TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Gestão de Pessoas

Por:   •  12/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  523 Palavras (3 Páginas)  •  71 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Por que é importante o estudo da interação entre pessoas e organizações para a área de Recursos Humanos?

R.: As pessoas e as organizações estão engajadas em uma complexa e incessante interação. As organizações são constituídas de pessoas sem as quais não poderiam existir e sem as organizações, não existiria o RH.

2. Explique o conceito de organizações.

R.: A organização é um sistema de atividades conscientemente coordenadas de duas ou mais pessoas, cooperando entre elas, se comunicando e dispostas a alcançarem um objetivo.

3. Quais as principais características das organizações complexas?

R.: Complexidade, as organizações são distintas dos grupos e sociedades em termos de complexidade estrutural. A complexidade estrutural refere-se à diferenciação horizontal e vertical.

Anonimato, a ênfase é colocada sobre as tarefas ou operações e não sobre as pessoas.

Rotinas padronizadas, para operar procedimentos e canais de comunicação.

Estruturas personalizadas não oficiais, constituem a organização informal que funciona em paralelo com a estrutura formal.

Tendência à especialização e à proliferação de funções, que tendem a separar as linhas de autoridade formal daquelas de competência profissional ou técnica.

Tamanho, elemento final das grandes organizações.

4. Explique o conceito de sistema.

R.: É um conjunto de elementos interdependentes de modo a formar um todo organizado

5. Quais as diferenças entre um sistema aberto e um sistema fechado?

R.: Sistema aberto é aquele que interage com o ambiente externo, já o sistema fechado é aquele que não sofrem influência sobre o meio externo.

6. O que ê entropia negativa?

R.: A entropia é o processo pelo qual as formas organizadas tendem a exaustão e a desorganização, ao processo reativo de obtenção de reserva de energia dá se o nome de entropia negativa, ou seja, é a reserva de energia para a empresa não falir.

7. O que é equifinalidade?

R.: Característica dos sistemas abertos, que pode alcançar por uma variedade de caminhos, o mesmo estado final, partindo de diferentes condições iniciais.

8. Quais as características da organização segundo a abordagem de Katz e Kahn?

R.: As organizações denominadas sistemas abertos se caracterizam pela importação, transformação, exportação, ciclos de eventos, entropia negativa, feedback, homeostase, diferenciação e equifinalidade.

9. Explique a organização segundo o modelo sociotécnico.

R.: Segundo o sistema sociotécnico, as organizações têm uma dupla função: Técnica: relacionada com a coordenação do trabalho e execução das tarefas com a ajuda da tecnologia disponível. Social: referente aos meios de relacionar as pessoas umas com as outras, de modo a fazê-las trabalharem juntas

10. Quais as estratégias cooperativas e competitivas da organização em relação ao ambiente?

R.: A estratégia cooperativa acontece quando as empresas trabalham juntas para cumprir um objetivo comum. As empresas que usam essa estratégia unem seus recursos e capacidades a fim de criar uma vantagem competitiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (8.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com