais oportunidades de melhorias na gestão e nos processos decisórios dos membros da cadeia visando a manutenção da competitividade. A gestão das cadeias depende de vários fatores, como segmento de mercado, disponibilidade de fornecedores e de matérias, tamanho do mercado e numero potencial de clientes. A inclusão de todos fornecedores e clientes direto e indireto na gestão da cadeia pode ter complicações para administrar, que se apresentaria como não produtiva, na integração de ações e resultados. A solução é identificar os membros-chave crítico para o sucesso da cadeia.

A cadeia de suprimentos é composta pela cadeia interna, cadeia imediata e cadeia total, englobando em sua estrutura clientes de 1º e 2º camada. Cadeia interna são fluxo de materiais e informações internos de uma organização. Cadeia imediata é compostas por fornecedores e clientes ou de 1º camada, e seus fluxos integrados de materiais e informações. Cadeia total é composta por todos fornecedores e clientes e suas cadeias imediatas com seus respectivos fluxos. As práticas e relacionamento entre os membros criam diferentes valores nas cadeias uma cadeia, uma cadeia cria um conjunto de valores únicos, é mais competitiva que uma organização isolada e pode superar outra na concorrência, os fatores que diferenciam as cadeias são: Gestão de relacionamento com fornecedores e clientes; Iniciativa e práticas logísticas; Tecnologia e sistemas de informação; Sistema de gestão e avaliação do desempenho. O compartilhamento de informações é a base para a coordenação dos processos de negócios das atividades do membros-chave, proporcionando visibilidade entre as organizações de modo que a tomada de decisões eleve a rentabilidade de toda cadeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51.5 Kb)   docx (8.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com