TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Escolas de Administrarão

Por:   •  8/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  112 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

INSTITUTO DE ECONOMIA – UNICAMP
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO E ESTRATÉGIA DE EMPRESAS

DISCIPLINA ECO 102

ADMINISTRAÇÃO GERAL

Prof. Adauto B. Delgado Filho

Trabalho 1: Escolas de Administração

Andrezza Oliveira

Ivan Alexandre Cenzi

Newton Santos

Pedro Correia Garcia

Vanessa Ferro

Victor Marinho Weill

 Novembro, 2019


1 - Identificação dos integrantes e das empresas

Andrezza Oliveira
Empresa: Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos voltada à assistência à  saúde, educação e ensino, inovação e pesquisa e responsabilidade social, fundada em 4 de junho de 1955 pela comunidade judaica da cidade de São Paulo e desde então exerce um papel importante no Sistema Único de Saúde (SUS) e na Saúde Suplementar. O Einstein possui o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), e títulos de utilidade pública federal, estadual, e municipal e dele faz parte de uma Organização Social de Saúde. Em 2018, o Einstein realizou 772,7 mil atendimentos privados e a beneficiários do Sistema de Saúde Suplementar e 1.453,5 mil atendimentos pelo SUS. Os atendimentos foram realizados por 12,9 mil colaboradores e 9,4 mil médicos credenciados.[pic 2]

 Ivan Alexandre Cenzi 
Empresa: PPG Industrial do Brasil - empresa multinacional do ramo de tintas revestimentos. Empresa com aproximadamente 800 funcionários no Brasil, com plantas produtivas em Sumaré, Gravataí, Américo Brasiliense e Curitiba.
[pic 3]

 Newton Santos
Empresa: UniCarriers Américas - empresa multinacional fabricante de empilhadeiras de origem Japonesa. No Brasil o centro de distribuição em Campinas foi encerrado em 2017 e hoje tem 1 só funcionário atendendo a área comercial, técnica e pós-vendas.
[pic 4]


Pedro Correia Garcia
Empresa: Almatis do Brasil - empresa multinacional de médio porte (7 funcionários no Brasil e 1000 no total). Realiza importação e distribuição de matérias primas para indústria da produção de produtos refratários.
[pic 5]

Vanessa Ferro
Empresa: L’Occitane - multinacional francesa especializada no ramo de cosméticos e bem-estar que no ano fiscal de 2018 gerou receita de €60,2 milhões. Presente em mais de 90 países, a sede da L'Occitane no Brasil está se desenvolvendo para ser a terceira mais importante do grupo em tamanho e rentabilidade, e para isso conta com aproximadamente 4.000 funcionários distribuídos em mais de 400 lojas, centro de distribuição, fábrica e escritório corporativo.
[pic 6]

 Victor Marinho Weill
Empresa: Weill Indústria e Comércio Ltda. - empresa multinacional de pequeno porte do ramo de produtos químicos, atua no estilo B2B com sede no Brasil e filial em Portugal. Fabrica produtos voltados para a conservação, preservação e renovação de artigos em couro, camurça, nobuck e tecidos em geral, focando principalmente no setor calçadista.
[pic 7]


2 - Objetivo do trabalho e considerações discutidas em aula


Consolidar os aprendizados e debates em sala estabelecendo um breve paralelo entre os debates, as “escolas” de administração (Clássica; Relações Humanas; Qualidade) e a gestão de sua(s) Unidade(s) de Negócio (UN).

Gestão baseia-se no conjunto de estratégias que uma instituição adota para direcionar seus funcionários visando a obtenção dos resultados desejados. Tem-se, portanto, como objetivo da gestão de determinada empresa (por exemplo), assegurar que o time trabalhe de maneira produtiva e harmônica, com a finalidade de alcançar os objetivos e metas definidos pela empresa.

Dois aspectos são fundamentais no processo de gestão e de definição de como esta gestão atuará. Primeiramente temos as definições das funções primárias da empresa, que se baseiam na produção, nas finanças e na oportunidade existente de mercado. Estes princípios são responsáveis por nortear a busca de resultados e metas previstas para o sucesso do negócio. Além disso, devem ser consideradas as chamadas questões estruturais, caracterizadas pelo desenvolvimento e a gestão de um sistema eficaz de troca de informações que garantam com credibilidade e agilidade a integração interna, em todos os níveis, de tal forma que seja assegurada a fluidez das decisões estratégicas na estrutura organizacional da empresa.

