TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Estratégias de Mercado

Por:   •  4/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.031 Palavras (9 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................3

2 ESTRUTURAS DE MERCADO................................................................................4

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS........................................................................................5

3.1 Medidas descritivas.............................................................................................5

3.1.1 Medidas de Tendência Central........................................................................5

3.1.2 Medidas de Dispersão.....................................................................................5

3.1.3 Técnicas de Amostragem Probabilística........................................................6

4 NÚMEROS ÍNDICES................................................................................................7

4.1 DEFLAÇÕES DE DADOS.....................................................................................7

5 ÉTICA, POLÍTICA E SOCIEDADE...........................................................................8

6 CONCLUSÃO...........................................................................................................9

REFERÊNCIAS.........................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

No trabalho a seguir tem como objetivo fazer com que cada aluno desenvolva sua habilidade e sensibilidade ao que se refere ao mercado atual e economia aplicada atualmente. O trabalho a seguir mostra uma breve visão sobre estruturas de mercado, ferramentas para margem de lucro e um pouco sobre capitalismo.

2 ESTRUTURAS DE MERCADO

O oligopólio (do Grego oligos, poucos + polens. vender), é uma estrutura de mercado que se situa entre concorrência perfeita e os monopólios. Ou seja, corresponde a uma estrutura de mercado de concorrência imperfeita, no qual o mercado é controlado por um número reduzido de empresas, de tal forma que cada uma tem que considerar os comportamentos e as reações das outras quando toma decisões de mercado. Podemos dizer que oligopólio também é um truste.

No oligopólio, muitas vezes ocorre à criação de um cartel, onde as poucas empresas dominantes fazem um acordo para manter o preço do produto comercializado. Tanto o cartel como o truste exerce poder de pressão sobre o mercado. Ao contrário do truste, no cartel as empresas envolvidas continuam independentes a nível legal.

Para Mendes (2004, p.124) “... estrutura de mercado refere-se às características organizacionais de um mercado, as quais determinam as relações entre: vendedores de mercado; compradores do mercado; vendedores e compradores; vendedores estabelecidos e novos vendedores”.

O texto mostra algumas das observações feita por Riani (1998), que é o número de empresas que atuam no mercado.

Durante os anos de 1994 a 2005 o estado do Rio Grande do Sul foi dominado por 4 grandes empresas supermercadistas, onde nos anos de 1994 e 1995 houveram as fusões como a Companhia Real de Distribuição (Big Shop, Kastelão, Real e Bonjuor; Supermercados Dosul), Supermercados DoSul (Poko preço e centro útil), Supermercados Zottis (Mobycenter), Sogenalda (Econômico e Exxtra-econômico) e ianda com Carrefour e Zaffari.

No ano de 1995 foi apontada uma situação onde uma concentração de mercado na indústria de supermercados de Porto Alegre na época das quatro grandes redes Cia Zaffari, Cia real, Cia Dosul e Carrefour respondiam por 69,2%.

No ano de 1997, a liderança foi ocupada pela Nacional Comércio Distribuição de Alimentos, seguida pela Cia Zaffari, Cia Real e, em quarto lugar, com o fim da Rede Dosul, ficou o exxtra-econômico. Em 1998 ocorreram mudanças no quadro de lideranças com a entrada do grupo Português Sonae tornou-se proprietário do Exxtra-econômico, Big Shop e Cia Real, Nacional administração e participações.

Ainda em 1998, as três maiores empresas Sonae, Zaffari e Carrefour responderam por 90% do faturamento do setor na capital, e responderam por 55% da receita estadual naqueles anos segundo o AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados).

Seis anos mais tarde a rede Zaffari entrou para o seleto grupo. Dois anos depois entrava no mercado o Walmart deixando o grupo Sonae em 2º no ranking.

A concorrência perfeita é uma estrutura idealizada – um modelo, como a denomina – do mercado de bens e serviços, isto é, visa descrever o funcionamento ideal de uma economia, servindo de parâmetro para o estudo das outras estruturas de mercado. Apesar disso, algumas aproximações dessa situação de mercado poderão ser encontradas no mundo real, como é o caso dos mercados de vários produtos agrícolas, nessa estrutura a interação da oferta e da demanda determina o preço.

No monopólio, podemos considerar como o oposto da concorrência perfeita. Em alguns mercados, principalmente locais, o consumidor não tem escolha: alguns casos bem típicos são o fornecimento de energia elétrica e o fornecimento de água. Existem outros casos: em cidades médias o serviço de televisão a cabo está ao encargo de uma única empresa. O mesmo acontece com os jornais impressos. Em cidades menores, pode haver um único posto de gasolina, um único supermercado, apenas uma farmácia. Todos esses são exemplos de monopólios.

3 MÉTODOS QUANTITATIVOS

3.1 Medidas descritivas

3.1.1 Medidas de Tendência Central.

Em estatística, uma tendência central é um valor central ou valor típico para uma distribuição de probabilidade. É chamada ocasionalmente como média ou apenas centro da distribuição. As medidas de tendência central mais comum são a média aritmética,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.3 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (19 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com