TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As diferenças entre logística e cadeia de suprimentos

Por:   •  22/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.296 Palavras (14 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 14

obtenção de nota para aprovação da disciplina de Projeto Interdisciplinar aplicado aos cursos de Tecnologia III.

Tutor Eletrônico: GILBERTO CARMO DE MORAIS

Tutor de Sala: Sylmara Nunes

Sumário

1. Introdução        3

2. Logística        4

3. Cadeia de suprimentos        5

4. As diferenças entre logística e cadeia de suprimentos        6

5. Planejamento e Controle da Produção        7

6. Custos logísticos        9

7. O Planejamento Estratégico        12

8. Análise SWOT        13

9. Tipos de transportes        15

10. Considerações finais        17

Referências bibliográficas        18

  1. Introdução

Neste trabalho iremos apresentar uma breve explicação sobre todo conteúdo instruído pela instituição.

Iremos mostrar o que é logística e o quanto é importante saber aplicar técnicas do planejamento estratégico e da análise SWOT quais são os tipos de transportes mais utilizados seus principais custos no meio logístico.

Quando se pede para definir o que é logística logo o primeiro pensamento é o conceito de transporte, e logística não é apenas isso e sim um processo comum todo, ela abrange todos os setores dentro de uma empresa e cuida de toda parte de um produto até a entrega para seu cliente final.

Para que se obtenha um processo robusto é necessário conhecer suas estratégias realizar planejamento saber quais são seus principais custos o meio de transporte mais vantajoso, elaborar o melhor plano de controle de produção para ter entrega satisfatória de ambos lados (empresa e cliente) e conhecer o mercado do qual está colocado quais são suas fraquezas.

2. Logística

  Indica controle, organização e contabilidade, sendo assim aborda o planejamento e a execução dos processos. Abrange a gestão de materiais utilizados nas operações e também inclui a administração financeira. Inclui o plano da produção, bem como o transporte, o armazenamento e a distribuição dos recursos.

São atividades importantes para o alcance do maior nível de serviço com o menor custo. Assim, elas se dividem basicamente em dois tipos:

 Primárias que contribuem com a maior parte do custo total e são fundamentais para o desencadeamento de outras atividades, compreendem o transporte, a manutenção de estoques e o processamento de pedidos;

 Apoio são fundamentais para a continuidade das atividades primárias, compreendem a armazenagem, controle, movimentação de materiais, suprimentos, manutenção de informações e estudos de demandas, atividades ligadas às devoluções e vendas de resíduos da produção, layout de fábricas e de armazéns.

 O transporte para a maioria das empresas essa é uma atividade extremamente importante e essencial para o fluxo de materiais e representa um custo considerável dentro dos processos de distribuição. Através de seus planos estratégicos, proporciona também aos profissionais grandes chances de crescimento com uma dinâmica que passa pela escolha apropriada dos modais, pela capacidade de utilização da frota, roteiros, e a satisfação dos clientes.

3. Cadeia de suprimentos

 É também chamado de supply chain ou cadeia logística que abrange os processos que fazem parte do ciclo de vida de um produto, desde a produção até a entrega ao consumidor final, incluindo como parte desse procedimento: fabricantes, armazéns, fornecedores, distribuidores, consumidores e varejistas. A cadeia de suprimentos é uma estrutura interligada, ramificada, integrada e cujos processos estão em diferentes frentes. É um procedimento mais complexo.

 Nos últimos anos, é possível perceber uma mudança acentuada no perfil do consumidor, se antes ele comprava tendo como base o preço do produto ou serviço, atualmente tem se tornado mais crítico e seletivo.

 Isso faz com que as empresas necessitem investir bastante na qualidade do serviço prestado, o que demanda um funcionamento adequado de toda a cadeia de suprimentos.

 Quanto mais a empresa evolui, aperfeiçoa seus métodos e trabalha em busca de processos mais eficientes e produtivos, mais aumenta seus resultados.

 Podemos citar como exemplo, o uso de plataformas inteligentes pelas empresas, permitindo que o cliente acompanhe em tempo real o andamento de seu pedido até a efetiva entrega. Esse domínio total da cadeia de suprimentos aperfeiçoa o relacionamento entre comprador e vendedor, já que transmite confiança e credibilidade.

 Ou seja, a cadeia de suprimentos é essencial para o desenvolvimento de uma empresa, já que negócios que possuem essa gestão diferenciada no tratamento de clientes conseguem alcançar índices maiores de faturamento.

Principais benéficos de se ter uma cadeia de suprimentos bem organizada são:

Permite uma produção otimizada, auxilia na redução de custos operacionais, reduz o tempo do processo, contribui para o aperfeiçoamento da logística do negócio e promove a inovação empresarial.

   4. As diferenças entre logística e cadeia de suprimentos

 A logística é uma função técnica dentro da supply chain. É um processo interno e que pode ser terceirizado. Os principais objetivos são reduzir custos e a implantação do modelo de distribuição de produtos e de centros de distribuição just in time.

A cadeia de suprimentos aborda: aquisição, logística e planejamento.
Atua diretamente com fabricantes, fornecedores e parceiros externos. Sua finalidade é obter vantagem competitiva pelo incentivo à inovação e à diminuição de gastos em diferentes etapas da produção. supply chain management. Essa prática abrange todos os aspectos relativos à produção, ao abastecimento e à entrega de produtos. A partir dela, é possível fazer um planejamento melhor, já que as informações coletadas e utilizadas permitem ter uma visão mais estratégica do ambiente em que a empresa está inserida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.2 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (21.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com