TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais teorias administrativas contemporâneas

Por:   •  16/8/2017  •  Dissertação  •  263 Palavras (2 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 2

As principais teorias administrativas contemporâneas:

Administração Quantitativa: apresentada na gestão administrativa aplica método estatísticos, modelos matemáticas, e modelos de otimização, e, métodos de informações com o uso do computador. O administrador, a partir dos resultados desses modelos, tem em mão uma ferramenta para a tomada de decisão, contudo o êxito só será conseguido, se esse modelo for utilizado de maneira correta. A desvantagem dessa abordagem é ser restritiva, muitas vezes não sendo possível quantificar um fenômeno organizacional de características profundamente qualitativas.

Comportamento Organizacional: surgida nos meados do século XX, essa teoria, conforme cita Claudia Bitencourt, no sítio sobreadministração, disponível em:<http://www.sobreadministracao.com/teoria-comportamental-da-administracao/>. Acesso em: 12 out. 2015, apresenta ênfase nas pessoas, no comportamento humano e organizacional, e nos processos de trabalho.

Apresenta a teorias X e a teoria Y. Na primeira o homem é visto como preguiçoso e que busca trabalhar o menos possível em troca de recompensas. Já a segunda, afirma entre outras coisas, que as pessoas têm motivação, potencial de desenvolvimento, padrões de comportamento adequados e capacidade para assumir responsabilidades. É completada pela Pirâmide das Necessidades de Maslow (fisiológicas, segurança, sociais, autoestima e autorrealização).

Escola Sistêmica: sua finalidade é identificar propriedades características dos sistemas em geral. Sistema, segundo um de seus conceitos, é um todo organizado ou complexo. Seu enfoque possibilita a compreensão múltipla e interdependente das causas e variáveis dos sistema complexo e organizações complexas. Teoria Sistêmica. Disponíbvel em:< http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAW1UAJ/teoria-sistemica>. Acesso em: 12 out. 2015.

Seus elementos componentes são: entrada, processamento, saída, feedback e ambiente. Outros conceitos: hierarquia dos sistemas, sistemas fechados, sistemas abertos, entropia e entropia negativa, homeostase dinâmica e estabilidade, diferenciação e resiliência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (42 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com