TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Métricas de Qualidade Gestão de Projetos

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.099 Palavras (9 Páginas)  •  44 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1]

DISCIPLINA: GESTÃO DE PROJETOS

NOME DO(S) DISCENTE(S)

Gerenciamento da Qualidade do Projeto

DOCUMENTO: Planejamento da Qualidade

Definição de métricas da qualidade[1]

Itajubá, 29 de maio de 2023


Gerenciamento da Qualidade no Projeto

Estudo de Caso:

De acordo pesquisa realizada pela Exame em 2021, no Japão o número de novas carteiras de habilitação aumentou em 2020 pela primeira vez em oito anos, segundo a Agência Nacional de Polícia do país, grande parte desse crescimento veio de pessoas na faixa dos 20 e 30 anos. Isso destaca um fenômeno mundial que retrata o crescimento de compra de carros por pessoas mais jovens, decorrente, principalmente, dos efeitos da pandemia de COVID 19. Por outro lado, em função dessa nova demanda, muitas montadoras têm sofrido com a aquisição de peças, principalmente peças de reposição importadas.

Diante desse contexto, a Audi tem um grande desafio: A empresa pretende mudar a estratégia de Marketing para atender exatamente a esses clientes mais jovens. De acordo com o seu desempenho acima da média nos últimos projetos, você foi designado como gerente desse importante projeto: Um novo automóvel fabricado pela empresa Audi que atenda ao público mais jovem a ser entregue até o final de 2023.

Ao ser consultado sobre a melhor forma para o desenvolvimento do projeto, o Escritório de Gerenciamento de Projetos da Audi (PMO) indicou a utilização de uma abordagem preditiva de gerenciamento de projetos. Você está agora na fase de coleta de requisitos (Escopo) e de definição de métricas (Qualidade).

Sabe-se que, de acordo com o Corpo de Conhecimento em Gestão de Projetos (PMBOK 6ª Edição) do Project Management Institute (PMI) os processos da Qualidade envolvidos em um projeto são “Planejar o Gerenciamento da Qualidade”; “Gerenciar a Qualidade” e “Controlar a Qualidade”.

O processo de “Planejar o gerenciamento da qualidade” envolve a identificação dos requisitos e os padrões de qualidade do projeto e do produto, de forma que fique claro como o projeto demonstrará que está seguindo as metas de qualidade quando solicitado. Algumas ferramentas que podem ser utilizadas nessa fase são:  Opinião especializada; Coleta de dados (como Benchmarking, Brainstorming e Entrevistas); Análise de dados (Análise de custo-benefício, Custo da qualidade); Tomada de decisões (Análise de decisão envolvendo critérios múltiplos); Representação de dados (Fluxogramas, Modelos lógicos de dados, Diagramas matriciais, Mapeamento mental); Planejamento de testes e inspeções; Reuniões. Ao final desse processo, tem-se, como saída, o plano de gerenciamento da qualidade que pode incluir, entre outros, os seguintes componentes: Padrões da qualidade que serão usados pelo projeto; Objetivos da qualidade do projeto; Papéis e responsabilidades da qualidade; Entregas do projeto e processos sujeitos a revisão da qualidade; Atividades de controle da qualidade e gerenciamento da qualidade planejadas para o projeto; Ferramentas da qualidade que serão usadas pelo projeto (com destaque para as 7 ferramentas da qualidade); e Procedimentos importantes relevantes para o projeto, como lidar com não conformidades, procedimentos para ações corretivas e procedimentos para melhoria contínua.

Para gerenciar a qualidade se faz necessário estabelecer “métricas da qualidade”, que o PMBOK, descreve como um atributo de projeto ou produto. No processo “Controlar a Qualidade” a conformidade será avaliada por meio dessas métricas. Alguns exemplos de métricas da qualidade incluem porcentagem de tarefas concluídas no prazo, desempenho de custos medido por IDC (índice de Desempenhos de Custos), índice de falhas, número de defeitos identificados por dia, períodos de inatividade total por mês, erros encontrados por linha de código, pontuações de satisfação do cliente e porcentagem de requisitos cobertos pelo plano de testes como uma medida da cobertura de testes.

Como estabelecer essas métricas? É preciso coletar os requisitos e definir a qualidade aceitável. No caso de automóveis, os requisitos podem envolver atividades como especificações técnicas, com foco nas funcionalidades e tecnologias relacionados com os sistemas a) elétricos; b) eletrônicos; c) redes; d) computação; e) conectividade etc. e ainda aspectos como: a) desempenho, b) segurança e c) percepção do usuário, dentre outras. É a partir dos requisitos que se avalia se as métricas foram cumpridas ou não. De que forma?

A equipe ou o departamento de qualidade pode realizar auditorias da qualidade no processo “Gerenciar a qualidade”. Na sequência, avalia a qualidade das entregas do projeto em relação às métricas e aos padrões planejados durante o processo “Controlar a Qualidade”. Assim como no Gerenciamento da qualidade, pode-se utilizar para tal ferramentas como: Lista de verificação, Diagrama de causa e efeito, histograma, diagramas de dispersão, análise de documentos, análise de alternativas, DOE (Design de Experimentos), diagrama de afinidades, auditorias, Design for x, folhas de verificação, abordagem estatística, questionários e pesquisas, revisões de desempenho, análise de causa raiz, gráficos de controle, dentre outras.

O Relatório da Qualidade, que será obtido ao final, incluirá questões de gerenciamento da qualidade; recomendações de melhorias de processo, projeto e produto; recomendações de ações corretivas (inclui retrabalho, reparo de defeitos/erros, inspeção 100% e outros) e o resumo das conclusões do processo de “Controle da Qualidade”.

Assim, considerando esse contexto, como é o gerente de projetos quem deve determinar as métricas a serem utilizadas para mensurar a qualidade antes do início do trabalho do projeto e é esse mesmo gerente que é o responsável final pela qualidade do produto do projeto, com base em seu conhecimento, e em ferramentas da qualidade como o Benchmarking online, determine algumas métricas da qualidade para o seu projeto (no mínimo 10 métricas devem ser estabelecidas).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (437.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com