Não existe uma única forma de gestão, diversos são os modelos que podem ser adotados de acordo com o ramo da empresa. Alguns modelos discutidos em aula foram gestão democrática, gestão meritocracia; gestão com foco em resultados; gestão com foco em processos; gestão autoritária; gestão por cadeia de valor; entre outros exemplos existentes. Identificamos que cada uma das empresas do grupo, por se tratarem de empresas com realidades extremamente distintas, possui um modelo de gestão. No entanto, todos concordamos que cada funcionário é responsável por direcionar esse modelo de gestão e, desta forma, influenciar os principais indicadores da empresa.  

O sucesso e a eficiência de uma gestão podem ser medidos através dos chamados KPIs, ou seja, indicadores ou métricas definidas para avaliação e acompanhamento dos resultados de um determinado departamento ou projeto. Entretanto, é importante ressaltar que não se pode afirmar que uma empresa esteja bem ou não observando de um único indicador (mesmo que esse indicador seja o de lucratividade), mas sim observando o panorama geral da empresa.


3 – Correlação entre as abordagens exploradas em sala e a suas Unidades de Negócio

Escolas de Administração podem ser definidas como linhas de pensamento ou conjuntos de autores que tiveram algum enfoque em comum, escolhendo aspectos específicos e semelhantes. Dessa forma, estas escolas podem ser agrupadas de acordo com suas ênfases, como por exemplo focando nas tarefas existentes e na maneira como estas são realizadas, na estrutura de determinada empresa, nas pessoas, no ambiente como um todo ou na tecnologia. Entre as principais Escolas existentes, destacam-se as citadas abaixo.

- A
Escola de Administração Científica, representada fundamentalmente por Frederick Taylor, tinha como preocupação básica alcançar o aumento de produtividade da empresa, por meio do aumento de eficiência no nível operacional. Neste modelo, cada funcionário exerce sua tarefa no menor tempo possível, sem necessidade de conhecer nem o processo produtivo como um todo, nem o produto final. Havia, portanto, a divisão técnica do trabalho e padronização das atividades, geralmente simples e repetitivas.
Relacionamos este tipo de escola a empresa
Albert Einstein pois os processos são muito bem definidos, aumentando a produtividade dos colaborados.

- A
Escola Clássica, desenvolvida por Jules Henri Fayol, visava o aumento da eficiência da empresa, mas buscava-o por meio de mudanças em sua organização. Fayol dividiu as atribuições existentes na empresa em seis categorias: técnicas, comerciais, financeiras, segurança, contábeis e administrativas. Nesta visão, a função administrativa se destaca como a mais importante, uma vez que é ela a responsável por programar todas as ações gerais da empresa, coordenando e harmonizando seus esforços para que conseguissem atingir suas metas. Na discussão em grupo identificamos que a maioria das empresas são fortemente influenciadas por este modelo, Almantis, PPG e L’Occitane são alguns exemplos. Seus funcionários relataram boas práticas como autonomia na tomada de decisões e desenvolvimento de habilidades estratégicas que foram usadas como benchmark para o restante do grupo. Mas também identificaram oportunidades de melhoria em organização processual, como citado anteriormente pela empresa Albert Einstein.

-A
 Escola de Relações Humanas aparece como um movimento de reação e oposição à teoria de Fayol, e tem sua ênfase principal nas pessoas. Representada por Elton Mayo, esta Escola se concentrou nos aspectos informais da empresa, tratando-a como uma organização social e buscando humanizar e democratizar a administração, libertando-a dos conceitos rígidos presentes na Teoria Clássica. Identificamos que a empresa Weill, do nosso grupo, adota quase que em sua totalidade este modelo para administrar seus resultados. O modelo além de se tornar um exemplo de bom relacionamento em equipe, mostra que é capaz de atingir invejáveis níveis de produtividade.

-
A Escola da Qualidade, baseada nos conceitos de Deming, Juran e Ishikawa. Esta escola possui como maior objetivo a melhoria de processos, serviços e produtos, visando garantir a satisfação total dos clientes. A teoria pode ser dividida em algumas fases, como a chamada “Inspeção 100%”; “Inspeção por Amostragem”; “Controle Estatístico de Processo”; “Controle da Qualidade Total”; e “Qualidade como Estratégia de Mercado” Atualmente, a aplicação dos princípios desta escola em empresas e negócios tem se configurado uma valiosa vantagem competitiva, embasando pensamentos estratégicos que antecedem ações e produções, proporcionando melhores resultados. Em nosso grupo a empresa UniCarriers foi um bom caso prático, tem em sua cultura japonesa fortes valores de excelência, conformidade e qualidade.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (147.8 Kb)   docx (120.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com