TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTANCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Por:   •  15/1/2017  •  Artigo  •  5.070 Palavras (21 Páginas)  •  446 Visualizações

Página 1 de 21

FAPAF - FACULDADE DE TECNOLOGIA ANTÔNIO PROPÍCIO AGUIAR FRANCO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA

PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA

TAIRES DE ARRUDA LEDA

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

2016

TAIRES DE ARRUDA LEDA[pic 2]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado, a FAPAF – Faculdade de Tecnologia Antônio Propício Aguiar Franco, como requisito parcial para conclusão do curso de pós-graduação em Língua Portuguesa e Literatura.  

Orientadora:

FORMOSA DA SERRA NEGRA-MA

2016

TAIRES DE ARRUDA LEDA[pic 3]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Artigo apresentado à Banca Examinadora da FAPAF - Faculdade Tecnologia de Antônio Propício Aguiar Franco, como requisito parcial para obtenção do título Especialista em Língua Portuguesa e Literatura. Orientadora:

        

Aprovado em: ______/_____/______.

Nota:  

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________________

Professora Esp.

Orientadora

_________________________________________________

Professora Msc.

2º Membro da Banca

_________________________________________________

Professor Msc.

3º Membro da Banca

[pic 4]

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL[pic 5]

Taires de Arruda Leda¹

RESUMO

Ao longo dos anos, a educação tem contribuído para a formação de indivíduos críticos, com capacidade de tomarem suas próprias decisões. Isso porque vivemos em uma sociedade inovadora, seja através da leitura, da escrita ou até mesmo da linguagem oral ou visual. Diante disso, a escola busca conhecer e desenvolver na criança o hábito da leitura e da escrita e a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva na formação de leitores. Para que o resultado seja alcançado é necessário que o professor haja de maneira correta para desta forma proporcionar ao aluno um desenvolvimento adequado. O ideal é conscientizar os pais sobre a importância de desenvolver o gosto pela leitura nos primeiros anos de vida. A literatura infantil levará a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa. Desta forma, a leitura poderá ser um hábito saudável, capaz de formar cidadãos conscientes, competentes e atuantes na sociedade.

Palavras chave: Aprendizagem. Leitura. Literatura infantil.

______________________________

¹ Graduada em Letras pela Universidade Anhanguera/UNIDERP. Pós-graduando em Língua Portuguesa e Literatura pela faculdade ESEA.

RESUME[pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10]

Over the years, education has contributed to the formation of critical individuals, able to make their own decisions. That's because we live in an innovative society, whether through reading, writing or even oral or visual language. Therefore, the school seeks to know and develop in children the habit of reading and writing and children's literature can influence in a positive way in the formation of readers. For the result to be achieved it is necessary that the teacher there is the right way to thereby provide the student with an adequate development. The ideal is to educate parents about the importance of developing a love of reading early in life. Children's literature will lead the child to develop imagination, emotions and feelings of pleasurable and meaningful way. Thus, the reading can be a healthy habit, capable of forming conscious citizens, competent and active in society.

Keywords: Learning. Reading. Children's literature.

1 INTRODUÇÃO

A literatura infantil é o que há de mais real e próximo do mundo de fantasia das crianças, ela passa ensinamentos morais, mais acima de tudo colabora para a formação ética e psicológica do individuo. Utilizada de modo adequado, é um instrumento de suma importância na construção do conhecimento, fazendo com que ele desperte para o mundo da leitura e se torne uma atividade significante e prazerosa.

Nesse sentido, a escola busca desenvolver na criança as competências da leitura e da escrita e como a literatura infantil pode interferir no crescimento dos alunos de maneira positiva. Sendo assim, Bakhtin (1992), exprime sobre a literatura infantil abordando por ser um meio motivador e desafiador, ele pode transformar o individuo em um sujeito ativo e responsável, que sabe viver bem na sociedade de acordo com as necessidades.

Assim, este trabalho se propõe discutir a importância da literatura infantil na sala de aula, e de como ela pode ser um instrumento para os primeiros passos da leitura, uma vez que este processo é muito significante, no que se refere ao desenvolvimento da criança, pois é fundamental que se ofereça ao aluno, não só a apresentação de livros ou textos, mais apontar a importância da leitura na sua vida e sua vivencia no meio delas.

Dessa forma, a introdução trata-se da primeira parte deste trabalho de pesquisa, seguida do segundo capitulo cujo tema esclarece a história da literatura infantil no Brasil. Dando continuidade ao capitulo três descrevendo a importância da literatura infantil no desenvolvimento da criança, como incentivar o habito da leitura, destacando o papel do professor nesse processo, falando também dos gêneros textuais. Com relação ao quarto capitulo, trata-se da literatura e o processo de aprendizagem, como fazer a seleção do material para o estudo, falando da magia no ato de contar historias, e ainda, a biblioteca escolar. O quinto capítulo traz sugestões para desenvolver a prática de leitura na sala de aula. Conclui-se com o sexto capitulo abordando as considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.3 Kb)   pdf (188.2 Kb)   docx (28.1 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com