TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças Empresariais

Por:   •  29/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.363 Palavras (10 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Finanças Empresariais é hoje reconhecida como a ciência, ou arte, de saber tomar a decisão financeira ótima. Decisão financeira ótima é aquela que visa assegurar que os investimentos realizados em empreendimentos, empresas e projetos, públicos ou privados, atinjam os resultados esperados pelos investidores.

Foi-se o tempo em que alguns achavam que decisões financeiras austeras e sabias interessavam apenas ao setor privado. Hoje, e a cada dia, mais e mais governos e particulares estão cientes que investimentos tem que gerar os resultados esperados. Hospitais devem ficar prontos e funcionar recebendo e atendendo pacientes, estradas, pontes, portos e aeroportos têm que dar vazão ao trafego, e não podem ser superdimensionados nem subdimensionados, pois qualquer desvio representa desperdício. Escolas devem funcionar com alunos e professores, usinas geradoras e linhas de transmissão de energia precisam ficar prontas, gerar energia e suprir os usuários que demandam a energia para suas atividades. Tudo isto dentro dos prazos, orçamentos e custos previstos, de forma a proporcionar os resultados esperados.

2 DESENVOLVIMENTO

Para os Senhores da Metal Soluções, existe uma ferramenta que possibilita a empresa identificar a necessidade em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e suas responsabilidades em um determinado tempo. É possível visualizar também, o futuro da empresa, fazendo previsões. Essa ferramenta é o fluxo de caixa, que para utilizarmos com mais eficácia devemos estruturar as informações diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo. Com ela poderemos observar os somatórios de ingressos e desembolsos financeiros da empresa em determinado momento, e o mais fundamental para melhorarmos o desempenho da empresa. Sem fluxos do caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência, sem esta ferramenta, seria como os senhores administrar a empresa de olhos vendados.

Com essa ferramenta poderemos usar em diversas situações de estudo como por exemplo, no que chamamos de custo de oportunidade, que é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém, é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresarias. Esse custo e estimado a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). O custo deve ser conhecido e mensurado pelo senhores , pois muitas vezes as escolhas que se mostram melhores logo de cara, podem no final não serem realmente o que se propõem a ser. E, também, é importante a empresa criar produtos e serviços que realmente representem algum diferencial, pois o cliente pode, através do preço relativo, escolher outro produto.

Para o sucesso de uma empresa, é indispensável que se faça o orçamento empresarial, pois com ele vocês poderão sempre buscar pontos fortes e suas limitações, organizando-a e criando objetivos que a organização almeja alcançar. Com esse orçamento poderemos verificar as diferenças entre o orçado e o planejado, com o intuito de implementar as mudanças necessárias, quando o orçado ficar abaixo do real e a manutenção dos resultados, e de manter os resultados, quando estes forem superiores aos orçados. Os orçamentos dividem-se em: orçamento de vendas, orçamento de produção, orçamento de custos da produção, orçamento de custos administrativos e com vendas, orçamento de outros itens DR – demonstrativo de resultados, orçamento de capital e orçamento de caixa. Os métodos de controles do orçamento, devem possuir uma linguagem comum visando facilitar o fluxo dos dados e sua integração, possibilitando assim um bom entendimento, o acompanhamento e a tomada de decisões por partes dos gestores. Uma das desvantagens do orçamento empresarial é a geração de custos em todas as etapas, por isso os senhores precisam ter clareza dos seus objetivos , e o envolvimento em conjunto com a desde alta direção a área operacional, para que o retorno seja maior que os curtos.

Já tempo que leva para se ter um retorno no investimento , ou seja, o tempo necessário para o investimento se pagar e começar a dar lucro, Payback Descontado, considerando-se o efeito de se trazer o fluxo de caixa a valor presente, descontado pela TMA, consideramos no payback descontado, e o efeito do dinheiro no tempo e o seu custo, mas antes de calculá-lo, primeiro descontamos seu fluxo de caixa; reduz os pagamentos futuros pelo seu custo de capital. Porque é dinheiro que você vai ganhar no futuro, e terá menos valor que o dinheiro hoje.

Como os senhores podem ver é muito comum ocorrer uma confusão entre o que é um imposto, taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. As diferenças deles que posso apresentar seriam: A taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviço de um ente publico, seja ele municipal, federal ou estadual. A Contribuição são divididos em dois grupos, Especial que é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como : INSS, PIS. Contribuição de Melhoria, que seria quando ocorre melhorias que resulte em benefícios ao contribuinte, como um asfaltamento na rua que levaria uma valorização de seu imóvel. Imposto pode incidir sobre o patrimônio, sobre a renda ou sobre o consumo e servem para financiamento de serviços universais. Alguns exemplos seriam o , IPTU, IPVA , IPI, ICMS e outros. Posso dizer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (59.8 Kb)   docx (17.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com