TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Relações Interpessoais

Por:   •  30/3/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.379 Palavras (6 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 6

7 DINÂMICA DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS

7.1 Conceito

Relacionamento Interpessoal é um conceito do âmbito da Sociologia e Psicologia que significa relacionamento entre duas pessoas ou mais e pode abranger vários contextos, podendo ser um contexto familiar, escolar, de trabalho ou de comunidade.

 

A base para a melhoria das relações interpessoais é a compreensão de que cada indivíduo é único tendo personalidades diferentes e ideias diferentes e que as mesmas precisam ser respeitadas, e que cada um traz consigo necessidades sociais, materiais e psicológicas que precisam ser satisfeitas, e que influenciam no seu comportamento. Assim entende se que cada indivíduo é único e que para melhorar as relações interpessoais é necessário respeitar as pessoas independentemente das necessidades dela ou do modo que ela pensa.

7.1.1 Liderança autocrática

Na liderança autocrática, o líder centraliza totalmente a autoridade e as decisões e os subordinados não têm nenhuma liberdade de escolha. A liderança autocrática enfatiza somente o líder.

O líder autocrático é:

  1. Dominador;
  2. Emite ordens e espera obediência plena e cega dos subordinados;
  3. Líder é temido pelo grupo, que só trabalha quando ele está presente.

Os grupos submetidos à liderança autocrática apresentaram o maior volume de trabalho produzido, com evidentes sinais de tensão, frustração e agressividade.

7.1.2 Liderança liberal

Neste modelo de liderança, o líder permite total liberdade para a tomada de decisões individuais ou em grupo, participando delas apenas quando solicitado. A liderança liberal enfatiza somente o grupo.

O comportamento do líder é evasivo e sem firmeza.

Os grupos submetidos à liderança liberal não se saíram bem quanto à quantidade nem quanto à qualidade do trabalho. E ainda apresentaram:

  1. Fortes sinais de individualismo;
  2. Desagregação;
  3. Insatisfação;
  4. Agressividade
  5. Pouco respeito ao líder, que é ignorado pelo grupo.

7.1.3 Liderança democrática

Na liderança democrática, o líder:

  1. Interage bem com a equipe e com os indivíduos;
  2. Encoraja a participação das pessoas;
  3. Preocupa-se igualmente com o trabalho e com o grupo.

O líder atua como um facilitador para orientar o grupo, ajudando-o na definição dos problemas e nas soluções, coordenando atividades e sugerindo ideias.

     Os grupos submetidos à liderança democrática apresentaram boa quantidade e melhor qualidade de trabalho, acompanhados de um clima de satisfação, integração, responsabilidade e comprometimento das pessoas.

Posturas diferentes, resultados distintos

     Na liderança autocrática, o líder centraliza o poder e mantém o controle de tudo e de todos em suas mãos.

     Na liberal, o líder omite-se e deixa a situação fluir à vontade, sem intervir ou tentar mudar o rumo dos acontecimentos.

     Na democrática, o líder trabalha e toma decisões em conjunto com os subordinados, ouvindo, orientando e impulsionando os membros.

7.1.4 Liderança na organização

Na empresa em questão usam-se os estilos de liderança democrático e autocrático, ou seja, é a junção dos dois estilos de liderança.

 

7.2 Clima Organizacional

O clima organizacional é a percepção que o colaborador tem da empresa onde trabalha. É um conjunto de sentimentos e conceitos partilhados pelos funcionários de uma determinada organização e que pode influenciar a sua motivação e satisfação pelo trabalho de forma positiva ou negativa.

Cada Organização possui um clima organizacional diferente, ou seja, cada uma possui uma atmosfera psicológica e características diferentes. Esse clima pode se referir a uma empresa inteira, a somente uma das fabricas ou a ao ambiente de um departamento. A dificuldade de se determinar o clima organizacional de uma empresa é que ele é percebido de diferentes formas e maneiras por diferentes pessoas. Por exemplo. O que é visto como algo motivador e estimulante por um colaborador, para o outro, pode ser visto como algo sendo desestimulante e desmotivador.

Então como o Clima Organizacional está associado ao emocional coletivo, logo pode se deduzir que ele é mutável que sofre influencias dos elementos da Cultura Organizacional.

7.2.1 Clina Organizacional na organização

Na empresa, os motoristas de entregas e ajudantes de entregas quando entregam todas as mercadorias, eles ganham uma comissão no mês do pagamento e assim os deixando motivados para realizar entregas.

O que poderia ser melhorado para um maior aumento da motivação dos colaboradores é a realização de festas no final do ano e aumento de salário.

7.3 Feedback

É utilizado em teorias da administração de Empresas, quando é dado um parecer sobre o trabalho de uma pessoa ou de um grupo visando a avaliação de seu desempenho. É uma ação que revela os pontos positivos e negativos do trabalho executado tendo em vista a melhoria do mesmo.

7.3.1 Feedback na Organização

Na Empresa, á uma etapa que consiste na avaliação das competências essenciais de cada colaborador.

O ciclo de desempenho é um processo formal de avaliação e performance de todos os funcionários.

São feitos avaliações e comentários sobre o desempenho de cada funcionário.

7.4 Teorias Motivacionais

Para ele as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou, seja, uma escala de valores a serem superados. Então quando um indivíduo supera uma necessidade logo surge outra para ser superada, fazendo com as pessoas busquem meios de satisfazer essas necessidades.

Maslow apresentou uma teoria motivacional, onde as necessidades humanas estão dispostas e organizadas em uma pirâmide, numa hierarquia de importância e de influência, onde na base está as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas ou básicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (72.6 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com