TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dúvidas Gerais

Por:   •  14/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  763 Palavras (4 Páginas)  •  199 Visualizações

Página 1 de 4

Na evolução histórica da administração a Igreja Católica Romana pode ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Através dos séculos, a Igreja Católica absorveu as normas administrativas e princípio de organização publica das Instituições de Estado. Aplicou na sua organização, a hierarquia de autoridade, o estado maior (assessoria) e a coordenação funcional.

Ela aproveitou e melhorou toda a técnica administrativa que os romanos desenvolveram para fazer administração à distância. Como exemplo de eficiência e de coordenação administrativa e departamental. Através dos séculos vem  mostrando e provando a força de atração de seus objetivos, a eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, espalhando-se por todo mundo e exercendo influência, inclusive sobre os comportamentos das pessoas, seus fiéis.

Conforme Megginson, Mosly e Pietri, Jr. (1998 p. 107) “a Igreja Católica Romana contribuiu bastante para evolução administrativa. À proporção que o cristianismo se expandia ocasionava muitos conflitos, fazendo surgir novas seitas, por sentir-se pressionadas a Igreja passou a definir com mais clareza as suas missão, objetivos, diretrizes, regras e regularmente, assim como a sua hierarquia organizacional. Desenvolveu uma relação altamente centralizada de autoridade e responsabilidade, ocasionou em muitos conflitos entre centralização e descentralização existentes até hoje. Essas características além do grau de imposições de diretrizes, doutrinas, procedimentos, entre outros são uns dos principais fatores de diferenças de seitas cristãs.”.

Hoje a Igreja Católica possui uma organização tão simples e eficiente que sua enorme organização mundial pode operar satisfatoriamente sob o comando de uma só pessoa, o Papa. Atravessando séculos e sua forma primitiva tem  permanecido quase a mesma: um chefe executivo, um colégio de conselheiros, arcebispos, bispos, párocos e a congregação de fiéis. Tendo apoio não só na força de atração de seus objetivos, mas também na eficácia de suas técnicas organizacionais e administrativas, a igreja tem sobrevivido às revoluções do tempo e oferecido um exemplo de como conservar e defender suas propriedades, suas finanças, rendas e privilégios.

A Igreja Católica contribuiu para o desenvolvimento da Administração com a sua estrutura, seu método de organização, por ser considerada a organização formal mais eficiente da civilização ocidental. Conclui-se que esta estrutura eclesiástica serviu de modelo para várias outras instituições que por sua vez aplicaram diversas normas, princípios administrativos utilizados na Igreja.

REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Ildaberto. Administração nos Novos Tempos. 2.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1983.

MEGGINSON, Leon C., MOSLEY, Donald C., JR, Paul H. Pietro. Administração – Conceito e Aplicação. 4.ed. São Paulo: Harbra, 1998.

A organização militar influenciou as teorias da Administração ao longo do tempo. A História demonstra que a maioria dos empreendimentos militares, sociais, políticos econômicos e religiosos teve uma estrutura piramidal, embora de forma não muito regular. Essa pirâmide retrata uma estrutura hierárquica. Suas principais características são: A organização linear tem suas origens na organização militar dos exércitos da Antiguidade e da época medieval. O princípio da unidade de comando (pelo qual cada subordinado só pode ter um superior) é o núcleo central das organizações militares. A hierarquia - ou seja, a escala de níveis de comando de acordo com o grau de autoridade - provém da organização militar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (73.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com