TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias da Administração – IDÉIAS FUNDAMENTAIS

Por:   •  20/11/2017  •  Bibliografia  •  1.315 Palavras (6 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias da Administração – IDÉIAS FUNDAMENTAIS

O que são Teorias?

São idéias práticas que ajudam a entender e administrar organizações. É o conjunto de preposições que procuram explicar os fatos da realidade prática. As Teorias da Administração nasceram a partir do momento que houve a necessidade de lidar com os problemas, definir objetivos, planejar atividades, organizar recursos, dirigir pessoas e controlar resultados.

Em 1900 Taylor cria  “O momento da Administração Cientifica”.

Em 1910 Henry Ford  cria a linha de montagem móvel. Max Weber cria o tipo ideal de burocracia.

Em 1920 se desenvolvem as técnicas de controle de qualidade. Bertalanffy propõe a Teoria Geral dos Sistemas.

Em 1930  nasce a Escola das Relações Humanas.

As principais Escolas são:

Clássica  - Taylor, Ford, Fayol e Weber

Escola Comportamental  - Elton Mayo

Pensamento Sistemático – Bertalanffy

Idéias Precursoras e Pioneiras da Administração   -  muitas das idéias, teorias e técnicas usadas para administrar as organizações da atualidade vieram do passado como:

Grandes Projetos do Oriente: administração de projetos de engenharia, cidades e pirâmides.

Organizações Militares: organização, disciplina, hierarquia, logística, planejamento em longo prazo e formação de recursos humanos.

Grécia: democracia, ética e qualidade.

Roma: administração de império multinacional, formação de executivos, grandes empresas privadas e exército profissional.

Renascimento: Maquiavel.

Revolução Industrial: Invenção das fábricas, surgimento dos sindicatos e início da administração como disciplina.

GRÉCIA 

Período de grande produção de idéias que influenciaram a prática da administração e da própria civilização que são:

Democracia: há 2.500 anos os gregos inventaram e implantaram a administração democrática de suas Cidades-Estados. A democracia participativa foi uma grande inovação, numa época em que os monarcas governavam segundo interesses da aristocracia (governo dos poucos que detinham a maior parte da riqueza).

Ética: no diálogo “O Político” Platão defende a idéia que a responsabilidade fundamental dos políticos era promover a felicidade dos cidadãos. A cidade deve ser administrada segundo o principio da ética absoluta e de acordo com os interesses do cidadão.

Qualidade: baseada no ideal da excelência. O teste básico de qualquer ação pública consiste em perguntar: isso faz os homens melhores do que eram antes?

ROMA E A IGREJA CATÓLICA

Princípios e técnicos administrativos construíram e mantiveram Roma durante 12 séculos de existência, como Monarquia, República e Império. Contribuições:

     

Construção e Administração do Império: Roma se caracteriza pelo primeiro caso no mundo de organização e administração de um império multinacional. Foram criados cargos de altos executivos para cuidar do Império: reis, imperadores, césares, cônsules, magistrados e outros.

Grandes Empresas: a tributação das cidades conquistadas era uma das principais fontes de receita do Estado. Há exploração da província por parte do Império e se cria a sociedade por ações através de grandes empresas.

Igreja Católica: na medida que o império ia desaparecendo outras instituições iam surgindo. A igreja católica herdou muita das tradições administrativas dos romanos como hierarquias dos cargos.

ORGANIZAÇÕES MILITARES

Conceitos que são utilizados até hoje como: estratégia, planejamento, logística e hierarquia para qualquer tipo de empreendimento. Destaca-se:

Exército Assírio: Desenvolveu grandes características se destacando a Logística. No século VII a.C. construíram navios que desciam o Rio Tigre e depois eram carregados para o Eufrates chegando até o Golfo Pérsico. Nesse trecho eram abastecidos com soldados, cavalos e provisões.  Com isso teve o primeiro exército de longo alcance, capaz de fazer campanhas distantes de até 500 km de sua base.

Exército Romano: no século III a.C. já havia avançado muito em termos de organização e já apresentava características que pouco modificariam nos séculos seguintes, como o alistamento de profissionais, regulamentação, burocratização, planos de carreira e organização. O que serviu de modelo para os próximos milênios foi à figura do Centurião. Formaram a primeira corporação de oficiais profissionais da história. Comando em campanha, motivação dos soldados e transmissão de código de disciplina eram suas principais responsabilidades.

Sun Tzu e a Arte da Guerra:  maior autor chinês que escreveu no século IV a.C. a respeito da estratégia militar. No tratado da Arte da Guerra, as teorias recomendavam evitar a batalha, intimidar psicologicamente o inimigo e usar o tempo em vez de força, para desgastá-lo e atacá-lo quando estivesse desprevenido. A arte da guerra é um manual de recomendações que tem princípios fundamentais, sobre planejamento, comando e doutrina, entre outros assuntos.

MAQUIAVEL

As idéias de Maquiavel foram uma grande contribuição do Renascimento para a Administração (1469-1527). Sua obra mais conhecida foi “O Príncipe”, no qual faz recomendações sobre como governante deve se comportar. Principais idéias relacionadas à Administração:

  1. A primeira qualidade do príncipe é a qualidade dos homens que o cercam.
  2. A importância do trabalho de equipe.
  3. A aprovação dos governados é essencial para o sucesso dos governantes. O governo depende das massas.
  4. Independentemente de sua origem, o governante deveria, pelo exemplo pessoal, inspirar os governados. Em situação de perigo, o príncipe deveria tentar fortalecer o moral e o espírito de seus governados, incentivando-os com o uso de suas qualidades e estratégicas de liderança.

TAYLOR E A ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA

Panorama Histórico

Da publicação de O Príncipe, em 1513, até o início do século XX  há um intervalo de quase 400 anos. Muitas coisas aconteceram nesse período no que se diz respeito à administração, principalmente o início da Revolução Industrial em meados do século XVIII.

No inicio do século XX foi um momento de grandes transformações tecnológicas, econômicas e sociais. Foi a época em que surgiram e cresceram empresas para fornecer em grandes quantidades os novos produtos que haviam sido criados e que as pessoas desejavam: automóveis lâmpadas elétricas, cinemas, telefones, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (147.5 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com