TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças Empresariais

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.447 Palavras (6 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO.......................................................................................................... 9

REFERÊNCIAS......................................................................................................... 10

1 INTRODUÇÃO

Este trabalho consiste na elaboração de orçamento empresarial utilizando dados empresarias para a mensuração dos resultados, demonstrando sua utilidade e importância no processo administrativo diário dentro das organizações. Dentre os temas abordados no trabalho, encontram-se além dos conceitos, os métodos da Administração Financeira e Orçamentária, Direito Tributário e Mercado de Capitais. A presente análise descreve pontos relevantes ao processo de planejamento financeiro que contribuem significativamente para a empresa atingir seus objetivos da melhor forma possível.

Desta forma esse trabalho tem por finalidade, pôr em prática o conhecimento das matérias do semestre, onde o acadêmico desenvolverá a capacidade de análise e avaliação financeira de empresas, tanto no ambiente interno, quanto na sua relação com o ambiente econômico em que está inserida.

2 DESENVOLVIMENTO

Sabe-se que para administrar uma empresa são necessários quatro requisitos básicos para que se tenha um bom resultado: a organização, o planejamento, a direção e o controle. Não basta só controlar a entrada e saída de recursos, é imprescindível saber quanto realmente se tem de lucro, quais os gastos fixos e variáveis e se a estrutura da organização atende suas necessidades. Pensando nisto, Gabrielle e Marcos que são sócios na empresa GM Indústria e Comércio de Eletrônicos S/A, ao iniciarem suas atividades com a fabricação de um novo produto no mercado decidem contratar uma consultoria administrativa afim de sanar algumas dúvidas e obter informações financeira e orçamentárias sobre o negócio que iniciarão.

A seguir será apresentado o relatório que o administrador responsável pela consultoria preparou para esclarecer as dúvidas que foram apresentadas por Gabrielle e Marcos e para que os sócios possam fazer um maior planejamento foi apresentada a DRE e o Fluxo de Caixa com base nos dados apresentados pelos sócios, e também um Orçamento de Vendas, considerando a projeção de vendas para primeiro, segundo e o terceiro trimestre com os devidos tributos sobre o faturamento e um Orçamento de Produção do primeiro, segundo e terceiro trimestre, considerando que a empresa tem como política de estoque manter uma quantidade de 10% das vendas do trimestre seguinte.

As dúvidas dos sócios e o esclarecimento destas seguem abaixo:

• Qual é a importância do Fluxo de Caixa? A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada. A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo. Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.

• O que é Custo de Oportunidade? O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade". Exemplo: Uma empreendedora utilizou um amplo e bem localizado imóvel da família

para instalar um Salão de Beleza, após anos de trabalho percebeu que os lucros mensais do negócio estavam estabilizados e rendiam aproximadamente R$ 5 mil por mês, no entanto, caso optasse por alugar o imóvel obteria um aluguel mensal de pelo menos R$ 8 mil, esse seria

portanto o seu custo de oportunidade, ele não aparece na contabilidade do Salão de Beleza, mas mostra a empresária qual é a melhor opção de emprego do imóvel.

• Toda empresa deve possuir orçamentos empresariais? O que são? Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso é que são estabelecidos os orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante ainda e necessário num cenário de alta competitividade como o dos dias atuais, pois através deles se pode detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Os tipos de orçamentos são: Orçamento Estático, Orçamento Flexível, Rolling Budget Eforecast, Beyond Budgeting, Orçamento Ajustado Forecast, Orçamento Base Zero e Controle matricial.

• O que é Payback Descontado? É o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

• Quais diferenças existem entre Taxa, Contribuição e Imposto? É muito comum ocorrer confusão entre o que é um imposto, uma taxa ou contribuição. Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública. Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes. Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal, federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública. As Contribuições estão divididas em dois grupos: Especial é cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS (Programa de Integração Social). Contribuição de Melhoria é quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão pois ele teve um claro benefício. Os impostos podem incidir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com