TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens e Desvantagens da VPL e TIR

Por:   •  2/9/2018  •  Seminário  •  706 Palavras (3 Páginas)  •  3.790 Visualizações

Página 1 de 3

Matriz de atividade individual

Módulo: 4

Atividade: Individual

Título: Vantagens e desvantagens da VPL e TIR

Aluno: Marcos A. Rippel

Disciplina: Matemática Financeira

Turma: MBA_MFQFEAD-24_29052017_2

Introdução

O conhecimento sobre matemática financeira do brasileiro em geral é parco, o podemos verificar pela própria forma do mesmo lidar com o seu dinheiro. A aplicação predileta da maioria dos brasileiros ainda é a poupança e quando questionado sobre outros investimentos mostra um total desconhecimento.

Conhecer os investimentos disponíveis no mercado e suas taxas de retorno é essencial para fazermos uma análise do que é mais adequado, investir ou não investir em determinado projeto, para tanto o embasamento técnico é imprescindível para definir a melhor opção.

Neste trabalho iremos descrever as vantagens e desvantagens de dois critérios de análise de projetos VPL (valor presente líquido) e TIR (taxa interna de retorno).

De acordo com, Abreu (2016), VPL é a diferença entre o valor e o custo de um ativo. Para um projeto ser viável ele precisa ser maior que zero.

Ainda de acordo com, Abreu (2016), TIR é a taxa de retorno que um projeto fornece ao seu investidor, se a TIR de um projeto for maior do que a taxa de custo do capital investido nele alocado, então compensa investir neste projeto.

VPL Vantagens

Samanez (2007) cita duas vantagens da VPL: não existindo restrição de capital é considerado o método que leva a escolha ótima, pois maximiza o valor da empresa; a VPL e considerado um método mais adequado quando se fala na questão do reinvestimento dos fluxos de caixa gerados pelo projeto, em detrimento da TIR, pois supõe que os fluxos renderão  o custo oportunidade de capital.

De acordo com Macedo (2014) a VPL é um dos métodos mais utilizados para avaliação de investimentos.

Abaixo temos um exemplo de VPL:

Considerando um investimento inicial de 16.000,00 e entradas de caixa conforme a figura do fluxo de caixa abaixo, considerando uma taxa de desconto de 12% ao ano, calcular a VPL:

[pic 2]

Utilizando a calculadora financeira teremos: VPL = 9.768,20

Portanto como a VPL é maior que zero é um projeto que vale a pena investir.

VPL Desvantagens

Como desvantagem Samanez (2007) cita o fato da VPL não revelar muita coisa sobre a rentabilidade de duas alternativas, pois poderão ter o mesmo VPL, mas uma delas representar um investimento muito maior que a outra alternativa.

TIR Vantagens

Para Samanez (2007) a TIR possui a vantagem de expressar os termos em percentuais fáceis de ser comparados com outros investimentos.

Abaixo temos um exemplo de TIR.

Considerando um investimento inicial de 12.000,00, entradas de caixa conforme o fluxo de caixa da figura abaixo e considerando que os investidores querem um retorno maior que 15% ao ano, pergunta-se: Esse projeto é viável?

[pic 3]

Calculando-se a TIR com a ajuda da calculadora financeira temos:

TIR = 36,65% - portanto o projeto é viável.

TIR Desvantagens

Samanez (2007) cita 3 desvantagens da TIR: o problema do reinvestimento, na qual a TIR poderá levar a uma seleção inconsistente e contraditória em relação a VPL. O motivo é que cada método considera de maneira diferente a questão do reinvestimento dos fluxos de caixa gerados do projeto; o fato de que não devemos usar TIR para comparar projetos quando há diferença de tamanho entre projetos mutuamente exclusivos; uma dificuldade com o método TIR, que ela pode não ser única, quando o fluxo de caixa é do tipo não convencional, neste caso podem ocorrer múltiplas taxas internas de retorno.

Para Abreu a desvantagem da TIR é que não é um bom critério para aqueles que não dominam o assunto, podendo conduzir a decisões erradas.

Conclusão

Como podemos verificar ambos os métodos possuem vantagens e desvantagens um em relação ao outro. Ambos os métodos necessitam de um conhecimento adequado do projeto que se esta calculando e consequentemente serão mais um fator de decisão na escolha do projeto mais adequado a ser viabilizado.

A decisão da viabilidade do projeto pode não ser somente uma decisão econômica, podendo ser politica ou situacional em termos de mercado em que a empresa esta inserida, mas é importante sabermos de antemão as possíveis dificuldades que poderão ser enfrentadas a partir da decisão tomada.

Referências bibliográficas

ABREU, José Carlos. Matemática Financeira. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2016.

MACEDO, Joel de Jesus. Análise de projetos e orçamento empresarial. Curitiba: Intersaberes, 2014.

SAMANEZ, Carlos Patrício. Gestão de investimento e geração de valor. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (168.5 Kb)   docx (67.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com