TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias Competitivas

Por:   •  19/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  796 Palavras (4 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso de pós-graduação: MBA em Gestão Ambiental

Aluno: David Avelino da Fonseca         

RA: 611.105.963

Turma: 01°A                                         

Professor: Felix Hugo Aguero Diaz Leon

Disciplina: Estratégias Competitivas

ATIVIDADE 1

Discuta os tipos de tomada de decisão na empresa que você trabalha ou conhece. Argumente segundo a teoria

PROCESSO ESTRATÉGICO E TOMADA DE DECISÕES

De acordo com Porter, o processo estratégico é o padrão de decisões em uma empresa. Esta determina e revela seus objetivos, propósitos ou metas, produz as principais políticas e planos para a obtenção dessas metas e define a escala de negócios em que a empresa deve se envolver. Além disso, decide que tipo de organização econômica e humana pretende ser e a natureza da contribuição econômica e não econômica que pretende proporcionar a seus acionistas, funcionários e comunidades.

A forma como as estratégias surgem e são implementadas não é um processo

idêntico em todas as organizações, resultando antes de uma conjugação de fatores externos (características e condições do meio envolvente) e de condições internas (dimensão, capacidades materiais, humanas e organizacionais), que configuram cada situação particular.

Na empresa em que trabalho são analisadas as seguintes características antes da tomada de decisões estratégicas para o negócio:

  • Características e condições do meio envolvente;
  • Objetividade;
  • Planejamento estratégico e metas;
  • Custos;
  • Disponibilizações de recursos e ferramentas.

Esta análise vem direcionando a empresa nos últimos 30 anos e vem garantindo a tomada de decisões e estratégias corretas para que o grupo se fortaleça e se consolide no seguimento de prestação de serviços de limpeza pública.

CARACTERÍSTICAS E CONDIÇÕES DO MEIO ENVOLVENTE

A empresa analisa o feed back do ambiente em que está inserida, novas leis a serem implementadas e o possível surgimento e criação de novos produtos para o mercado de serviços.

OBJETIVIDADE

Considera um objetivo de cada vez, e avalia-se o desempenho e a consecução dos objetivos usando as regras para uma decisão aceitável.

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E METAS

Se um objetivo não está sendo atingido, ativa-se uma busca orientada por problemas, num primeiro momento, localmente, e se não tiver sucesso, é expandida para incluir fontes e alternativas mais remotas. Isso é feito em datas pré-fixadas pelo grupo de acionistas que avaliam as metas e objetivos a serem alcançados ao longo do ano, medindo a eficiência das medidas adotadas e corrigindo possíveis falhas visando o atingimento da meta. Geralmente estas reuniões são realizadas a cada três meses, onde há uma análise do mercado, os objetivos pleiteados no início do ano no planejamento estratégico e a evolução da Meta a ser alcançada até aquele momento.

CUSTOS

Um fator determinante para a tomada de decisões e estratégias são os custos dos investimentos requeridos para operar no novo negócio, tais como investimentos em instalações fabris e em estoques (no nosso caso, como atuamos em vários estados, o diferencial do valor pago pela mão de obra tem um auto grau de investimento, como exemplo podemos citar São Paulo, que tem um dos maiores salários da categoria de gari varredor).

Os investimentos adicionais requeridos para superar outras barreiras estruturais, tais como identificação de marca e tecnologia patenteada. Estamos sempre em busca de novas tecnologias que estejam disponíveis e que venham a criar um diferencial de serviço e qualidade, por exemplo, em uma avenida onde diariamente são utilizados equipes de 20 homens para varrer ruas, com um equipamento novo e mais compacto de varrição (varredeira automatizada de vias) conseguiu-se uma diminuição da mão de obra empregada, com ganho de qualidade e baixo custo para o contratante, criando assim um diferencial de mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (183.5 Kb)   docx (287.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com