TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As organizações e a administração

Por:   •  13/10/2015  •  Dissertação  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

Capitulo 1

1.1 As organizações e a administração

Na contemporaneidade a função do administrador é o fator de diferencial nas organizações. Com o mundo mais globalizado e competitivo os administradores são os responsáveis por toda a dinâmica da empresa. Eles que estabelecem os objetivos e organiza a empresa para alcança-los. Assim, o sucesso da organização depende de seus administradores. Um exemplo de diferencial administrativo com sucesso é o Antônio Ermírio de Moraes em sua administração transformou o Grupo Votorantim em um dos maiores grupos empresariais do Brasil. Mas não existe um modelo de administrador para o sucesso. São espalhados pelo mundo milhões de responsáveis administrativos de diversas finalidades, em organizações de todos os tamanhos ou apensa uma equipe.

1.1.1 A organização

Organizações são grupos estruturados por pessoas que se unem para alcançar objetivos comuns. Criadas para alcançar metas ambiciosas que não seriam solucionadas individualmente. Podem ser formais, por exemplo as forças armadas, ou informais, por exemplo um jogo de vôlei.

Organizações compartilham algumas características: em primeiro lugar, têm um propósito ou uma finalidade, seja de prestação de serviços, produção de produtos, necessidades espirituais. Em segundo lugar, são compostas por pessoa, para que tenha uma autoridade para tomar decisões e outras para executar as tarefas. O desenvolvimento da estrutura organizacional envolve a definição de regras, procedimentos e delimita a função dos seus colaboradores.

As empresas se diferenciam sob a logicas das leis de mercado. Buscam primeiramente lucros e são condicionadas por variáveis ambientais que interagem com seu desenvolvimento. Empresas não procuram satisfazer apenas seus acionistas e fornecedores, mas também seus clientes, administradores, trabalhadores, Estado e fornecedores. Sendo assim, necessitam de lucros que permitam remunerar os investidores, e sua autossustentação.

1.1.2 A administração

Definida por Mary Parket Follet , a administração é a arte de produzir bens ou serviços por intermédio de pessoas. A administração é o processo de coordenação dos colaboradores da organização e alocação dos recursos para cumprir os objetivos de uma forma eficaz e eficiente.

O administrador tem que trabalhar para uma melhor eficiência e eficácia. Eficiência é a melhor produção de primeira linha, reduzindo assim a utilização dos seus recursos. Diminuindo os custos. Eficácia é o alcance dos objetivos estudados e estabelecidos pelo administrador. Mesmo com a diferença entre conceitos, uma tem correlação com a outra.

1.1.3 Os administradores

Os administradores ou gestores são os membros que tem o poder e o dever da tomada de decisão dos objetivos e propósitos da organização, e também as formas de alcance desses objetivos. São eles que coordenam as atividades das pessoas, e ajudam os colaboradores para o melhor desempenho dos seus serviços.

A administração de uma organização não está ligada apenas aos presidentes, e diretores de uma organização. Nas estruturas hierárquicas muitas outras pessoas tem a função administrativa, como os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (42.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com