TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Finanças Pessoais e Investimentos

Por:   •  15/11/2017  •  Resenha  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO/RESUMO REFERENTE À ATIVIDADE DESENVOLVIDA

O Curso de Finanças Pessoais e Investimentos em Ações proporcionou grande aprendizado em relação ao controle dos valores movimentados por mim durante o mês.

Foi importante aprender que o controle das finanças pessoais é de suma importância para sabermos para onde vai nosso dinheiro. Elaborando uma simples planilha, é possível ter controle sobre toda receita do mês, bem como todos as despesas do mesmo período, separando-as em despesas fixas (aluguel, condomínio, internet, financiamentos, etc) e despesas variáveis (contas de consumo, restaurantes, despesas com veículo, etc). Fazendo esse controle, é possível identificar onde conseguimos reduzir os gastos em caso de necessidades. Por outro lado, para se ter uma vida financeira tranquila e sem grandes surpresas, é necessário poupar. Mensalmente, é importante separarmos um valor de poupança para que não sejamos surpreendidos num futuro onde possa ocorrer perda de receitas. Fazendo esse controle mensal, é possível ter um controle ideal das finanças pessoais, tendo total domínio dos valores movimentados no período.

Passada a disciplina de poupar, é sempre bom pensar em investir. Com o tempo, é importante reconhecermos a nossa perda no poder de compra, uma vez que a inflação faz com que isso aconteça. Por isso, precisamos pensar em investimentos que sempre nos traga retornos maiores que a inflação, capazes de manter nosso poder de compra e aumentar nosso patrimônio. Uma forma de investir, embora seja para investidores com perfil agressivo (dispostos a correr riscos maiores para ter retornos maiores), é o mercado de ações. Controlado pela BM&FBovespa, o mercado de ações disponibiliza títulos de empresas de capital aberto para compra, possibilitando que estes investidores adquiram fatias dessas empresas. Ao adquirir esses títulos, os investidores passam a ter a possibilidade do direito a recebimento de dividendos, além da oportunidade de multiplicar seu capital com a valorização da ação. O principal motivo para que essas empresas abram seu capital é a necessidade de captar recursos para investimento seus Negócios. Fazendo isso, ela lista suas ações na bolsa de valores, o que é denominado Mercado Primário. Para que o investidor possa comprar uma ação, ele deve abrir a conta em uma Corretora registrada na CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Aberta a conta, ele deve acessar o Home Broker, ferramenta utilizada para comprar e vender ações. A negociações são feitas através das ordens de compra e venda, que são as autorizações dadas a Corretora para que os títulos sejam negociados. Quando a venda de uma ação é feita para outro investidor, essa negociação é denominada Mercado Secundário. Embora pareça simples o mercado de ações, é sempre importante ter cautela antes de iniciar, como buscar conhecimento sobre a bolsa, conhecer seu perfil de investimento, traçar objetivos, acompanhar o mercado e sempre ter ajuda de profissionais da área.

O curso deixou claro a importância de termos domínio de nossas finanças pessoais, de termos a disciplina de saber poupar, de sabermos que é preciso ter conhecimento sobre a perda do poder de compra com o tempo, criando uma necessidade de investimento. Embora o curso tenha tratado do mercado de ações, vale ressaltar que há outros tipos de investimentos com riscos muito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (56.5 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com